Enquanto os concorrentes diretos por uma vaga na Europese Tickets Eredivisie perderam pontos, o Sparta Rotterdam conquistou uma vitória importante diante do FC Volendam, no domingo. A equipe subiu para a oitava colocação e está perto de se garantir na Europese Tickets Eredivisie pela segunda temporada consecutiva. E o especial é que ninguém parece realmente surpreso com isso.
Ganhar em casa é muito bom e vencer quando todos os concorrentes não vencem, é melhor ainda. Mas o capitão do Sparta Rotterdam não ficou muito feliz com a situação.
“Esta não é uma vitória que ficará na história. Não foi um espetáculo. Nós estamos comemorando esse resultado de forma moderada” disse Bart Vriends.
O Sparta Rotterdam começou bem o jogo contra o FC Volendam, com algumas boas oportunidades nos primeiros quinze minutos, mas depois disso o nível caiu muito. Os torcedores que compareceram ao Het Kasteel ficaram calados e só voltaram a cantar nos últimos quinze minutos, quando Tobias Lauritsen fez o gol da vitória.
“Houve muitos jogos nesta temporada que foram muito melhores, mas depois ficamos no vestiário com um mau pressentimento porque não vencemos e até perdemos no final. Então eu prefiro assim. Embora, é claro, você prefira uma combinação de resultado com desempenho” disse Bart Vriends.
Isso não funcionou contra o FC Volendam. Muitos torcedores saíram do estádio com um sentimento ruim.
“Mas espero que todos possamos melhorar através desse jogo. Superamos um obstáculo que talvez devêssemos ter superado com mais facilidade, mas superamos e agora estamos em uma boa posição na classificação” comentou Bart Vriends.
Esta terça-feira faz exatamente dois anos (30/04/20222) que Maurice Steijn esteve no banco de reservas pela primeira vez em uma partida da Eredivisie com o Sparta Rotterdam. O treinador, que na verdade só deveria começar na temporada seguinte, precisou assumir o cargo antes. O Sparta Rotterdam estava firmemente na última posição da Eredivisie e parecia ter esquecido de evitar o rebaixamento.
A reviravolta inesperada começou com uma cobrança de falta de Vito van Crooij nos acréscimos do jogo em casa contra o AZ Alkmaar. Valeu um ponto para o Sparta Rotterdam. Como a equipe de Maurice Steijn venceu o FC Groningen, PEC Zwolle e Heracles Almelo, ainda assim jogou com segurança. Dez pontos em quatro jogos, de onde veio isso de repente? Foi um verdadeiro milagre, que já rendeu vários documentários.
O que se seguiu foi a última temporada dos sonhos, em que o Sparta Rotterdam significativamente fortalecido, se tornou a surpresa da Eredivisie e chegou à final da Europese Tickets Eredivisie como seis colocado. O FC Twente bateu os Gladiadores Alvirrubros e conquistou a vaga holandesa na UEFA Europa Conference League 2023/24. Maurice Steijn deixou os Kasteelheren e assinou com o Ajax e foi sucedido pelo seu auxiliar técnico, Jeroen Rijsdijk, que estreou como treinador na Eredivisie. É sua função continuar a tendência crescente nesta temporada.
O sexto lugar na temporada 2022/23 foi uma maldição ou uma bênção para Jeroen Rijsdijk? Segundo o treinador, isso pode ser visto de duas maneias. Sim, sem dúvidas criou expectativas elevadas para a nova temporada, mas pelo menos houve uma boa base para continuar. Apenas os laterais Shurandy Sambo e Mica Pinto, e o atacante Vito van Crooij deixaram o time de Roterdã. Jogadores fortes como Nick Olij, Joshua Kitolano, Tobias Lauritsen e Arno Verschueren permaneceram no Het Kasteel.
Não se deve esperar uma repetição da temporada anterior, como tudo e todos que estão envolvidos com o Sparta Rotterdam têm enfatizado constantemente. E com razão, porque uma temporada como a anterior só acontece de vez em quando. Foi uma temporada em que tudo correu bem, os adversários deram muito menos atenção ao Sparta Rotterdam e quase não houve lesões. Tudo tem sido diferente nesta temporada.
Na verdade, o Sparta Rotterdam sempre sentiu falta de jogadores. Por exemplo, Mike Eerdhuijzen esteve ausente durante toda a primeira metade da temporada, Koki Saito ficou afastado dos gramados por meses e Bart Vriends, Tobias Lauritsen e as novas contratações Camiel Neghli e Pelle Clement também tiveram que ficar de fora durante um bom tempo. Joshua Kitolano está afastado dos gramados há quase dois meses devido a uma lesão na virilha e Arno Verschueren está ausente devido a uma lesão no joelho. Há boas chances de os dois meio-campistas não jogarem mais nas últimas três partidas do campeonato, e talvez também nos possíveis Europese Tickets Eredivisie.
As lesões colocaram Jeroen Rijsdijk em situações complicadas para escalar o time, algo que aconteceu com menor frequência na temporada passada. Os Gladiadores Alvirrubros perdiam pontos desnecessários, especialmente contra clubes que estavam lutando contra o rebaixamento.
Às vezes a culpa foi do próprio Sparta Rotterdam que muitas vezes não jogou bem nesta t emproada, mas às vezes também foi questão de azar. Por exemplo, muitos não entenderam como aconteceu a derrota por 2 a 0 para o PEC Zwolle. E os jogos em casa contra o Almere City FC, FC Utrecht, Go Ahead Eagles e Heracles Almelo não precisavam ser perdidos dadas as condições em campo. Enquanto na temporada passada as oportunidades eram muitas vezes suficientes, agora faltava frequentemente.
Apesar dos contratempos, o Sparta Rotterdam está caminhando rumo a Europese Tickets Eredivisie. Enquanto FC Utrecht, Go Ahead Eagles, SC Heerenveen e Fortuna Sittard perderam pontos na última rodada, o Sparta Rotterdam somou três pontos. A vantagem sobre o décimo (SC Heerenveen) é de sete pontos. Uma grande distância foi criada.
Chegar novamente a Europese Tickets Eredivisie seria uma grande conquista para Jeroen Rijsdijk e seus jogadores. Pensar que isso é normal para o Sparta Rotterdam seria um erro. Bart Vriends também pensa assim, que já está na oitava temporada com a camisa dos Gladiadores Alvirrubros. Portanto, ele sabe melhor do que ninguém o quão longe os Kasteelheren chegaram.
“Decidi não me referir muito a temporada passada. Foi uma temporada muito especial. Acho que marcamos 59 pontos e mal me lembro de uma derrota. Isso foi maravilhoso, mas é claro que não é o padrão. Se voltarmos a Europese Tickets Eredivisie, será um grande resultado para o Sparta Rotterdam. Às vezes as coisas acontecem de maneira diferente da temporada passada. Provavelmente, esse também será o caso nos próximos anos” disse Bart Vriends.
Chegar a Europese Tickets Eredivisie deixaria Bart Vriends orgulhoso. Especialmente porque certamente nem tudo correu bem nesta temporada. o Sparta Rotterdam venceu quatro das últimas cinco partidas, mas na série anterior a equipe de Jeroen Rijsdijk só saiu de campo vencedora em uma das nove partidas. O Sparta Rotterdam teve um programa muito difícil antes da pausa para os jogos das seleções, mas os jogos em casa que já havia perdido para o Go Ahead Eagles e PEC Zwolle foram bastante difíceis.
O Sparta Rotterdam saiu da parte de cima da tabela de classificação pela primeira vez em muito tempo. E isso causou reclamações dos torcecdores.
“Isso estava certo, porque não fomos capazes de ser consistentes por muito tempo. Depois vencemos uma vez e finalmente conseguimos nos distanciar dos times abaixo de nós, mas depois perdemos outra partida. Então continuamos lutando. O que era necessário era uma série de partidas. Agora implantamos isso e as coisas estão indo bem” comentou Bart Vriends.
Jeroen Rijsdijk também percebeu as reclamações da torcida quando o Sparta Rotterdam estava em uma fase inferior em termos de resultados.
“Isso às vezes era frustrante. Você joga entre o sétimo e o décimo primeiro toda temporada, e ficamos apenas em décimos primeiro por uma semana. Aí às vezes leio matérias sobre jogadores ou sobre mim e penso: o que você quer dizer? Nós estamos conseguindo colocar o Sparta Rotterdam na primeira parte da tabela, algo que dificilmente acontece” disse Bart Vriends.
Voltemos às grandes expectativas que a temporada anterior criou.
“O clube está se desenvolvendo, eu entendo isso, mas o clube também esteve em desenvolvimento no passado, e depois o Sparta Rotterdam falhou novamente. Estou muito orgulhoso desta equipe, com doze pontos em cinco jogos. E vamos abandonar as críticas por um momento” comentou Bart Vriends.
Jeroen Rijsdijk observou que todas as equipes às vezes passam por um momento ruim dentro da temporada.
“O FC Utrecht começou mal, mas se recuperou. O NEC Nijmegen e o Go Ahead Eagles também tiveram momentos complicados. Mas agora que conseguimos doze pontos em cinco jogos, voltamos a ficar em oitavo lugar novamente” comentou Jeroen Rijsdijk.
Oficialmente, o objetivo do Sparta Rotterdam era terminar em décimo primeiro para cima.
“Mas o objetivo é a Europese Tickets Eredivisie desde o inverno. Às vezes sou acusado de ser muito cuidadoso, mas você simplesmente não pode fazer isso. Depois das férias de inverno também tivemos que fazer escolhas diferentes devido às lesões, mas todos contribuíram para onde estamos agora. É bom ver isso” disse Jeroen Rijsdijk.
“O grupo também cresceu ao longo da temporada. Nós tivemos muita instabilidade durante a primeira metade da temporada. Eu sabia que tínhamos jogadores que precisavam aprender a jogar na Eredivisie. Agora eles estão mais acostumados e fizemos negócios muito bons nas últimas semanas” falou Jeroen Rijsdijk.
O Sparta Rotterdam ainda não garantiu sua vaga na Europese Tickets Eredivisie, mas está no caminho para isso. A equipe de Jeroen Rijsdijk esperae jogos difíceis pela frente contra o PSV, FC Utrecht e SC Heerenveen. O duelo contra o SC Heerenveen poderá ser o jogo decisivo para os Gladiadores Alvirrubros.
“Quando estamos, seria uma grande decepção se não conquistarmos essa vaga. Mas ficaremos muito orgulhosos se conseguirmos chegar a Europese Tickets Eredivisie pela segunda temporada consecutiva com o Sparta Rotterdam. O clube voltaria a ficar em uma posição mais estável. Também nos dá um impulso, como elenco, o fato de termos uma equipe que pode jogar na Europese Tickets Eredivisie com frequência” disse Bart Vriends.
“É extremamente importante para o clube que continuemos com um desempenho estável. Se tudo correr bem, haverá um reforço financeiro, que nos permitirá continuar crescendo. Isso já acontece há algum tempo e estou muito feliz por fazer parte disso há anos” disse Bart Vriends.
O Sparta Rotterdam terminará a temporada regular de uma forma agradável. O PSV será o adversário no próximo domingo, que pode se sagrar campeão em casa. O Sparta Rotterdam tentará adiar a festa dos Boeren.