Lenta, mas seguramente, o FC Twente se prepara para um momento crucial nesta temporada: a terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League frente ao Red Bull Salzburg.
O FC Twente concorre a uma vaga na fase de grupos da UEFA Champions League e antes que todos os clubes retornem oficialmente das férias, ou que um diretor de futebol tenha todo o tempo para montar o elenco, o FC Twente está próximo de disputar uma das partidas mais importantes dos últimos anos. Essa contradição sempre existiu. Ajax e Go Ahead Eagles são os primeiros neste começo de temporada, depois será a vez do FC Twente, que enfrentará o Red Bull Salzburg do novo treinador holandês, Pepijn Lijnders na terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League, nos dias 6 e 13 de agosto.
Há apenas duas semanas do primeiro duelo entre FC Twente e o Red Bull Salzburg, é o Red Bull Salzburg que ocupa o centro das atenções no terreno do FC Twente. Na noite desta quinta-feira será disputada a tradicional partida preparatória contra o Schalke 04, desta vez na Alemanha. Um pouco mais de orientação: meia hora ao norte de Gelsenkirchen de carro.
Sob um agradável sol de tarde de verão, centenas de torcedores do Schalke 04 e do FC Twente assistem juntos enquanto seus times jogam futebol exatamente o que você pode esperar em uma noite de verão: 0 a 0. Avistámos algumas figuras importantes, como Youri Mulder e o ícone do clube Wout Brama. Nas arquibancadas apertadas, os diretores do FC Twente, Arnold Bruggink e Jan Streuer se sentaram ao lado de Wout Brama. No caminho para dentro, todos são interrompidos repetidamente para tirar uma foto.
E então, logo após o primeiro apito, uma música ecoa com muito cuidado de um grupo de torcedores do FC Twente. Salzburg, Salzburg, FC Twente está chegando! Sim, está começando a ganhar vida.
Ainda antes do início da Eredivisie contra o NEC Nijmegen, o jogo de ida está marcado na Áustria, na Red Bull Arena. Recentemente, ficou claro que o Red Bull Salzburg é o obstáculo para o FC Twente chegar nos play-offs e acaba renovada fase competitiva da UEFA Champions League. Como isso funciona? Quer assistir tudo junto? Roer as unhas na frente da televisão? Bem não.
“Serei honesto e direi que não olhei. Foi encaminhado para mim. Eu não tinha preparado exatamente o horário do sorteio” disse Ricky van Wolfswinkel.
Ele mandou uma mensagem para um amigo e era mais ou menos assim:
Amigo: “Só me dê dois ingressos”
Ricky van Wolfswinkel: “E então?”
Amigo: “Isso te dá asas”
Ricky van Wolfswinkel: “O que você está fazendo agora? Ah, o sorteio da Liga dos Campeões foi feito. Jogaremos contra o Red Bull Salzburg”
Ricky van Wolfswinkel: “Eu não estava realmente ciente disso, mas agora está ganhando vida. Muito legal. Não vi nada deles e não posso falar muito sobre eles. Posso fingir que sei muito sobre eles, mas não é o caso e vai acontecer agora. Vamos ver. É claro que é algo muito especial para nós e estamos realmente ansiosos por isso. Nós sabemos que iremos para a Europa de qualquer maneira e que temos a Liga Europa garantida. Nós vamos dar o máximo para tirar proveito disso e não é um prêmio de consolação terminar na Liga Europa. É algo que estamos ansiosos porque a Liga dos Campeões no futebol de clubes é o máximo que podemos alcançar”
Joseph Oosting vê oportunidades para sua equipe, é claro que ele as vê.
“Vocês vão para a Europa juntos e têm de desenvolver o que fizemos na temporada passada. O fato é que agora temos muito mais competições e isso é novo para o nosso clube. Pelo FC Twente, pela organização, pelos jogadores e pela comissão técnica. Você tenta se preparar o melhor possível para o que está por vir e então eu olho principalmente a forma de jogar futebol e para a coordenação mútua. E na preparação estou satisfeito com isso, embora não esteja falando de noventa minutos seguidos. Somos muito dominantes nas fases” disse Joseph Oosting.
“Sabe, procuramos oportunidades e elas estão sempre lá. É um grande desafio ver o quão bons somos neste nível. Não temos nada a perder, apenas a ganhar” comentou Joseph Oosting.
Numa padaria, Joseph Oosting viu o desenrolar do Red Bull Salzburg, enquanto o LOSC Lille, Rangers FC e Slavia Praga também foram outras possibilidades.
“Só existem boas equipes, mas o Red Bull Salzburg é um clube líder na Áustria há anos. Pela primeira vez em anos eles não se tornaram campeões. Faremos tudo o que pudermos para tirar o máximo proveito disso. É claro que será difícil, mas não vamos abaixar nossa cabeça” disse Joseph Oosting.
Às vezes, Joseph Oosting também ri da forma como o Red Bull Salzburg é caracterizada na imprensa.
“Você sempre ouve termos como escola Red Bull, contra-ataque e tudo mais. Ao mesmo tempo, o futebol também é um jogo de posse de bola. Acredito que podemos jogar futebol muito bem e longe da pressão. O Red Bull Salzburg tem uma ótima filosofia, mas nós também. Nós vamos experimentar isso. Nós vamos nos preparar da melhor forma possível e depois veremos como estamos em dois jogos” comentou Joseph Oosting.
Nos últimos onze anos, o Red Bull Salzburg conquistou dez campeonatos nacionais. Na temporada passada, o Sturm Graz conquistou o título e o Red Bull Salzburg terminou em segundo. Pela primeira vez desde 2013, não ganharam um prêmio na Áustria. O novo treinador é Pepijn Lijnders, que, depois de anos como auxiliar técnico de Jürgen Klopp no Liverpool, fará uma segunda tentativa de se manter em pé. Sua aventura anterior no NEC Nijmegen terminou em completo fracasso. Em 2018, ele levou o NEC Nijmegen aos play-offs através do terceiro lugar na Eredivisie, mas as coisas deram errado contra o FC Emmen. Jürgen Klopp imediatamente o abraçou novamente no Liverpool.
A filosofia de Pepijn Lijnders combina naturalmente com a do Red Bull Salzburg. Pela quarta vez na história do clube, o Red Bull Salzburg contratou um treinador holandês.
“Nós estamos muito felizes por começarmos em breve a disputarmos competições europeias. Posso sentir o entusiasmo de todos dentro do clube e dos torcedores” disse Pepijn Lijnders no site do clube após o sorteio da UEFA Champions League.
“Estes jogos de Liga dos Campeões contra adversários importantes da Europa, mesmo sendo apenas a qualificação, são algo muito especial. Nós temos primeiro de conquistar esse lugar na melhor competição de clubes do mundo, frente a bons adversários, porque o FC Twente registou um desenvolvimento incrível nos últimos três anos. Eles jogam de forma muito clara e muito bem-organizada. Esta é claramente uma equipe bem liderada e que funciona como um todo. Diz muito que terminaram em terceiro, atrás do PSV e do Feyenoord. Sei que o ambiente no FC Twente, com seus torcedores, é especial. É também por isso que este será um jogo especial e complicado para nós” comentou Pepijn Lijnders.
Palavras de unção quase sempre ocorrem quando um próximo oponente é discutido. O fato é que, em comparação com o elenco do FC Twente, o Red Bull Salzburg representa muito mais valor de mercado com jogadores como os zagueiros Strahinja Pavlović e Amar Dedić, o atacante Karim Konaté e o meio-campista Oscar Gloukh.
A estrutura etária dentro da seleção também chama a atenção. O elenco completo do Red Bull Salzburg tem 25 anos ou menos. Com exceção dos dois goleiros: Alexander Schlager e Janis Blaswich, que defendeu por um tempo a meta do Heracles Almelo e acabou no Red Bull Salzburg, irmão menor do Red Bull, via RB Leipzig. Red Bull Salzburg tem um histórico de produção de talentos de alto nível. Pensemos, por exemplo, em Sadio Mané, Erling Haaland e Dominik Szoboszlai.
Com os jogos da UEFA Champions League, o FC Twente recebe um enorme incentivo esportivo. Chegar aos play-offs rende mais ou menos quatro milhões de euros em premiações, já para não falar da fase de grupos. Se as coisas derem errado, a fase de grupos da UEFA Europa League aguarda o FC Twente. O terceiro lugar da temporada passada certamente proporcionou aos Tukkers uma maravilhosa aventura europeia. E o que é benéfico é que o atual FC Twente é em grande parte igual ao FC Twente que alcançou os objetivos da temporada passada.
“Essa tem sido a força do FC Twente há anos. Eles construíram muito lentamente uma equipe na qual ocorreram poucas mudanças. Esse também é o caso este ano e proporciona paz e visão geral. E confie, porque vocês se conhecem. Também trabalhamos com a equipe da temporada passada. Nós sabemos como queremos fazer as coisas aqui e por isso estamos no caminho certo. Isso torna o trabalho agradável” disse Joseph Oosting.
E depois, sobre as semelhanças entre FC Twente da temporada passada e a atual.
“Dá para perceber pelos novos jogadores. Bas Kuipers se juntou e disse na primeira semana que é bom que quando falamos com a equipe já se trate de detalhes, embora seja a primeira semana da pré-temporada. Já percorremos um longo caminho, porque já existe uma base. Você continua construindo algo que já construiu e houve poucas mudanças. Claro, algo será acrescentado, talvez algo desapareça, mas no geral, você começa a temporada melhor” disse Ricky van Wolfswinkel.
Ao mesmo tempo, o veterano toma cuidado para não simplesmente continuar com o que já estava traçado na temporada passada.
“Não devemos esquecer que temos agora adversários de um calibre diferente, a um nível superior. Às vezes isso exige algo diferente do que acontece na Eredivisie e temos que nos proteger contra isso. É para isso que você se prepara e fala. Algo assim está em constante evolução. Na verdade, não é o caso de ficarmos parados e simplesmente continuarmos como temos feito. Em breve teremos de atingir um nível muito elevado se quisermos alcançar o que é possível” finalizou Ricky van Wolfswinkel.