Ronald Koeman não acredita que tenha arriscado ao mudar o seu sistema para a importante partida das Eliminatórias para a Eurocopa de 2024 na Alemanha contra a Grécia. O treinador holandês acredita que esta discussão não deve ser muito grande.
Depois de sofrer muitos gols em suas primeiras quatro partidas, Ronald Koeman optou por jogar com três zagueiros na noite de quinta-feira em Eindhoven, embora tenha anunciado durante sua apresentação que iria basear o time titular no 4-3-3. O treinador holandês explicou antecipadamente os seus motivos e depois abordou mais detalhadamente em conversa com a NOS.
“Achei que era um bom momento para fazer essa mudança, porque não poderíamos olhar para trás e ver bons jogos no outro sistema. Na minha opinião, havia muitas dúvidas” disse Ronald Koeman.
Naturalmente, Ronald Koeman não se apressou no assunto e discutiu a mudança de sistema com sua comissão técnica e jogadores. Ele não tinha medo de críticas à sua decisão, caso ela desse errado.
“É muito pior se você não fizer nada e as coisas não correrem bem. Então mudanças precisavam ser feitas. Eu não via isso como um risco. Essa forma de jogar é conhecida por muitos dos nossos jogadores, então não é uma aposta. Mas se isso não funcionar, eles falarão comigo. É dessa forma que trabalhamos” falou Ronald Koeman.
O fato de sua mudança de sistema ir contra suas declarações anteriores não teve importância para Ronald Koeman.
“Claro que eu disse que iríamos jogar no 4-3-3, mas se você não vê evolução, temos que rever nossa postura. Você chama isso de aposta, mas eu chamo isso de uma mudança necessária. Sempre pode haver momento em que algo diferente é pedido. Mas depois quero jogar ofensivamente e pressionar o adversário no campo dele. Nós fizemos isso” disse Ronald Koeman.
Ronald Koeman ficou muito satisfeito com o desempenho, principalmente no primeiro tempo.
“Já vi gols muito bons, às vezes dava para perceber que prestamos muita atenção neles. É claro que Denzel Dumfries era extremamente importante na lateral direita. Nós pressionamos muito bem no primeiro tempo. Não demos quase nada de espaço, exceto em uma cobrança de falta que Mark Flekken defendeu bem” comentou Ronald Koeman.
Além disso, Ronald Koeman também viu que desta vez a disposição de seus jogadores era completamente diferente, depois de ter ficado muito insatisfeito com isso contra a Itália.
“Desde o primeiro dia tive a sensação de que o grupo estava realmente consciente disso. Esses jogadores são muito críticos consigo mesmo. Nem sempre externamente, mas internamente. Há muito espírito de equipe neste grupo e temos alguns jogadores fantásticos, você viu isso novamente esta noite” disse Ronald Koeman.
Ronald Koeman ainda não deixou claro se manterá o esquema com três zagueiros para o duelo importante contra a Irlanda fora de casa no domingo.
“Eu me concentrei nesta partida. Sempre podemos falar de sistema, mas temos princípios de jogo. Nos meus primeiros dias como treinador, Ryan Babel desempenhou o papel de Daley Blind. Então jogamos com três homens na defesa, com Denzel Dumfries entrando na direita. Você não deveria se preocupar com isso, porque não há muita diferença” finalizou Ronald Koeman.