SELEÇÃO HOLANDESA

Francesco Farioli guarda um papel especial para Jorrel Hato

Francesco Farioli e Jorrel Hato

No estilo de jogo de Francesco Farioli, Jorrel Hato parece ter um papel preponderante na lateral esquerda. Análise do papel complexo e interessante na defesa do Ajax.

Francesco Farioli utilizou Dies Janse e Jorrel Hato no lado esquerdo da defesa do Ajax no amistoso contra o Sint-Truidense VV da Bélgica. Eles foram os dois únicos jogadores que continuaram titulares em relação ao jogo do PEC Zwolle, no amistoso disputado na semana passada, não parece coincidência. Embora Jorrel Hato tenha se destacado na temporada passada como zagueiro, Francesco Farioli entende que Jorrel Hato tem condições de entregar mais desempenho com outras funções dentro da defesa do Ajax.

Três coisas se destacam no novo papel de Jorrel Hato.

I. MUITA REFLEXÃO EM ANDAMENTO

“Jorrel Hato! Jorrel Hato! Jorrel Hato!”. No começo do amistoso disputado no Sportpark Bovenmolen, em Oldebroek, o sempre entusiasmado treinador italiano do Ajax se preocupa principalmente com o posicionamento do lateral esquerdo. Às vezes, o estrategista italiano quer que seu jovem zagueiro desça e mantenha o campo aberto, outras vezes Jorrel Hato precisa correr para uma posição avançada no meio de campo. Suas novas funções como lateral esquerdo são rigorosas.

Por exemplo, Jorrel Hato deve reconhecer os momentos certos para permanecer abaixado na defesa, para formar triângulos profundos em seu próprio meio de campo com o zagueiro pela esquerda, Dies Janse e o meio-campista pela esquerda, Kian Fitz-Jim.

Na próxima fase da construção, Jorrel Hato pode ser valioso se posicionando no interior. Em teoria, este posicionamento central deveria abrir a linha de passe do centro-esquerdo de volta para o extremo pela esquerda.

Na prática, o único problema contra o Sint-Truidense VV é que Dies Janse falha repetidamente em reconhecer a tempo que pode acionar Calvin Bassey nesta situação. Aos 41 minutos, Jorrel Hato gesticula para Dies Janse que este passe favorável está disponível, mas o passe não se concretiza.

Vemos aos 26 minutos que Jorrel Hato como defesa pode proporcionar uma enorme mais-valia ao jogo ofensivo da equipe de Amsterdã no sistema de Francesco Farioli. Em um ataque contínuo ele realiza três ações decisivas.

Em primeiro lugar, encurralado na linha lateral, ele consegue ultrapassar seu adversário com um giro ágil. Como Jorrel Hato opta imediatamente por um passe vertical, o Ajax tem a oportunidade de jogar sob a pressão belga.

Quando Ogawa continua perseguindo Kian Fitz-Jim, Jorrel Hato reconhece o momento de se juntar ao ataque. Ele corre para frente através do eixo.

No meio de campo, o passe puro de Jorrel Hato também se mostra uma arma. Com passe forte ele contra Julian Rijkhoff no ponto de ataque. Graças a três ações ousadas de Jorrel Hato, o Ajax não só escapou da pressão do Sint-Truidense VV em 11 segundos, como acabou em situação promissora na frente.

Embora a ambição final de Jorrel Hato seja se tornar um líder na defesa do Ajax, as suas qualidades ofensivas parecem se destacar ainda mais neste novo papel na lateral sob o comando de Francesco Farioli. Uma vantagem adicional é que um erro de avaliação posicional a nível defensivo tem menos probabilidades de levar a consequências desastrosas.

II. JOGO DE DENTRO PARA FORA

Assim que a posse do Ajax chega ao meio inimigo, vemos Jorrel Hato mais uma vez tendo um grande impacto em uma nova função. Quando Carlos Forbs Borges, como ponta pela esquerda, mantém a largura em jogo ficando na ponta externa, Jorrel Hato deve surgir como um lateral invertido no eixo. Contra o Sint-Truidense VV, triângulos entre o meio esquerdo e o ponta esquerdo e o esquerdo temporário dentro de Jorrel Hato levam repetidamente a situações promissoras.

Vemos aos oito minutos que Jorrel Hato tem o manejo de bola, intuição e coragem necessários para ser decisivo na fase final. Mais uma vez, Jorrel Hato ataca como uma espécie de esquerda interno. À beira dos dezesseis, ele faz uma dobradinha com Julian Rijkhoff. Jorrel Hato corre livre pela direita e marca ele mesmo o primeiro gol do Ajax.

“Nesta função, muitas vezes, me encontro no topo do campo” analisou Jorrel Hato depois do jogo.

O duro canhoto Carlos Forbs Borges, que está no seu melhor quando consegue contornar seu oponente direto em velocidade, também pode se beneficiar indiretamente muito com a nova função de Jorrel Hato. O jovem defensor como jogador de futebol ágil por dentro, o português terá mais oportunidades de agir a partir da sua situação inicial preferida.

III. CUBRA COM CORAGEM

Sob o comando de Francesco Farioli, os alas muitas vezes têm que iniciar a primeira pressão. Isto significa que os defensores do Ajax devem ficar atentos desde o começo ao que os seus companheiros estão fazendo na frente.

Nos momentos em que Carlos Forbs Borges persegue o zagueiro, cabe a Jorrel Hato cobrir o lateral direito adversário.

A impressionante velocidade inicial, que rendeu muitos elogios a Jorrel Hato na temporada passada, é uma ótima arma nessas situações.

“Prefiro ser zagueiro” disse Jorrel Hato. Mas as primeiras impressões dadas pelos maiores talentos da defesa deixam um gostinho de quero mais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *