SELEÇÃO HOLANDESA

O que a Holanda pode esperar da Romênia?

Edward Iordanescu

Nesta terça-feira, a Holanda entrará em campo para enfrentar a Romênia pelas oitavas de final da Eurocopa, ou seja, quem ganhar avança, quem perder volta para casa. Uma introdução concisa do adversário holandês nas oitavas de final com base no principal jogador, um aspecto tático e as escolhas na escalação do treinador romeno, Edward Iordanescu.

Răzvan Marin não conseguiu se destacar no Ajax, mas é um jogador fundamental para a Romênia. Com sua habilidade e agressividade, ele é o grande termômetro do meio de campo da Romênia. Além disso, o jogador da Empoli é decisivo nas finalizações de longa distância. Răzvan Marin não só tem o maior número de gols na seleção, mas também o maior número de finalizações. Ele também é o meio-campista da equipe de Edward Iordanescu que mais faz bons lançamentos.

A questão é com Ronald Koeman quer combater o meio de campo romeno.

O truque contra a Romênia é isolar Marius Marin, o controlador atrás de Răzvan Marin e Nicolae Stanciu. O jogador do Pisa fica vulnerável caso enfrente dois adversários em grandes espaços. Isso só é possível tendo um atacante pela ponta ou um defensor por dentro.

Se um adversário da Romênia jogar com dois meias ofensivos, acontecerá a situação acima que aconteceu contra a Eslováquia. Desta forma, o seu homónimo recebe um reforço extra, o que não parece ser um cenário desejável.

Resta então a questão de saber qual jogador, Ronald Koeman alinhará contra o destro romeno. Tijjani Reijnders parece ter as melhores credenciais para assumir essa função depois da decepcionante partida de Joey Veerman contra a Áustria. O meio-campista do AC Milan tem a habilidade necessária para combater Răzvan Marin.

ASPECTO TÁTICO

No jogo ofensivo da seleção holandesa, a criação de um meio-campista extra proporciona estabilidade. Pela seleção holandesa, Ronald Koeman optou na maioria dos casos por um lateral direito, com ataque direito por dentro. Em seu primeiro período, Denzel Dumfries e Steven Bergwijn formaram essa dupla na direita. No início desta Eurocopa, Xavi Simons assume a função de extremo pela direita.

Após a vitória sobre a Polônia, Ronald Koeman começou a mudar. Xavi Simons desaparece da seleção holandesa contra a França para dar lugar a Jeremie Frimpong. Na última partida da fase de grupos, contra a Áustria, Donyell Malen estreia na ponta direita com Lutsharel Geertruida atrás dele.

Nessa competição, a seleção holandesa joga sem espaço no meio de campo antes do intervalo. A seleção holandesa tenta jogar sob a pressão da Áustria com dois zagueiros. No intervalo, Ronald Koeman restaura a ordem ao colocar Lutsharel Geertruida como um quarto meio-campista.

É muito bom jogar de forma semelhante contra a Romênia. Não só porque isto oferece estabilidade à Holanda, mas também porque a equipe de Edward Iordanescu teve problemas com defesas e atacantes laterais em jogos anteriores.

A grande questão é quem deverá cumprir esta função pela seleção holandesa contra a Romênia. Denzel Dumfries não se sente tão confortável quanto Lutsharel Geertruida na função tática de meio-campista extra. Se o lateral da Internazionale retornar ao time, ele precisará de um jogador que possa atuar como dois camisas 10. Xavi Simons é o candidato mais lógico para essa função, mas parece começar como meio-campista ofensivo na frente de Jerdy Schouten e Tijjani Reijnders. Donyell Malen e Jeremie Frimpong trazem profunidade sem bola e ameaçam com dribles. No entanto, eles são menos adequados para a função de meio-campista extra.

Portanto, não será muito fácil para Ronald Koeman criar a área desejada no meio de campo. A variante com Denzel Dumfries atrás de Donyell Malen é possivelmente o caminho mais fácil dadas as circunstâncias.

PONTOS DE INTERROGAÇÃO

A Romênia perde o lateral esquerdo titular contra a seleção holandesa. Devido ao cartão amarelo contra a Eslováquia, Nicușor Bancu está suspenso nas oitavas de final.

“Deian Sorescu é o substituto pretendido para Nicușor Bancu”

Essa escolha esperada oferece oportunidades à seleção holandesa. Deian Sorescu não é um verdadeiro lateral. Na temporada passada, ele atuou como ponta pela direita na maioria dos jogos. Além disso, ele é rígido na direita, o que é uma desvantagem se tiver que defender um adversário que o ultrapassa por cima de perna esquerda.

Além disso, a questão é o que Edward Iordanescu planeja fazer com seus atacantes. Contra a Eslováquia, Ianis Hagi e Florinel Coman começaram como ponta. A imprensa romena espera que Dennis Man e Valentin Mihăilă retornem contra a seleção holandesa. Eram também as forças básicas na ponta contra a Bélgica. A maior vantagem deles sobre Ianis Hagi e Florinel Coman é a velocidade. Com um pico medido de 35 KM por hora, Valentin Mihăilă é o jogador mais rápido desta Eurocopa, depois de Benjamin Sesko. Enquanto Ianis Hagi é um craque tecnicamente habilidoso que começa na lateral, Edward Iordanescu parece optar por um jogador com profundidade maior.

Isto revela algo sobre o plano de jogo que a Romênia utilizará contra a seleção holandesa. Edward Iordanescu não tem intenção de dominar a posse de bola. Ele optará por uma defesa mais baixa que poderá prejudicar a seleção holandesa em casa de contra-ataques.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *