SELEÇÃO HOLANDESA

Jens Toornstra nunca brigou contra o rebaixamento

Jens Toornstra

Ele se tornou campeão com o Feyenoord e disputou quatro partidas com a seleção holandesa. Agora, para sua surpresa, Jens Toornstra está jogando lutando com o FC Utrecht para sair da znoa de rebaixamento da Eredivisie.

Voltemos à noite de sexta-feira, de volta a Volendam. Era a noite em que os ônibus com os torcedores do FC Utrecht fizeram a volta antes do início do jogo, Nick Viergever foi expulso de campo poucos minutos depois e o FC Utrecht assumiu a última colocação após sofrer o gol do FC Volendam e perder por 1 a 0.

Um pequeno ponto positivo nos dias sombrios em Utrecht foi o retorno de Jens Toornstra. O meio-campista esteve ausente contra o NEC Nijmegen e o Almere City FC. Ele disse que estava muito doente. Um vírus da gripe circulava no vestiário do FC Utrecht.

“Eu realmente consegui controlá-lo bem. Quase não pude fazer nada, apenas fiquei detado na cama. Felizmente estou bem novamente” disse Jens Toornstra.

Seu retorno, quinze minutos antes do final, é ofuscado pela derrota. O FC Utrecht perde uma partida pela sétima vez nesta temporada e está agora na última posição da Eredivisie. Algo novo para Jens Toornstra.

“É inacreditável e não consigo explicar. Nós estámos no décimo oitavo lugar. Eu também nunca experimentei isso. Joguei contra o rebaixamento com o ADO Den Haag. É muito diferente. Precisamos começar a mudar as coisas, caso contrário, iremos passar toda a competição lutando contra essa situação” disse Jens Toornstra.

Primeiro, de volta à noite de sexta-feira mais uma vez. Os homens de Jens Toornstra treinaram durante uma semana para jogar contra o FC Volendam. As pessoas sabiam que haveria um jogo duro, mas ao mesmo tempo também sabiam onde estavam as oportunidades. Porém, depois de cerca de cinco minutos todos os plano foram jogados no lixo. Nick Viergever recebeu cartão vermelho e a estratégia que Ron Jans montou para a partida, foi totalmente desfeita.

Jens Toornstra não culpa seu capitão, Nick Viergever.

“Falei com ele logo após a partida. Ele não tinha visto aquele jogador chegando. Isso é apenas azar. Este tem sido o caso com mais frequência nas últimas semanas. Já faz tempo que estamos em uma maré de azar. Todo aquela preparação que fizemos ao longo da semana foi para o lixo. Nós podemos ficar muito tristes com isso agora, mas isso não pode acontecer. Depois de dez segundos já há um primeiro duelo aérero e estamos cortados ao meio. É aí que o tom é definido. Então temos que ser ainda mais persistentes” comentou Jens Toornstra.

Nas análises pós-jogo do duelo entre FC Volendam e FC Utrecht, todos os analistas foram unânimes, afirmando que o FC Utrecht tem um elenco muito bom para ser rebaixado.

Mas bons jogadores não formam automaticamente um bom time. Jens Toornstra esteve em ambos os lados em sua carreira. Equipes que tiveram desempenho inferior e equipe que conseguiram surpreender à muitos. Questionado se os nomes do FC Utrecht juntos formam uma boa equipe, o meio-campista pede um tempo para pensar no assunto.

“Acho isso difícil. Você tem que continuar jogando em equipe. Nós lutamos noventa minutos contra o FC Volendam e ainda temos boas chances de fazer o empate. Nós temos que nos agarrar a isso. Não há muito mais no momento” disse Jens Toornstra.

“É bom que os especialistas pensem que somos bons demais para sermos rebaixados. Espero que esteja certos depois de 34 rodadas. Mas temos que sair dessa situação muito rapidamente e só há uma maneira de fazer isso: somar pontos o máximo possível. Certamente ele irá cair na direção certa em algum momento” comentou Jens Toornstra.

Após a partida, Ron Jans deu a entender que deverá fazer mudanças profundas na equipe nas próximas semanas. Que ele possa começar a focar nos resultados para depois começar a jogar bonito. Ele também está procurando por mentes vencedoras dentro do seu elenco.

O próprio meio-campista sabe o que lhe é pedido. Jogadores mais experientes como Vasilis Barkas, Nick Viergever e Mark van der Maarel e ele devem assumir o papel de liderança no FC Utrecht.

“O que mais podemos fazer em nosso papel? Ainda mantendo a equipe unida e dando instruções aos meninos mais novos e dando-lhes autoconfiança. Espero que um dia tudo dê certo. Mas estamos dizendo isso há três ou quatro semanas. Se eu soubesse exatamente o que era necessário para reverter a situação, já teria pressionado esse botão” disse Jens Toornstra.

Ron Jans terá duas semanas para trabalhar sua equipe, tendo em vista que teremos os jogos da seleção holandesa pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2024 na Alemanha.

Será que é isso que o FC Utrecht precisa para se reorganizar?

“Vocês todos estão procurando o melhor remédio. Há algo a ser dito sobre tudo o que você menciona. Eu também não sei agora. Tudo o que podemos fazer é dar o nosso melhor todos os dias” comentou Jens Toornstra.

O próximo jogo do FC Utrecht é contra o Ajax.

“Posso dizer que no papel queremos adversários mais fáceis, mas na realidade que estamos, todos os adversários são complicados para nós” disse Jens Toornstra.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *