Na preparação para o anúncio da convocação da seleção holandesa para a Eurocopa, em 7 de junho, nosso do FH estamos analisando, semanalmente as possíveis escolhas de Ronald Koeman por posição. No material de hoje, falaremos sobre as possibilidades de laterais esquerdo à disposição do comandante holandês.
Ronald Koeman reconhece o potencial de Quilindschy Hartman. O treinador já acompanhou diversos jogos do Feyenoord e o jovem lateral formado nas divisões de base do clube de Roterdã, chamou bastante atenção do treinador. Ele acredita que Quilindschy Hartman ainda pode evoluir muito na posição. Segundo Ronald Koeman, Quilindschy Hartman é muito agressivo nos duelos, procura soluções diferenciadas e é rápido o suficiente para jogar com grandes espaços nas suas costas. Dois meses depois, o treinador já incluiu o lateral esquerdo do Feyenoord na seu pré-convocação. Em outubro, Quilindschy Hartman estreou pela seleção holandesa, marcando contra a França.
Devido ao seu desenvolvimento, Quilindschy Hartman almeja ser titular da Holanda na Eurocopa. Sob o comando de Arne Slot, ele se transforma em um lateral moderno, que aparece sem esforço como um meio-campista extra na fase ofensiva. O problema é que Ronald Koeman não poderá mais contar com Quilindschy Hartman para a Eurocopa, afinal de contas, o jogador sofreu uma lesão e só voltará a campo na próxima temporada.
Devido à lesão de Quilindschy Hartman, a vaga para a lateral esquerda está novamente em aberta. Contra a Escócia, Ronald Koeman retornou para um sistema com dois zagueiros. Diante disso, Nathan Aké foi o lateral esquerdo. Na Alemanha, Daley Blind é confiável como lateral. De qualquer forma, o veterano de 34 anos estará na convocação, mas quem aparecerá como alternativa? A escolha que Ronald Koeman fizer revelará algo sobre o que ele pensa para a seleção holandesa durante a Eurocopa.
DALEY BLIND
Ronald Koeman é leal a Daley Blind. Mesmo quando o lateral esquerdo estava jogando mal no Bayern de Munique, o treinador continuou o convocando. Ronald Koeman lembrava da sua primeira passagem como treinador da seleção holandesa. Daley Blind não é o melhor jogador holandês nesta posição, mas tem uma qualidade no passe que poucos jogadores possuem. Além disso, Ronald Koeman gosta de trabalhar com o jogador. Com sua visão de jogo, ele é uma extensão do treinador dentro de campo. Nos testes físicos, o staff da Holanda vê que Daley Blind continua super apto.
No Girona, Daley Blind se destacou em uma competição de ponta nesta temporada. O plano de jogo do treinador do Girona é feito sob medida para o rendimento de Daley Blind. Ele molda a construção com passes pelas costas. Ao contrário da seleção holandesa, Daley Blind joga como zagueiro. Ronald Koeman o vê principalmente como um lateral. Nesse sistema, suas vulnerabilidades defensivas podem ser melhor protegidas.
IAN MAATSEN
Outra opção para Ronald Koeman é o semifinalista da UEFA Champions League. Ian Maatsen já foi incluído na pré-convocação de Ronald Koeman quando estava no banco de reservas do Chelsea. O lateral esquerdo de apenas 22 anos é agora titular do Borussia Dortmund. Ele se destaca na Bundesliga pelas suas qualidades ofensivas. Ian Maatsen costuma atuar como meio-campista extra na fase ofensiva do jogo, mas cobre toda a lateral com igual facilidade.
Com as suas qualidades, Ian Maatsen aprece ideal para o papel de lateral, com três zagueiros atrás dele. Ele já não consegue render tanto quando precisa jogar com dois zagueiros. Ronald Koeman prefere jogar na outra lateral com um jogador que não suba tanto, como Nathan Aké ou Daley Blind. O mesmo se aplica a Ian Maatsen e Jeremie Frimpong. Ele prova seu valor todas as semanas em uma das competições mais complicadas da Europa.
JORREL HATO
Se Ronald Koeman voltar a jogar no sistema 4-3-3 após a ausência de Quilindschy Hartman, outros jogadores entrarão no radar para a posição de lateral esquerdo. O treinador utiliza a lateral esquerda como a espécie de terceiro zagueiro. Por exemplo, Nathan Aké joga a maioria das suas partidas no Manchester City. Micky van de Ven, Lutsharel Geertruida, Jurriën Timber e Daley Blind também pode ser usados desta forma.
Se Ronald Koeman tomar esse estilo de jogo como ponto de partida, Jorrel Hato também pode ser lembrado novamente. O jogador do Ajax, de 18 anos, estreou recentemente pela seleção holandesa diante de Gibraltar.
“Eu estava procurando um jogador canhoto, acho que isso é importante” disse Ronald Koeman sobre a convocação de Jorrel Hato.
O zagueiro do Ajax fez uma boa estreia com a camisa da seleção holandesa e desempenhou bem nos treinamentos. Tendo em vista o futuro, poderá ser interessante levar Jorrel Hato para a Alemanha.
BJORN MEIJER
Um estranho em busca de uma vaga na seleção holandesa. Ele é um dos destaques na Bélgica, com a camisa do Club Brugge nesta temporada. Formado nas categorias de base do FC Groningen, Bjorn Meijer tem apenas 21 anos, mas ainda não conseguiu convencer Ronald Koeman a ser ao menos lembrado na pré-convocação.
🎯 CONCLUSÃO
Daley Blind pode reservar sua passagem para a Alemanha, mas quem mais Ronald Koeman levará consigo? Isso depende de como o treinador quer jogar e do número de jogadores que poderá levar. Agora que a UEFA parece estar planejando liberar que cada seleção leve 26 jogos, as chances de Ian Maatsen e Jorrel Hato serem convocados, são maiores. Com base em suas atuações no Borussia Dortmund, Ian Maatsen é o principal candidato para brigar pela posição com Daley Blind. No entanto, Ian Maatsen é bastante ofensivo e isso poderá fazer com Ronald Koeman opte por outro jogador.