SELEÇÃO HOLANDESA

O que o Feyenoord ganhará com Gijs Smal

Gijs Smal

Com Gijs Smal, o Feyenoord contratará um lateral esquerdo que é um passador excepcional na Eredivisie. A sua chegada representa um desafio para Arne Slot, que terá de mascarar os seus pontos fracos.

Gijs Smal é o primeiro alicerce do que se tornará o novo Feyenoord. O lateral esquerdo, que chega sem custos do FC Twente, enquadra-se perfeitamente no perfil que Arne Slot procura em um jogador na sua posição. A expectativa é que ele entre rapidamente no jogo posicional do time de Roterdã.

Além disso, o caráter de Gijs Smal também é uma vantagem. O Feyenoord já tem uma boa ideia disso, porque o auxiliar técnico do clube trabalhou com Gijs Smal quando este ainda tinha contrato com o FC Volendam.

Sipke Hulshoff reconheceu um jogador potencialmente muito bom, com um caráter muito forte. Sipke Hulshoff fez tudo o que pôde para se tornar um jogador de futebol melhor. Ele mostrou isso novamente no FC Twente. Sipke Hulshoff é um jogador titular indiscutível em Enschede. Os Tukkers queriam continuar com ele, mas o próprio Gijs Smal não queria mais ficar no De Grolsch Veste.

Ele também sabia que caso renovasse com o FC Twente, perderia uma boa oportunidade de jogar em um clube que almejasse algo maior na Holanda. Ele não apenas ganhará um salário mais alto no Feyenoord, mas também acabará em um clube que jogará novamente a UEFA Champions League na próxima temporada.

A seguir, listamos as principais razões pelas quais o Feyenoord vinha acompanhando de perto a situação de Gijs Smal no FC Twente.

1. DINHEIRO

O lateral esquerdo é interessante devido ao seu status contratual, afinal de contas, ao final desta temporada, ele ficará livre no mercado. O Feyenoord é perfeitamente capaz de pagar taxas de transferências, mas agora tem a oportunidade de adquirir um jogador de qualidade e experiente na Eredivisie apenas por taxas de assinatura e salário. Isso faz com que o clube possa ficar com mais dinheiro nos cofres e utilizar em outras peças.

2. AJUSTE

Gijs Smal é um jogador holandês conhecido na Eredivisie. Normalmente, ele seria capaz de se adaptar rapidamente aos métidos de trabalho no Feyenoord.

3. EXPERIÊNCIA

No FC Twente, Gijs Smal se tornou um lateral esquerdo confiável que cresceu com o nível do clube. Aos 26 anos, está na categoria certa em termos de estrutura etária do elenco do Feyenoord. Em parte graças à sua experiência, ele quase nunca cai abaixo do limite inferior.

4. QUALIDADE

Gijs Smal é forte com a bola e muitas vezes vê as soluções certas. Resumindo, ele é forte no jogo posicional e também tem mentalidade ofensiva. Isso significa que ele se enquadra no futebol que o Feyenoord gosta de jogar com Arne Slot. Além disso, é um jogador que também mantém um alto nível durante os treinamentos. Seu estilo de jogo lhe endeuo apelido de Smaldini no FC Twente.

Na temporada passada, Gijs Smal teve seu melhor ano no FC Twente, com dez assistências e dois gols na Eredivisie. “Doze assistências. Acrescecentarei também os da UEFA Europa Conference League” disse Gijs Smal sobre aquela temporada.

Com esses cruzamentos decisivos, é surpreendente que Gijs Smal se encaixe bem na equipe de Arne Slot.

“Cerca de um em cada oitenta cruzamentos resulta em um gol. Além disso, é mais difícil mirar com a cabeça do que com os pés.” argumentou o treinador do Feyenoord com base em dados obtidos durante a sua passagem pelo AZ Alkmaar. Portanto, Arne Slot defende cruzazmentos baixos. Chama a atenção que as assistências de Gijs Smal nunca são bolas altas lançadas ao acaso na frente do gol. Ele busca companheiros nos cantos da grande área, com cruzamentos rasteiros e recuados.

Pela preferência por esse tipo de bola, Gijs Smal está menos produtivo no FC Twente nesta temporada. Ele é melhor atrás de um driblador como Virgil Misidjan, que mantém vários adversários ocupados. Já durante sua passagem pelo FC Volendam, ele aprendeu a aproveitar essa distração surpreendendo os adversários por dentro. Com Michel Vlap como ponta, esse espaço não está mais aberto para Gijs Smal que joga mais como atacante esquerdo ofensivamente.

“Nos últimos anos tive Virgil Misidjan à minha frente, Michel Vlap como camisa 10 e Ramiz Zerrouki me protegendo. Todos esses jogadores deixaram o FC Twente, menos Michel Vlap que joga de outra forma atualmente. Eu tive que reencontrar meu lugar em um time diferente e também ajustar meu jogo” disse Gijs Smal.

Após sua transferência, Gijs Smal provavelmente terá a chance de desempenhar novamente este papel. Nesta temporada, os defensores do Feyenoord tocam mais do que nunca a bola para o meio de campo.

A partir dessas posições centrais, as qualidades de Gijs Smal como passador são claramente evidentes. Na temporada passada foi a defesa da Eredivisie que mais vezes alcançou os companheiros na última parte do campo. Assim como ele criou mais chances em jogo aberto da defesa.

O fato de Gijs Smal não estar no topo do ranking nesta temporada se deve em parte ao fato de ele ter perdido alguns jogos no início da temporada. Apenas dois defensores alcançam outros jogadores no terço final do campo com mais frequência a cada noavmente minutos: Jordan Teze e Olivier Boscagli.

Em termos de chancees criadas em jogo aberto, Gijs Smal é o oitavo. No Feyenoord, apenas Quilindschy Hartman reporta melhores números nessa área.

Esses tipos de números ilustram a maior qualidade de Gijs Smal: sua visão do jogo faz com que ele se destaque como passador. Ele tem um olho particularmente bom para companheiros de equipe que correm livremente nas entrelinhas. Além disso, Gijs Smal também saca facilmente os atacantes com bolas inteligentes atrás da última linha do adversário. Dessa forma, acelera o acúmulo. No domínio dos passes progressivos, Gijs Smal pertence à categoria exterior da Eredivisie.

Os bons dados de Gijs Smal também terão sido lançados no computador de clubes estrangeiros. Então por que ele não foi vendido? Provavelmente isso pode ser explicado pela sua vulnerabilidade defensiva, além de uma lesão no período de transferências. Gijs Smal é um lateral com o espírido de Daley Blind: conta com a sua contribuição na posse de bola.

Estreito não tem explosividade. Já durante sua passagem pelo FC Volendam, ele recebeu treinamento físico extra para se tornar mais rápido. No entanto, ele ainda não é um velocista. Principalmente nos primeiros metros, Gijs Smal costuma ter dificuldade para chegar, o que é inconveniente para um jogador que enfrenta frequentemente atacantes rápidos.

Especialmente contra atacantes canhotos, o atual lateral esquerdo do FC Twente parece muitas vezes vulnerável. Muitas vezes ele defende a uma grande distância de seu oponente direto, esperando que seus companheiros venham ajudá-lo. Resultado dessa tática: Gijs Smal usa menos tackles do que na temporada passada, mas registra uma taxa de sucesso muito maior.

O Feyenoord espera que Gijs Smal consiga continuar esse progresso defensivamente. Além disso, uma tarefa importante será reservada ao pessoal técnico para mascaras os pontos fracos. De qualquer forma, o próprio Gijs Smal pensa que pode tirar as dúvidas.

“Muita gente vai pensar que o FC Twente é o meu top. Mas você sabe, eles já me disseram isso no FC Volendam. Era ali que ficava meu teto. Na verdade, eu tenho ouvido coisas assim durante toda a minha vida. Eu gosto de correr riscos. Nós veremos como tudo irá funcionar” disse Gijs Smal.

Marcos López

O Feyenoord contratará, inicialmente, Gijs Smal como substituto de Marcos López. O jogador peruano não conseguiu se tornar uma presença permanente. Marcos López não teve sorte com o desenvolvimento de Quilindschy Hartman. Depois de dois anos como reserva, o lateral esquerdo adquirido junto ao San Jose Earthquakes quer jogar. O Feyenoord não o impedirá nessa ambição e permitirá que ele deixe Roterdã.

Com Gijs Smal o clube não retrocede. Além disso, ele pode ser imediatamente o substituto de Quilindschy Hartman, caso o jovem consiga se transferir ao final desta temporada. Gijs Smal é a prova de que a gestão do Feyenoord já está ocupada pensando na próxima temporada e antecipa mudanças que estão por vir. Embora paire sobre o mercado a questão de saber se Gijs Smal pode competir defensivamente ao nível da UEFA Champions League.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *