Arne Slot é um treinador que gosta de explicar cada detalhe da sua decisão junto aos jornalistas da coletiva de imprensa. Quando ele se sentou para conversar com eles, a primeira pergunta que Arne Slot recebeu foi o motivo pelo que Dávid Hancko e Lutsharel Geertruida trocaram de posições durante a partida contra o NEC Nijmegen.
Qual é a ideia por trás dessas mudanças de posição de Dávid Hancko e Lutsharel Geertruida?
“Eu posso explicar isso, mas acredito que a grande maioria não achará isso interessante”
Antes de explicar os detalhes que o levou a fazer essa mudança, Arne Slot comentou sobre os fogos de artifícios lançados no gramado.
“Não é assim que queremos mostrar para o mundo como praticamos futebol aqui na Holanda. Então isso não é divertido para ninguém”
Em relação a mudança de posição entre Lutsharel Geertruida e Dávid Hancko, Arne Slot explicou que esse movimento ele chama de “exaustão”.
Arne Slot dá crédito a Dwight Lodeweges, seu ex-treinador no PEC Zwolle, por esse truque tático.
“Se o adversário pressiona com três atacantes, você dribla com um zagueiro esquerdo. Então você usa o escapamento. Para usar as palavras de Dwight Lodeweges” disse Arne Slot.
A saída é o jogador usado assim que o adversário trava a construção. Esse jogador permanece fora da área onde a pressão está sendo exercida. Para que os seus companheiros tenham sempre uma opção de jogo simples para sair jogando, possivelmente através de um passe intermediário com o goleiro.
Então esse jogador é a saída para seus companheiros. Ou o escapamento, para seguir a nomenclatura utilizada por Dwight Lodeweges e Arne Slot.
Voltando à explicação de Arne Slot…
“Se você continuar como zagueiro pela esquerda, poderemos perder a opção, com essa mudança, meu zagueiro atua na esquerda e consegue ajudar na saída de bola” terminou Arne Slot.
Nesse primeiro cenário, Lutsharel Geertruida é o homem livre em uma posição semelhante a de um zagueiro pela esquerda. Os jogadores do Feyenoord foram preparados por Arne Slot para esse cenário.
“Então você também pode reverter isso. Você gira a esquerda para trás para a posição central, porque acho que a esquerda central se torna a lateral esquerda” disse Arne Slot.
É por isso que Dávid Hancko pode emergir como lateral esquerdo mesmo quando joga como zagueiro pela esquerda. No entanto, Arne Slot também usa os fogos de artifícios do NEC Nijmegen para uma mudança maior. O ponta pela direita do NEC Nijmegen, Tjaronn Chery que costuma jogar por dentro, precisa de um lateral subindo como adversário direto.
Rogier Meijer explica depois: “Nós queríamos deixar Tjaronn Chery passar em momentos de alta pressão, para que ficasse um contra um em todo o campo. Acho que isso foi difícil para o Feyenoord. Você já viu muitas vezes que eles tinham Lutsharel Geertruida lá e depois Dávid Hancko novamente”
Essa mudança é a mão de Arne Slot: “Na primeira partida já indiquei que Dávid Hancko deveria jogar como lateral esquerdo. Ele fez isso por um tempo. Então eles viraram tudo de novo. No intervalo, eu disse que íamos realmente fazer diferente. Que Dávid Hancko teve que jogar como lateral esquerdo. Então Quinten Timber também recuou um pouco mais”
Arne Slot ri: “Agora, eu acho que já perdi todo os jogadores”
Então é a hora de usarmos os vídeos para mostrarmos o que Arne Slot quis dizer com sua explicação.
Começando pelo escapamento. No vídeo acima você poderá ver dois exemplos disso com Dávid Hancko e Lutsharel Geertruida. Em ambas as situações, Lutsharel Geertruida é titular como lateral esquerdo. No primeiro caso, ele acaba sozinho no centro-esquerdo, devido a uma troca de posição com Dávid Hancko.
Estas situações só surgem após a conversa com Arne Slot. Na fase inicial da partida, o Feyenoord ainda lutava para encontrar um homem livre na lateral esquerda.
O vídeo acima é um exemplo disso. Dávid Hancko e Lutsharel Geertruida estão na retaguarda juntamente com Thomas Beelen para moldar a formação. Por estarem todos nesta linha, não é possível jogar três contra dois.
Isso muda após as instruções extra de Arne Slot durante o primeiro ataque. Dávid Hancko aparece de repente como lateral esquerdo, na retaguarda de Tjaronn Chery.
Através desta estrutura, o Feyenoord consegue fazer frente à pressão inicial do NEC Nijmegen. Tjaronn Chery de repente tem que defender em vez de atacar. Isso inclina o cenário da partida e o craque mais importante perde energia. Embora o único gol do Feyenoord venha da outra ponta.
“Para ser totalmente honesto, não creio que tenhamos perdido o jogo lá” disse Rogier Meijer.
O NEC Nijmegen não perdeu o jogo naquela ponta, mas o Feyenoord assumiu o controle através daquela ponta que faltou na fase final. Graças às instruções extras de Arne Slot.