A final da Copa da Holanda está se aproximando e não podemos separar o sucesso do NEC Nijmegen nesta temporada da excelente fase que vive Philippe Sandler. O zagueiro de 27 anos com passagem pelo Manchester City e Feyenoord, é um dos pilares da equipe de Rogier Meijer e no domingo, diante do Feyenoord, ele terá a missão de comandar a defesa dos Nijmegenaren diante do Stadionclub em busca do título da Copa da Holanda.
“Não conquistamos nada até agora. Nós chegamos na final da Copa da Holanda e estamos em sexta na Eredivisie. É uma excelente campanha dentro das condições que temos. Mas ainda não temos nada concreto” disse Philippe Sandler.
Todos os jogadores e treinadores que trabalharam com Philippe Sandler concordam que ele é um jogador diferenciado. Assista a um jogo do NEC Nijmegen e Philippe Sandler será um dos destaques da equipe. O zagueiro é extremamente calmo com a bola e nunca parece se impressionar com um adversário ou com um acontecimento durante uma partida. Philippe Sandler é capaz de atingir acionar um atacante através dos seus belos lançamentos. E se não consegue lançar a bola para seu companheiro, ele passa pela marcação adversária até chegar no meio de campo.
Não é à toa que ele é elogiado por companheiros de equipe. Por exemplo, Jordy Bruijn que trabalhou com ele no NEC Nijmegen na temporada passada, afirmou que Philippe Sandler seria uma peça muito boa para o Ajax. O treinador do NEC Nijmegen, Rogier Meijer foi ainda mais longe e disse que Philippe Sandler poderia ser titular do Feyenoord, PSV ou Ajax nesta temporada.
Por mais que Philippe Sandler seja calmo dentro de campo, ele também é muito calmo fora das quatro linhas. As críticas não o incomodam, mas ele também não recebe muitos elogios.
“Às vezes alguém envia algo em nosso aplicativo e então eu vejo. Mas eu não fico lendo detalhes. Eu não leio muito. Eu também acho que não vou ler essa entrevista. Desculpe. Espero que outras pessoas gostem. Eu simplesmente não me importo muito. Uma semana você joga bem, então todo mundo fica feliz. Na outra semana as coisas não vão bem e apenas críticas destrutivas são lançadas contra mim. Só aceito conselhos das pessoas ao meu redor. De pessoas que eu acho que realmente entendem” disse Philippe Sandler.
Uma dessas pessoas em quem Philippe Sandler confia é o seu treinador, Rogier Meijer.
“Philippe Sandler é extremamente importante para a nossa equipe e não temos palavras para descrever. Você apenas tem que olhar para ele. Você pode ver a diferença se ele joga ou não. Ele é um jogador extremamente importante para nós com a bola, mas você também percebe que outros jogadores melhoram quando estão jogando com ele. Esse é o maior elogio para ele, embora eu não ache que ele precise disso. Em todas as faces ele é um ponto de tranquilidade para a equipe. Ele é muito tranquilo com a bola e sempre consegue ver onde está um companheiro livre. Na defesa, Philippe Sandler também é alguém que lê as situações de jogo e pode agir de acordo. Isso dá confiança aos outros jogadores. Isso também é maravilhoso para um treinador. Ele vê isso acontecendo em campo e tem tempo para trabalhar nisso, justamente porque vê isso muito rapidamente” disse Rogier Meijer.
Rogier Meijer já trabalha com Philippe Sandler há duas temporadas. Ele chegou no NEC Nijmegen sem custos depois de deixar o Feyenoord em 2022. O time de Roterdã já contratou o zagueiro do Manchester City, mas não pela primeira vez na carreira, uma lesão o tirou de combate. Como resultado, ele fez apenas duas partidas pelo Feyenoord. O diretor de futebol do NEC Nijmegen o trouxe para Nijmegen.
“Uma das razões pelas quais eu escolhi vim par ao NEC Nijmegen foi porque eu queria jogar mais vezes. Isso era necessário, dado ao meu passado. O clube foi paciente e lentamente fui conquistando meu espaço. Eu também estou e sou grato ao departamento médico do clube” comentou Philippe Sandler.
Depois de perder o início da temporada, Philippe Sandler disputou 23 partidas oficiais em sua primeira temporada pelo NEC Nijmegen. Ocasionalmente, ele perdia uma partida devido a uma pequena lesão ou precisava sair mais cedo, mas o zagueiro ficava satisfeito. Formou uma dupla com Ivan Márquez, voltou a se sentir em forma e queria muito uma nova temporada, em que o NEC Nijmegen era ambicioso e queria avançar. No entanto, pouco antes do início da pré-temporada, as coisas deram errado para Philippe Sandler. Desta vez não houve lesão no joelho ou tornozelo, mas sim um caso de azar.
Durante as férias em Ibiza, ele estava jogando com amigos quando um pedaço de vidro apareceu na grama artificial. Philippe Sandler ficou naquele pedaço de vidro e sofreu um ferimento grave.
“Isso foi doloroso, literal e figurativamente. Foi só azar, mas por causa disso perdi um pouco da preparação e fiquei atrasado. Não consegui andar por um tempo, realmente tive que reconstruir aquilo. Claro que também pensei: Por que isso está acontecendo comigo de novo? Mas nuca fico pensando nisso por muito tempo. Sou uma pessoa positiva, o que me ajuda bastante” comentou Philippe Sandler.
Para alguém que teve tanto azar em sua carreira, é admirável o quão otimista Philippe Sandler é na vida. Seu histórico de lesões é impressionante. O zagueiro sofreu múltiplas lesões no tornozelo, joelho e tendão da coxa e quebrou a clavícula como jogador do PEC Zwolle. Sempre que se trata de suas qualidades, segue-se uma frase: “Quando ele estiver em forma…”
Philippe Sandler entende que muitas vezes se trata disso, mas prefere olhar para o presente.
“Agora estou em forma novamente e não estou tão preocupado com o passado. Como posso permanecer positivo? Não faço ideia, isso está dentro de mim. Eu sempre fui um menino alegre. Isso me ajudou muito durante minha carreira. Olha, eu também tenho dias ruins. Por exemplo, se eu ficasse um pouco mais fora e só pudesse ser encontrado na academia por três meses. Acho que todo mundo tem isso. Mas eu sempre ligo o interruptor rapidamente de novo” comentou Philippe Sandler.
Philippe Sandler fez isso novamente nesta temporada. A ferida no pé sarou e ele disputou quatro partidas na Eredivisie, após as quais teve que ficar de fora por mais alguma semanas devido a uma lesão no joelho. Desde que se recuperou, não perdeu nenhum jogo da Eredivisie.
“Eu me sinto bem agora também. Como jogador de futebol, eu quero jogar o maior número possível de partidas e não apenas treinar, por isso estou indo bem agora. Já não me lembro quantos jogos estou de forma consecutiva jogando, isso já diz o suficiente sobre esse meu momento. Eu jogo de tudo agora, isso deveria ser normal. É uma sensação boa e normal, do jeito que deveria ser. Para mim, esse é o desenvolvimento mais importante que posso fazer nesta temporada” disse Philippe Sandler.
Rogier Meijer também está feliz com isso. O comandante do NEC Nijmegen queria colocar Bram Nuytinck ao lado de Philippe Sandler para comandar a defesa da equipe. No começo da temporada, isso não aconteceu da forma que o treinador gostaria, mas agora as coisas estão fluindo melhores. Agora ele pode contar com os dois fortes defensores que se complementam bem.
“Philippe Sandler pode jogar três partidas em uma semana sem reclamar ou ficar de mau humor. Eu também acho que ele ganhou muito mais confiança em seu próprio corpo. Esse desenvolvimento é ótimo. Não só para ele, mas também para a equipe. Nós também colhemos os benefícios disso. Quando ele voltou nesta temporada após a lesão, pudemos ver que estávamos jogando um futebol melhor e melhorando como equipe. Isso certamente pode ser parcialmente atribuído a ele” disse Rogier Meijer.
No início da temporada as coisas não iam tão bem no NEC Nijmegen. O clube começou a temporada cheio de ambição, mas perdeu nas duas primeiras rodadas para o SBV Excelsior e Heracles Almelo. A derrota em casa diante do Vitesse também doeu bastante. As críticas começaram a crescer entre os torcedores, mas Philippe Sandler, que assistiu aos jogos nas arquibancadas, não se preocupou.
“Nós começamos com um pequeno elenco. Alguns jogadores se machucaram, então jogamos com um elenco um pouco diferente nos primeiros jogos. Alguns jogadores também não estavam em forma ainda. Você não pode culpar ninguém por isso, mas foi difícil. Você procura estabilidade, de preferência desde o início. Mas não, eu não estava preocupado. Uma temporada dura muito tempo, então você não deve desacreditar no trabalho que está sendo desenvolvido por causa de duas derrotas no começo da temporada” falou Philippe Sandler.
Justamente quando Philippe Sandler estava em forma novamente e começou a se recuperar no NEC Nijmegen, o esta da equipe também começou a ter um desempenho melhor. O defensor ri quando surge essa questão.
“Só tento ajudar o time com a minha qualidade, só isso. Então é bom que as coisas tenham melhorado desde que cheguei e que também joguemos um futebol mais atraente” disse Philippe Sandler.
Philippe Sandler joga ao lado de Bram Nuytinck, que retornou ao NEC Nijmegen no começo desta temporada após jogar na Bélgica e na Itália.
“Bram Nuytinck é realmente muito bom. Sou muito bom com ele ao meu lado. Os meus pontos fortes conseguem complementar bem com ele ao meu lado. Nós conversamos muito um com o outro. Ele é um jogador com muita experiência. Uma pessoa legal também para o grupo. Bram Nuytinck é uma pessoa positiva que ajuda muito bem os jovens jogadores. Acho que nos complementamos bem na defesa. Na verdade, Bram Nuytinck consegue fazer tudo bem e é bom ter um jogador tão experiente ao meu lado” disse Philippe Sandler.
Na ausência de Lasse Schöne, Bram Nuytinck é também o capitão do NEC Nijmegen. O zagueiro careca é líder do grupo, mas Rogier Meijer vê que Philippe Sandler também assume cada vez mais essa função. Consciente ou não, porque Philippe Sandler não precisa necessariamente da braçadeira de capitão. Seu treinador vê isso como um bom passo em seu desenvolvimento.
“No início se tratava principalmente das suas qualidades técnicas, até porque Philippe Sandler estava ocupado consigo mesmo. Ao longo da temporada, ele também se tornou um dos líderes do grupo. Recentemente, ele usou a braçadeira de capitão contra o Vitesse, no segundo tempo. Não creio que ele goste muito disso, mas é um passo que pode dar no NEC Nijmegen. Todos tiveram que rir um pouco, justamente porque ele não se sente capaz para fazer isso, mas dadas as suas qualidades e visão de jogo, é um papel que lhe cabe muito bem” disse Rogier Meijer.
O próprio Philippe Sandler também percebe que pode fazer mais do que apenas trazer paz para a equipe.
“Montar a equipe também é uma das minhas qualidades. Passo muito tempo com eles. Com coaching durante a partida, monitorando a defesa restante. Em campo confio na minha qualidade e isso significa sempre procurar uma solução. Eu tento transmitir isso à equipe e é assim que quero ajudar o time. Estou lendo o jogo a todo momento” finalizou Philippe Sandler.
Rogier Meijer está curioso para saber por quanto tempo continuará desfrutando das qualidades de Philippe Sandler. O zagueiro tem contrato até o final da próxima temporada e o NEC Nijmegen tem a opção de renovação automática por mais uma temporada. Mas em Nijmegen, eles também sabem que Philippe Sandler em boa forma pode chegar ao topo.
“Espero que, quando isso acontecer, ele possa dar mais um passo. Se isso não acontecer, é claro que eu adoraria tê-lo comigo. Estou muito feliz com ele, também pela sua personalidade. Philippe Sandler se encaixa muito bem aqui. Um jogador tranquilo, mas alguém que joga futebol de altíssimo nível” comentou Rogier Meijer.
O treinador do NEC Nijmegen ainda fica regularmente impressionado com o que Philippe Sandler mostra.
“Eu realmente quero dizer isso. Ainda vejo ele fazendo coisas que eu nunca vi antes. Eu também mantenho a minha afirmação de que Philippe Sandler está ao nível da Liga dos Campeões. Eu disse isso no início desta temporada, quando ele tinha acabado de voltar à forma. Eu ainda digo isso agora. É um dos melhores zagueiros da Holanda, desde que mantenha a forma que tem agora. Recentemente assistir ao jogo entre Real Madrid e Manchester City. Aí pensei também: Philippe Sandler não treinou no Manchester City à toa. Eles realmente não colocam você lá porque você é um cara muito legal. Não, então você tem qualidade. Eu vejo isso todos os dias agora. Claro que às vezes fico surpreso com isso, mas gosto do que vejo. As soluções que ele encontra durante o jogo posicional são de alto nível” disse Rogier Meijer.
O zagueiro não fica envergonhado facilmente quando recebe elogios, mas ri quando é confrontado com superlativos das pessoas ao seu redor. Rogier Meijer está convencido de que Philippe Sandler pode jogar nos principais clubes da Holanda.
“Eu gosto quando as pessoas dizem isso. Mas também sei o que posso fazer e que nível posso atingir. Sim, posso jogar com o Ajax. Eu atrevo a dizer isso. Eu também fui para o Feyenoord e não senti que não conseguiria aguentar lá. Só me machuquei no segundo treino. Eu tive azar de novo, sim. Não estou mais preocupado com isso, mas sei o que posso entregar dentro de campo” comentou Philippe Sandler.
Seu antigo clube, o Feyenoord, será o adversário do NEC Nijmegen no domingo na final da Copa da Holanda, que poderá render o primeiro grande título da história do NEC Nijmegen.
“O fato de jogarmos contra o Feyenoord é obviamente especial. Eu fui muito feliz lá, embora tenha durado apenas seis meses. Ainda mantenho contato com Guus Til. Ele é um bom amigo. Só não tenho boas recordações desse período em termos de futebol, porque sofri com lesões. Eu ainda teria jogado lá se tivesse permanecido em forma? Nunca saberemos. Agora o Feyenoord é meu antigo clube e espero conquistar a Copa da Holanda com o NEC Nijmegen” disse Philippe Sandler.
Depois da final de domingo, estão agendados mais quatro jogos na Eredivisie para o NEC Nijmegen terminar na melhor posição possível. A questão é como será o futuro de Philippe Sandler depois disso. Ele deixa isso acontecer silenciosamente. “Meu foco é principalmente terminar a temporada, ter o melhor desempenho possível e ficar em forma. Então verei como serão os próximos passos. É claro que quero jogar o mais alto nível possível, mas sou sincero quando digo que ainda não considerei deixar o NEC Nijmegen. Eu acho que ficará tudo bem. Talvez eu fique no NEC Nijmegen. Estou com um contrato muito bem amarrado aqui, estou me divertindo muito e o treinador vai continuar mais tempo” finalizou Philippe Sandler.