No De Grolsch Veste, em Enschede, no leste da Holanda, o FC Twente recebeu a visita SBV Excelsior e venceu por 4 a 2. Mas se engana quem pensa que os Tukkers tiveram vida fácil diante dos Kralingers. Os comandados de Marinus Dijkhuizen saíram na frente com Troy Parrott e Sven Nieuwpoort, mas após a expulsão de Arthur Zagré, o FC Twente voltou ao jogo e marcou os quatro gols com Ricky van Wolfswinkel (2x), Manfred Ugalde e Younes Taha.
Esse foi o 43ª jogo entre os dois clubes, com 20 vitórias para o FC Twente, 14 empates e 9 vitórias para o SBV Excelsior. A última partida entre eles aconteceu em 1ª de abril e terminou empatado em 0 a 0, no Van Donge & De Roo Stadion, casa do SBV Excelsior.
A última vez em que o SBV Excelsior conseguiu vencer o SBV Excelsior jogando na casa do FC Twente, foi em 27 de outubro de 2017. Naquele dia, os Kralingers estavam sendo comandados por Mitchell van der Gaag, atual auxiliar técnico de Erik ten Hag no Manchester United. Khalid Karami, Milan Massop e Hicham Faik marcaram os três gols do SBV Excelsior, enquanto Tom Boere marcou o único gol do FC Twente naquele dia.
Essa foi a primeira vez em que o FC Twente venceu o SBV Excelsior por esse placar de 4 a 2, mas o SBV Excelsior já havia conquistado uma vitória diante do FC Twente por esse placar e isso aconteceu em 19 de abril de 1976.
A última vez em que o FC Twente marcou quatro gols no SBV Excelsior foi em 31 de agosto do ano passado, quando jogando em Enschede, o FC Twente goleou os Roodzwarten. E a última vez em que os Reds venceram o SBV Excelsior por dois gols de diferença foi em 27 de outubro de 2017, no Van Donge & De Roo Stadion, casa do SBV Excelsior.
🐴 A vitória fez o FC Twente chegar aos 33 pontos, dois pontos a menos que o Feyenoord (2ª) e doze pontos a menos que o PSV (1ª). O próximo compromisso dos Tukkers será contra o Sparta Rotterdam, em Roterdã. Esse será o último compromisso dos Twentenaren na Eredivisie em 2023.
🖤 Já o SBV Excelsior voltará para casa e receberá o Go Ahead Eagles. A equipe vem de oito jogos sem vencer na Eredivisie. A última vitória foi no clássico de Roterdã contra o Sparta Rotterdam, em casa, em 1ª de outubro. Os Rotterdammers estão com 16 pontos na décima colocação.
🐴 FC Twente: Joseph Oosting repetiu a escalação dos Tukkers que começou o clássico contra o Go Ahead Eagles na rodada passada. O comandante dos Twentenaren segue sem contar com Max Bruns, Naci Ünüvar e Michel Vlap, todos lesionados. Mees Hilgers entrou nessa partida com risco de ser suspenso, caso recebesse um cartão amarelo.
🖤 SBV Excelsior: Pelo lado dos Kralingers, Julian Baas e Arthur Zagré entraram pendurados, mas com a expulsão de Arthur Zagré, o atacante não estará disponível para o próximo confronto do SBV Excelsior na Eredivisie. Marinus Dijkhuizen segue sem contar com Jacky Donkor, Adrian Fein, Lennard Hartjes, Mike van Duinen, Serano Seymor e Kik Pierie, todos lesionados. A única mudança promovida por Marinus Dijkhuizen foi o retorno de Noah Naujoks ao time titular, na vaga de Cisse Sandra.
🖤 0x1: Aos nove minutos, Redouan el Yaakoubi lançou a bola e Troy Parrott pegou a defesa do FC Twente desajustada. O atacante recebeu a bola nas costas de Robin Pröpper e partiu em velocidade para a grande área dos Tukkers. O camisa 09 do SBV Excelsior finalizou cruzado, sem chances para Lars Unnerstall.
🖤 0x2: Aos doze minutos, o SBV Excelsior ampliou a vantagem. Em cobrança de escanteio, Lazaros Lamprou pulou sozinho para finalizar de cabeça. A bola estava indo em direção a meta de Lars Unnerstall e seria defendida pelo goleiro alemão, só o que Lars Unnerstall não contava era com um desvio de Sven Nieuwpoort que matou qualquer possibilidade de defesa para Lars Unnerstall.
🟥 🖤 EXPULSO! A história da partida começou a mudar aos 25 minutos, quando Arthur Zagré foi expulso de campo. O lateral esquerdo foi expulso após entrar de forma violenta em Daan Rots.
🐴 1×2: Com um jogador a menos em campo, o SBV Excelsior se fechou por completo, mas só aguentou ficar sem sofrer o primeiro gol até os minutos finais do primeiro tempo. Nos acréscimos da primeira etapa, Sem Steijn recebeu a bola próximo do meio de campo e levantou a bola na grande área do SBV Excelsior. Daan Rots tocou de cabeça para Manfred Ugalde finalizar e marcar o primeiro dos Tukkers.
🐴 2×2: Aos 57 minutos, pênalti para o FC Twente. Após finalização errada de Sem Steijn, a bola sobrou para Youri Regeer. O meio-campista finalizou e Siebe Horemans se jogou na frente da bola. O problema é que a bola pegou em sua mão e Ingmar Oostrom marcou penalidade máxima para os donos da casa. Na cobrança, Stijn van Gassel acertou o lado da finalização de Ricky van Wolfswinkel, mas o experiente centroavante holandês colocou a bola no canto do goleiro do SBV Excelsior para empatar a partida no De Grolsch Veste.
🐴 3×2: Aos 80 minutos, Joshua Brenet levantou a bola na grande área do SBV Excelsior. Manfred Ugalde ajeitou a bola de cabeça para a finalização de Ricky van Wolfswinkel. O centroavante holandês aproveitou uma falha grande do sistema defensivo dos Kralingers que contava cum três zagueiros e mesmo assim permitiu com que Ricky van Wolfswinkel finalizasse dentro da pequena área, livre de marcação.
🐴 4×2: Aos 85 minutos, o FC Twente sacramentou a vitória com um lindo gol de Younes Taha. O atacante finalizou de média distância e acertou o ângulo de Stijn van Gassel para dá números finais a partida.