Nesta sexta-feira, Ronald Koeman divulgou a convocação da seleção holandesa para os jogos contra a França e a Grécia pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2024 na Alemanha. Dois nomes chamaram bastante atenção da mídia holandesa, o tão aclamado Jeremie Frimpong voltou a ser chamado para a seleção holandesa, primeira vez na era Ronald Koeman. E após as falhas de Andries Noppert durante a Eredivisie, o goleiro que defendeu a Holanda na Copa do Mundo do Catar, foi cortado da convocação e em seu lugar, Nick Olij foi chamado.
Nick Olij, Bart Verbruggen e Mark Flekken foram os goleiros convocados. O goleiro do SC Heerenveen, Andries Noppert ainda estava na pré-convocação, mas não está no grupo de jogadores que podem se apresentar ao Zeist na segunda-feira. Jasper Cillessen (NEC Nijmegen) também não está presente. O ex-zagueiro John Veldman foi o último jogador do Sparta Rotterdam a jogar pela seleção holandesa em 1996.
Ronald Koeman terá que remendar a seleção holandesa, tendo em vista que as principais estrelas da equipe estão lesionados. Na meta, Justin Bijlow segue lesionado, assim como os zagueiros Matthijs de Ligt e Sven Botman. No meio de campo, Frenkie de Jong está ausente e no ataque, Cody Gakpo e Memphis Depay também estão fora. O atacante do Atlético de Madrid também esteve ausente dos dois jogos anteriores contra Grécia e Irlanda. Ele então retornou com uma curta passagem no clássico contra o Real Madrid, mas já sofreu outra lesão muscular durante os treinamentos. Memphis Depay, com 44 gols em 88 partidas, ficou afastado dos gramados devido a oito lesões diferentes nos últimos dois anos.
Cody Gakpo se lesionou no sábado passado, no duelo contra o Tottenham, após uma falta dura de Destiny Udogie, na qual Cody Gakpo lesionou o joelho. Cody Gakpo também não foi selecionado para a partida da UEFA Europa League na noite de quinta-feira contra o Union Saint-Gilloise, que o Liverpool venceu por 2 a 0. Jürgen Klopp espera o retorno de Cody Gakpo após a pausa para os jogos da seleção holandesa.
Brian Brobbey também está lesionado. O atacante de Amsterdã, de 21 anos, marcou apenas três gols em nove partidas nesta temporada. Steven Berghuis e Steven Bergwijn também fazem parte da seleção holandesa que também convocou Jeremie Frimpong. O lateral do Bayer 04 Leverkusen esteve ausente da seleção holandesa no mês passado como punição por ter recusado a convocação para a Holanda U21. Ryan Gravenberch também fez o mesmo no mês passado, logo após concluir sua transferência para o Liverpool. Apesar de duas assistências e um gol nas três primeiras partidas pelo Liverpool, Ryan Gravenberch também está ausente da convocação de Ronald Koeman.
Jeremie Frimpong soma três gols e quatro assistências em nove partidas pelo Bayer 04 Leverkusen, líder da Bundesliga, nesta temporada. Na temporada passada, o holandês de 22 anos também marcou nove gols e deu onze assistências em 48 partidas pela equipe de Xabi Alonso. Se Jeremie Frimpong estrear pela seleção holandesa na próxima semana, não poderá mais jogar pela Inglaterra ou Gana, porque as partidas Eliminatórias para a Eurocopa de 2024 na Alemanha são partidas oficiais, ao contrário dos amistosos entre seleções.
A seleção holandesa joga em casa contra a França na próxima sexta-feira, em Amsterdã, na Johan Cruijff ArenA. A partida fora de casa contra a Grécia acontecerá na segunda-feira, 16 de outubro, no estádio do AEK Atenas, Agia Sophia Stadium, local onde o Ajax empatou ontem com o AEK Atenas pela UEFA Europa League.
No Grupoo B das Eliminatórias para a Eurocopa de 2024 na Alemanha, a seleção holandesa soma agora nove pontos ao fim de quatro rodadas, depois de vitórias importantes contra a Grécia e Irlanda no mês passado. A França já soma mais seis pontos após cinco vitórias, mas o segundo colocado do grupo também se classifica diretamente para a Eurocopa de 2024 na Alemanha. A Grécia agora também soma nove pontos, mas possui uma partida a mais disputada que a seleção holandesa.
CONVOCAÇÃO COMPLETA
- 🥊 Goleiros: Mark Flekken (Brentford), Nick Olij (Sparta Rotterdam) e Bart Verbruggen (Brighton & Hove Albion).
- 🗿/🌪 Defensores: Nathan Aké (Manchester City), Daley Blind (Girona), Virgil van Dijk (Liverpool), Denzel Dumfries (Internazionale), Jeremie Frimpong (Bayer Leverkusen), Lutsharel Geertruida (Feyenoord), Quilindschy Hartman (Feyenoord), Micky van de Ven (Tottenham Hotspur) e Stefan de Vrij (Internazionale).
- 🧠/🚧 Meio de Campo: Steven Berghuis (Ajax), Teun Koopmeiners (Atalanta), Tijjani Reijnders (AC Milan), Marten de Roon (Atalanta), Joey Veerman (PSV) e Mats Wieffer (Feyenoord).
- 🎯 Atacantes: Steven Bergwijn (Ajax), Brian Brobbey (Ajax), Noa Lang (PSV), Donyell Malen (Borussia Dortmund), Xavi Simons (RB Liepzig) en Wout Weghorst (TSG Hoffenheim).