Houve um último obstáculo a superar, mas o jogador do SC Heerenveen, Thom Haye, é agora um jogador internacional pela Indonésia, o país dos seus avós. Ele poderá fazer sua estreia nas Eliminatórias para Copa do Mundo contra o Vietnã, na quinta-feira. Numa extensa conversa com um dos principais jornais da Holanda, Thom Haye explica por que fez essa escolha.
Ultimamente ele tem recebido cada vez mais mensagens da Indonésia perguntando se gostaria de jogar pelo país de seus avós. Isto não era novidade para Thom Haye: mesma quando era mais novo, ele era frequentemente abordado por torcedores indonésios através das redes sociais.
“Eles são bastante ativos neste aspecto e ficam atentos aos jogadores europeus que têm origem na Indonésia” disse Thom Haye.
“É por isso que sempre olhei para isso com carinho. Eu gostaria que a oportunidade se apresentasse? Às vezes eu falava sobre isso com meus melhores amigos, que por acaso também raízes na Indonésia, mas não foi algo que realmente eu busquei. De repetente, isso chega até você e de repente fica sério” disse Thom Haye.
O jogador do SC Heerenveen ficou muito feliz, mas não disse sim imediatamente. “Eu sou uma pessoa que sempre quer saber no que está entrando. Eu fui estimulado pelo orgulho que isso traz. Acho que é muito especial representar o país da minha família, mas também achei que era importante que eu realmente jogasse por alguma coisa, que houvesse um desafio esportivo” finalizou Thom Haye.