SELEÇÃO HOLANDESA

Teun Koopmeiners está pronto para jogar na primeira prateleira da Europa

Teun Koopmeiners

Após a eliminação espetacular do Liverpool, Teun Koopmeiners está muito perto de disputar a final da UEFA Europa League com a Atalanta. Teun Koopmeiners é um dos principais nomes do elenco do clube italiano e muito rumores em torno dele estão começando a ganhar força.

Pergunte à Atalanta sobre os crescentes rumores de transferência em torno de Teun Koopmeiners e a resposta não mudará: “Não temos a intenção de vender Teun Koopmeiners” disse o diretor de futebol da Deusa.

A Juventus quer reforçar seu elenco para a próxima temporada e o nome de Teun Koopmeiners é um dos principais especulados dentro da Velha Senhora. O treinador da Atalanta não gostou nada disso e já soltou o verbo.

“Nesta fase da temporada há clubes que têm menos o que fazer, porque não estão disputando mais nada. Teun Koopmeiners é nosso jogador” disse Gian Piero Gasperini.

Para entendermos o tamanho da força de Teun Koopmeiners dentro da Atalanta, basta verificarmos os dois jogos contra o Liverpool, principalmente o primeiro na Inglaterra. Teun Koopmeiners já tinha sido uma peça fundamental no meio de campo da Deusa. Pressionando incansavelmente a última linha do Liverpool, ele também é fundamental na organização do jogo. Faltaram apenas as duas grandes oportunidades de gols, numa noite que ficará para a história do clube.

Uma semana depois, a Atalanta completou a tarefa no Gewiss Stadium, tendo novamente Teun Koopmeiners como protagonista da partida.

“O melhor é que o fizemos com a nossa própria filosofia. Colocamos muita intensidade na partida, correndo muito e colocando muita pressão no adversário. Agora nosso objetivo é vencer a Liga Europa” disse Teun Koopmeiners.

Eles chamam Teun Koopmeiners de Tuttocampista na Itália, depois de quase três temporadas. Um jogador versátil. É uma descrição bem escolhida, segundo o seu último treinador no AZ Alkmaar, Pascal Jansen.

“Agora você pode concluir que Teun Koopmeiners pode lidar com todas as funções no meio de campo. E isso em sistemas diferentes. É assim que às vezes acontece com jogadores versáteis. Eles podem acabar em posições diferentes. Durante o meu tempo como assistente técnico no AZ Alkmaar, tive ótimas conversas com John van den Brom e mais tarde com Arne Slot sobre onde Teun Koopmeiners renderia mais. Veja o que está acontecendo na Atalanta, onde agora está fazendo sucesso como meio-campista ofensivo. Da posição mais recuada no AZ Alkmaar, ele também tem marcado cada vez mais vezes e nesta temporada até somou isso no mais alto nível” disse Pascal Jansen.

Essa história começa nas categorias de base, quando Teun Koopmeiners foi avistado pelos olheiros do AZ Alkmaar nos campos amadores do Vitesse’22. O chefe de treinamento teve o prazer de falar sobre o processo que foi iniciado no complexo juvenil do AZ Alkmaar.

“Teun Koopmeiners é um exemplo para todos os jogadores do AZ Alkmaar, desde os jovens até o time principal, e para todos os membros do nosso clube. Não se esqueça: o AZ Alkmaar há muito que consegue encontrar talentos nas suas categorias de base para subir até o time principal. Mas quando eles se mudaram para um clube maior, as coisas muitas vezes desmoronaram. A tendência de Teun Koopmeiners continuar melhorando após a sua saída e esse processo ainda está em curso. Outros exemplos recentes são caras como Tijjani Reijnders e Sam Beukema. Teun Koopmeiners é absolutamente uma história de sucesso para nós, porque ele passou por todas as nossas divisões de base” disse Brandenburg.

Isso inclui a chamada Escola de Futebol, fase preliminar do treinamento. Os jogadores mais jovens continuam treinando e jogando no seu clube amador, sob os olhares do AZ Alkmaar. Os maiores talentos passam para o Sub11 e Sub12, as equipes mais jovens do AZ Alkmaar. Teun Koopmeiners serve como modelo nesse processo.

“Quando recebemos novos jogadores da escola de futebol, a primeira coisa que mostramos são fotos de Teun Koopmeiners. Com uma foto de quando era menino e uma foto de agora. Para que percebam que aquele jogador de ponta da Série A, também passou por todo o processo dentro das nossas categorias de bases. Isso é estimulante” disse Brandenburg.

Brandenburg ainda se lembra claramente de suas primeiras opiniões sobre Teun Koopmeiners.

“Ele sempre teve aquele passe maravilhosos com o pé esquerdo. Além disso, percebemos rapidamente a capacidade que Teun Koopmeiners tinha para encontrar passes e furar linhas. Que ele também sabia jogar bem. Quando jovem já era um jogador muito inteligente. Fisicamente, ainda precisava melhorar. No Sub18, a sua forma física ainda era muito longe da ideal. Então estou falando de aspectos como velocidade e agilidade. Quando os confrontamos com isso, Teun Koopmeiners começou a trabalhar duro para melhorar nessa questão. Eu me lembro bem que ele costumava treinar com o pai e o irmão no clube amador, nas manhãs de domingo. O trabalho extra teve um efeito enorme, seu condicionamento físico melhorou demais. Essa mentalidade construtiva e o foco nítido em seu processo de desenvolvimento são típicos de Teun Koopmeiners” disse Brandenburg.

Mas Teun Koopmeiners ainda não havia alcançado essa progressão física. Durante sua primeira temporada no Sub18, ele também foi testado mentalmente. Na disputa pela vaga titular, ele perdeu para o atual meio-campista do NEC Nijmegen, Mees Hoedemakers.

“Aquele foi um período difícil para Teun Koopmeiners. Alguns meninos jogam a toalha ou culpam os outros. Teun Koopmeiners nunca reclamou. Ele continuou treinando forte e se esforçou ao máximo todos os dias. Adorei essa experiência esportiva e lidar com contratempos. Dou este exemplo de Teun Koopmeiners talvez todos os dias aos jovens jogadores em formação. Seu pai também desempenha um papel importante no desenvolvimento de Teun Koopmeiners. Esse menino vem de uma família muito boa. Teun Koopmeiners nunca foi mimado pelos pais, eles sempre colocaram a responsabilidade nos filhos. A esse respeito, toda a família de Teun Koopmeiners serve como exemplo aqui” disse Brandenburg.

A sua estreia no AZ Alkmaar ocorreu no início de outubro de 2017, depois de Marko Vejinović ter se lesionado gravemente. Teun Koopmeiners teve a oportunidade dada pelo treinador da época, John van den Brom e nunca mais saiu do time titular. Mais de um ano e meio depois, o agora treinador do Feyenoord, Arne Slot fez com que Teun Koopmeiners fosse o capitão da equipe.

Teun Koopmeiners
Teun Koopmeiners

“Teun Koopmeiners é um menino muito comprometido. É certamente uma vantagem se um capitão é formado no próprio clube que atua. Ele sabia melhor do que ninguém o que significa ser um jogador do AZ Alkmaar. E ele estava orgulhoso de ser o nosso capitão. Embora Teun Koopmeiners não precisasse desse vínculo para dar o exemplo dentro do grupo” disse Pascal Jansen.

“Ele é um líder pelo exemplo. Porque ele é um profissional de ponta. Teun Koopmeiners não deixa pedra sobre pedra para melhorar. Em tudo que ele faz. Somado a isso está sua inteligência de jogo. Então, o que discutimos taticamente antes, ele conseguiu traduzir dentro de campo. E quando surgiam outras situações durante uma partida, ele arranjava soluções nas quais administrava a equipe. Ele também é muito forte verbalmente e tem senso de responsabilidade. Resumindo, Teun Koopmeiners é a extensão definitiva de um treinador” disse Pascal Jansen.

Isso já era evidente em sua juventude.

“Teun Koopmeiners já era uma personalidade quando era jovem. Ele ousou confrontar outros jogadores e treinadores quando as coisas não iam bem. De uma forma dura. Mas considerando tudo, esse é obviamente um ótimo recurso. No seu jogo e na sua mentalidade, ele arrasta o resto do time com ele” disse Pascal Jansen.

No outono de 2020, o desenvolvimento constante de Teun Koopmeiners levou à sua estreia na seleção holandesa.

“Eu me lembro de ter conversado sobre Teun Koopmeiners com o principal treinador desportivo do AZ Alkmaar. Ele achou que Teun Koopmeiners mostrou uma mudança de comportamento no período após sua convocação para a seleção holandesa. Pessoalmente, pensei que era um desenvolvimento lógico. Teun Koopmeiners foi melhorando e se comparando aos principais jogadores do mundo e da seleção holandesa. Isso não afeta apenas o seu desenvolvimento como jogador, mas também o seu desenvolvimento mental. Teun Koopmeiners começou a se vestir de maneira um pouco diferente e a gosta de coisas mais luxuosas. Isso foi simplesmente parte do seu desenvolvimento da idade e da melhoria na qualidade em todas as frentes. Além disso, Teun Koopmeiners fez isso de maneira adequada” completou Pascal Jansen.

No verão seguinte, a relação entre Teun Koopmeiners e AZ Alkmaar ficou sob pressão. Era altura de uma competição europeia, a Atalanta queria continuar, mas as negociações com a diretoria do AZ Alkmaar foram complexas.

“Esse foi um ponto de tensão interessante. Teun Koopmeiners achou que tudo demorou muito. Como treinador, pensei que era importante continuarmos nos dando bem. Porque claro que também percebo que depende muito de um jogador nesta fase. Por outro lado, sou um treinador que coloca sempre os interesses da equipe na frente. Durante a preparação para a temporada decidi jogar em dupla no meio de campo com Tijjani Reijnders e Jordy Clasie e mantive Teun Koopmeiners fora dos treinamentos” disse Pascal Jansen.

No final das contas, Teun Koopmeiners ainda seria titular nas partidas da fase preliminar da UEFA Europa League contra o Celtic e na partida da Eredivisie contra o SC Heerenveen.

“A equipe precisava disso e mais uma vez ele se mostrou um grande profissional. Ele foi incomparável, especialmente em sua última partida com o AZ Alkmaar. Enquanto sua transferência para a Atalanta foi concluída no mesmo dia. Ele girou o interruptor pela última vez para o time e para o clube naquela partida. Depois disso, houve lágrimas no estádio do SC Heerenveen. Todas as emoções do período anterior vieram à tona” disse Pascal Jansen.

Não surpreende ninguém no AZ Alkmaar que Teun Koopmeiners tenha passado rapidamente para um nível superior na Atalanta.

“Teun Koopmeiners tem uma facilidade grande de se adaptar a novos cenários. É de família, porque você vê a mesma coisa com seu irmão. Isso se manifestou de forma excelente no Almere City FC nesta temporada. Numa forma de jogar completamente diferente, ao nível da Eredivisie, num ambiente inicialmente desconhecido. Vou avisar que Peer Koopmeiners também será destaque em breve. Mas voltando a Teun Koopmeiners, a sua capacidade de adaptação é visível” disse Brandenburg.

“Além de pensar e agir rapidamente, uma das suas principais qualidades é a capacidade física. Ele é capaz de destruir oponentes. No AZ Alkmaar, Teun Koopmeiners já corria 12 a 13 quilômetros por partida. E se você o viu recentemente jogar contra o Liverpool, muitas vezes era contra um em campo. Bem, então você precisa ter uma boa formação se quiser marcá-lo. Teun Koopmeiners pode se expressar muito bem no meio de campo. Seja em um papel de controle ou de ataque” finalizou Pascal Jansen.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *