Após uma temporada de recordes negativos, o Ajax precisará passar por mais uma reformulação profunda em seu elenco. É hora de fazermos um balanço de quem ainda deverá continuar no clube de Amsterdã e quem deverá se despedir da Johan Cruijff ArenA.
O PSV e o Feyenoord já estão buscando reforços para a próxima temporada. Os dois clubes já estão garantidos na próxima edição da UEFA Champions League. Por outro lado, o Ajax segue procurando um novo treinador, um diretor de futebol e três novos membros do conselho fiscal. Essa busca também depende do possível retorno de Alex Kroes.
Nestas circunstâncias, o foco deverá estar também no elenco. O mercado de transferências não espera por ninguém. Para se reconectar com o PSV e o Feyenoord, o elenco do Ajax precisa passar por mudanças. Cabe agora a Marijn Beuker e Kelvin de Lang colocar isso em ação, apoiados pelo comissário Danny Blind e pelo conselheiro do clube, Louis van Gaal. Como será essa renovação do Ajax em campo?
🥊 Goleiros 🥊
Uma das poucas boas contratações de Sven Mislintat é o goleiro titular, Diant Ramaj. Ele teve um início difícil em Amsterdã, mas provou ser um goleiro que o Ajax poderá confiar pelas próximas temporadas. O alemão com raízes em Kosovo tem a confiança para continuar sendo o primeiro goleiro dos Godenzonen. Além disso, ele manteve o Ajax vivo em muitas partidas nesta temporada com grandes defesas. O goleiro compensa sua estatura baixa com bom impulso e coragem para se jogar nas finalizações dos adversários.
Suas atuações também foram notadas no exterior, mas devido a uma fratura no cotovelo ele perderá o final da temporada. A expectativa é que Diant Ramaj permaneça no Ajax e inicie sua primeira temporada completa como goleiro titular dos Godenzonen.
Seu desenvolvimento tem consequências para Gerónimo Rulli. O goleiro argentino é muito querido dentro do Ajax. Apesar de sua grandeza, Gerónimo Rulli assumiu a posição de reserva sem reclamar, com apenas alguns minutos nos treinos ou com o Jong Ajax. Mais um ano no banco de reservas não é algo que ele queira. Gerónimo Rulli completará 32 anos em maio e o Ajax está disposto a liberar o argentino, afinal de contas, ele se tornaria um reserva muito caro.
O futuro de Remko Pasveer ainda não foi determinado. O goleiro de 40 anos, brilhou na UEFA Champions League há dois anos, tem contrato expirando ao final desta temporada, mas ainda conversa com a diretoria do Ajax a possibilidade de renovação contratual.
E depois há Jay Gorter. O jogador de 23 anos, teve uma temporada bizarra. Em agosto, ele estava programado para ser emprestado até que Maurice Steijn o colocou como o goleiro titular do Ajax. Jay Gorter tem lutado contra todos os tipos de lesões desde outubro. Devido a uma lesão na mão, ele não está no elenco principal há semanas. Jay Gorter ainda tem contrato até 2026 e pode ser o segundo goleiro na próxima temporada. Porém, para continuar se desenvolvendo, Jay Gorter está pronto para jogar. Se isso não for possível no Ajax, um empréstimo é o melhor cenário.
A longo prazo, o clube contratou vários goleiros jovens talentosos, como Tristan Gooijer e os irmãos Charlie Setford e Tommy Setford, que deverão ter oportunidades no Ajax.
🚧 Defesa 🚧
Já se passaram mais de 60 anos desde que o Ajax sofreu tantos gols na Eredivisie, e ainda faltam quatro rodadas. É claro que esses 56 gols sofridos não podem ser atribuídos apenas à defesa, mas é claro que essa linha precisa ser modificada. Jorrel Hato comprometeu recentemente o seu futuro com o Ajax com um contrato longo e parece provável que ele fique por enquanto. Ahmetcan Kaplan finalmente conseguiu se firmar no time titular após um longo período de lesões e ainda tem contrato por mais três temporadas. Tristan Gooijer deu grandes passos em seu desenvolvimento e assinou em setembro um novo contrato. O Ajax também quer continuar com Devyne Rensch. Aos 21 anos, o defensor multifuncional já disputou 126 partidas pelo clube de Amsterdã. Embora ele nem sempre tenha sido consistente nesse aspecto, o potencial é claro. Tudo indica que ele também renove seu contrato nos próximos dias, que termina em pouco mais de um ano.
Para os outros nove defensores que o Ajax tem, a saída não está fora de questão. Por exemplo, o trio croata Josip Šutalo, Borna Sosa e Jakov Medić não conseguiram impressionar desde as suas chegadas no começo desta temporada. Ainda assim, os dois primeiros têm boas chances de ser jogadores da Croácia na próxima Eurocopa. Eles ainda têm uma boa reputação internacional. Por exemplo, já havia interesse do Josip Šutalo da Atalanta e Sevilla. Há pouco futuro para Jakov Medić no Ajax neste momento. O mesmo se aplica a Gastón Ávila, mas a lesão no ligamento cruzado põe fim a todos os planos futuros. O azarado argentino não deverá retornar antes do final de 2024.
Anton Gaaei veio como um reserva de Devyne Rensch, mas jogou muito mais do que o esperado. Foi uma temporada de mais baixos do que altos para o dinamarquês de 21 anos, dos quais sempre conseguiu sair. Anton Gaaei ainda não consegue dar ao Ajax a estabilidade que o clube procura na defesa. Por outro lado, o Ajax não ofereceu a todos esses nove defensores qualquer estrutura defensiva. Numa nova temporada, com uma nova equipe, eles poderiam render mais.
A chance de Ar’jany Martha ainda jogar pelo Ajax não é grande. O jovem jogador de 20 anos foi convertido em lateral esquerdo e foi rapidamente lançado aos leões no elenco principal. Não foi fácil para ele, mas Ar’jany Martha se lançou com dedicação a nova posição. Quando Ar’jany Martha voltou como ponta pela direita em fevereiro, as coisas não correram bem e ele acabou não tendo nenhum crédito. Ele esteve fora da equipe nas últimas semanas e as negociações para renovação de contrato foram paralisadas.
O Ajax verá o retorno de três emprestados: Owen Wijndal, Youri Baas e Jorge Sánchez. Dos três, Owen Wijndal é o que tem mais chances de uma nova oportunidade após uma temporada no Royal Antwerp FC da Bélgica. Jorge Sánchez poderia ter mudado definitivamente para o FC Porto com um certo número de jogos, mas ele foi retirado do elenco principal para que isso não aconteça. Isto significa que o Ajax pode pedir 4 milhões de euros que estava incluindo como opção de compra em seu contrato. Há muito interesse de clubes dos Estados Unidos e México no lateral direito de 26 anos, que nunca conseguiu jogar bem pelo Ajax.
🧠 Meio de Campo ✨
Historicamente, sempre quando as coisas ficam difíceis para o Ajax, as categorias de base são acionadas. Os quatro jogadores com mais minutos na Eredivisie do Ajax são todos formados nas divisões de base do Godenzonen. Jorrel Hato e Kenneth Taylor estão no topo da lista. Nunca houve dúvidas sobre as suas qualidades e potencial no Ajax, mas um desempenho estável ainda não foi possível. Depois de uma temporada turbulenta, o meio-campista de 21 anos tem feito grandes progressos nos últimos meses, dentro e fora de campo.
Jordan Henderson foi contratado para liderar o time dentro de campo, mas perdeu seis dos quinze jogos desde a sua chegada. Mesmo assim, ele parece estar alcançando o objetivo de disputar a Eurocopa com a Inglaterra. Se espera que o após esta temporada, Jordan Henderson consiga iniciar a próxima temporada em melhores condições físicas, apesar da disputa da Eurocopa. Seria bom para a equipe finalmente conseguir formar uma composição onde Jordan Henderson possa ter um papel melhor.
O Ajax vê futuro em Sivert Mannsverk e Kristian Hlynsson. Sivert Mannsverk provou ser bastante inconsistente em sua primeira temporada, mas tem qualidades que o Ajax procura em um camisa seis. O clube está em negociações avançadas com Kristian Hlynsson para renovar seu contrato que vai até 2026. Silvano Vos tem contrato por mais quatro anos e espera receber mais oportunidades na próxima temporada. Branco van den Boomen e Benjamin Tahirović ainda não impressionaram. As qualidades específicas de Branco van den Boomen se perdem no caos dentro de campo do Ajax. Benjamin Tahirović às vezes mostra grandes coisas nos treinos, mas nem sempre durante as partidas. Ele também ficará muito melhor se houver uma estrutura clara na equipe. Isso exige alguma paciência de ambas as partes, caso contrário, uma transferência seria mais lógica. O SC Freiburg já demonstrou interesse em Benjamin Tahirović.
Kian Fitz-Jim já estava emprestado, mas voltou mais cedo do que o SBV Excelsior gostaria. Desde então, o meio-campista de 20 anos recebeu oportunidades no Jong Ajax. O jovem jogador talentoso está claramente pronto para jogar ao mais alto nível. Isso será difícil no Ajax e por isso uma saída temporário ou permanente faz mais sentido.
🎯 Atacantes 🎯
A estrela absoluta desde Ajax está no ataque. Brian Brobbey finalmente estava em forma para jogar todos os jogos nesta temporada e fez grandes progressos. Em 39 partidas oficiais, o Brian Brobbey esteve envolvido em 31 gols. O atacante de 22 anos cresceu na função de centroavante e isso lhe rendeu a convocação para a seleção holandesa. Se ele aparecer na convocação de Ronald Koeman para a disputa da Eurocopa, será um grande avanço para Brian Brobbey.
Com a chegada de Julian Rijkhoff, o clube já antecipava uma possível saída do atacante. Uma mega transferência de Brian Brobbey beneficiaria demais o Ajax. Contudo, não é impossível que ele simplesmente fique em Amsterdã. Brian Brobbey ainda tem contrato até 2027 e sua ventura na Alemanha o ensinou que a grama do vizinho nem sempre é mais verde. Brian Brobbey está feliz com o Ajax, mas o clube de Amsterdã terá que lhe oferecer alguma perspectiva esportiva.
Com Julian Rijkhoff, Mika Godts e Amourricho van Axel Dongen, o Ajax tem atacante talentos com longos contrato. Será interessante ver o que acontecerá com Steven Berghuis e Steven Berghuis. Steven Berghuis disse ao chegar em 2022 que queria fazer um balanço depois de dois anos. O capitão do Ajax nunca escondeu que gostaria de ter uma segunda oportunidade na Premier League ou em outra competição de elite. Recentemente houve grande interessa da Arábia Saudita, mas também grandes clubes como West Ham e Bayern de Munique. Steven Berghuis possui contrato por mais três temporadas e por isso o Ajax pode pedir uma boa quantia por ele.
Steven Berghuis também vai analisar tudo depois desta temporada. O atacante canhoto de 32 anos chegou aos Ajax para conquistar títulos, mas nada disso aconteceu. Steven Berghuis expressou recentemente sua insatisfação com isso, mas certamente também internamente. Um Steven Berghuis em boa forma vale ouro para o Ajax, mas ele tem lutado contra lesões nos últimos meses. O Beşiktaş JK está em muito interessado em sua contratação. Como ainda lhe resta um ano de contrato, este pode ser o momento para uma transferência para Steven Berghuis.
A vassoura passará pelo sistema ofensivo. Se Brian Brobbey ficar, muito influenciará no futuro de Chuba Akpom. O atacante de 28 anos não tem interesse em mais um ano como reserva. Chuba Akpom já esteve perto de retornar à Inglaterra em janeiro. Carlos Forbs Borges, que vive um primeiro ano difícil no Ajax, também é procurado por outros clubes na Inglaterra. Ambos são alvos interessantes para clubes da Inglaterra. É bem possível que depois de uma temporada desastrosa, o Ajax simplesmente obtenha lucro com a dupla, que chegou em Amsterdã por quase trinta milhões de euros.
Quem vai embora de qualquer maneira é Georges Mikautadze. O atacante de 23 anos voltou a mostrar imediatamente suas qualidades desde que voltou por empréstimo ao FC Metz e marcou mais vezes na Ligue 1 em 2024 do que Kylian Mbappé. O FC Metz tem uma opção de compra de mais de dez milhões de euros, mais ou menos o valor que o Ajax ainda devia aos franceses após o primeiro prazo de pagamento. O Ajax não precisa mais de Georges Mikautadze, o georgiano não quer mais voltar. Ele falou à mídia francesa esta semana perplexo sobre como foi recebido no Ajax, acrescentando que o clube não entrou em contato com ele desde que ele voltou para a França.
Isso não é inteiramente verdade. O Ajax está em contato com seu empresário e em breve visitará a França. O clube também vê qualidades em Georges Mikautadze. A expectativa é que o FC Metz pague o valor e o venda para um clube maior na França ou fora do país.
Por aproximadamente o mesmo valor, o FC Porto incluiu a opção de compra no contrato de empréstimo de Francisco Conceição. Dá à equipe de Amsterdã recursos adicionais para diminuir os prejuízos financeiros causados pela ausência na UEFA Champions League por duas temporadas consecutivas e também atrair reforços específicos para a próxima temporada.