SELEÇÃO HOLANDESA

A Holanda é a terra prometida para os gregos

Kostas Lamprou, Vangelis Pavlidis e Vasilis Barkas

Os gregos sabem como chegar à Holanda. Sete jogadores da Grécia atualmente estão ativos na Holanda, mais precisamente na Eredivisie. Na verdade seis atletas, mas também nos sentimos um pouco gregos graças a um pai grego. Além disso, há cinco gregos que jogam a Keuken Kampioen Divisie. A bendeira da Grécia é vista em diversos estádios na Holanda.

Em sua terra natal, muitas vezes não lhes é dada a oportunidade de evoluir. Na Grécia temos um futebo pouco ofensivo, defensa que dominam e um atacante grego nunca terá tempo para se desenvolver. A ideia parece ser que seria melhor ter um jogador estrangeiro do que ter a própria promessa grego. Fugir para uma oportunidade em outro local da Europa é uma escolha comum. A Eredivisie é popular porque é um bom exemplo muitas vezes leva a ser seguido.

Vangelis Pavlidis lidera o ranking de artilheiro da Eredivisie com cinco gols em três jogos. Nikolas Agrafiotis, entre outros, segue o centroavante do AZ Alkmaar de perto com quatro gols em quatro jogos. Na temporada passada, Anastasios Douvikas dividiu a artilharia da Eredivisie com Xavi Simons do PSV, ao marcar dezenove gols com a camisa do FC Utrecht. Giorgos Giakoumakis teve uma temporada 2020/21 memorável como atacante do VVV-Venlo. Ele deixou a Holanda após marcar 29 gols em 33 partidas. Anastasios Douvikas e Giorgos Giakoumakis usaram a Eredivisie como tarmpolim, e Vangelis Pavlidis sem dúvida fará o mesmo – depois de bons anos no Willem II e no AZ Alkmaar. Todos eles conhecem seu ilustre antecessor. Nikos Machlas marcou 34 gols em 32 partidas pelo Vitesse na temporaoda 1997/98. Também o herói nacional grego, o homem que ajudou a Grécia a conquistar o sensacional título europeu de 2004, Angelos Charisteas era jogador da Eredivisie. Ele jogou no Ajax e no Feyenoord.

Uma visão geral dos jogadores gregos na Holanda.

Vangelis Pavlidis

O ex-diretor do Willem II, Joris Mathijsen, contratou Vangelis Pavlidis do futebol alemão. O mercado alemão era popular em Tilburg e o dirigente e os seus olheiros estavam acompanhando o centroavante grego na segunda equipe do Borussia Dortmund. O Willem II contratouo Vangelis Pavlidis por empréstimo do Bochum em janeiro de 2019, seis meses depoois o clube retirou a opção de compra. Vangelis Pavlidis assinou contrato com os Tricolores até o final da temporada 2021/22 e provou seu talento e valor. Em julho de 2021, o Willem II vendeu o atacante para ro AZ Alkmaar. Os Tilburgers se beneficiarão quando o AZ Alkmaar vender Vangelis Pavlidis, afinal de contas, um percentual do valor da venda será creditado na conta do Willem II.

Vasilis Barkas

O goleiro grergo já tinha uma ligaçaão com a Holanda antes de vir jogar no país. Ele é filhoo de pai grego e mãe holandesa e às vezes exprerssou o seu desejo de jogar na Holanda. O FC Utrecht deu-lhe essa oportunidade. Depois de um começo complicado, Vasilis Barkas conquistou seu espaço no time titular do FC Utrecht. Ele continuou sendo a primeira escolha, mas a chance do FC Utrecht contratá-lo definitivamente parecia nula. No entanto, o clube que pertence o seu passe, o Celtic resolveu rescindir seu contrato ao final da última temporada. Diante disso, Vasilis Barkas voltou para o FC Utrecht.

Lazaros Lamprou

Ele se destacou na semana passada por seu temperamento grego. Com um cartão amarelo, ele não se controlou e reagiu de forma pouco profissionoal após uma falta marcada contra ele. O resultado foi que oo SBV Excelsior sofreu a primeira derrota na temporada e o treinador Marinus Dijkhuizen reclamou da atitude de Lazaros Lamprou. O atacante parece estar novamente no caminho certo. Depois de uma passagem anterior pela Holanda com Fortuna Sittard e FC Twente, o SBV Excelsior o contratou. Ainda não foi um sucesso absoluto, mas a imprevisibilidade do jogo de Lazaros Lamprou faz dele um jogador interessante. Muitas vezes elke está de olho em outro jogador, enquanto poderia tentar a sua própria chance. Lazaros Lamprou não é um finalizador, é mais um jogador de equipe com ações individuais que ainda precisam ser melhoradas.

Nikolas Agrafiotis

Ele é uma das sensações deste começo de temporada na Eredivisie. Quando o comparamos com Vangelis Pavlidis durante a entrega do troféu de Jogador do Mês, ele comentou que foi bom que fosse entre dois gregos. Nikolas Agrafiotis, que disputou partidas pelas seleção de base da Grécia, possui um pai grego e uma mãe sérvia. Ele cresceu na Holanda, mais precisamente em s-Hertogenbosch. Até a temporada passada, ele era um atacante em busca de gols, nome e fama, agora é de repente o finalizar que o SBV Excelsior sentiu muita falta na temporada passada. Ele habilmente domina as bolas que caem em seus pés. O fato de ter se lesionado contra o Heracles Almelo no fim de semana passado é um grande revés para ele e para o SBV Excelsior.

Kostas Lamprou

Depois de Vasilis Barkas, outro goleiro grego. Uma empresa que atua na Holanda há anos, mas cujo apogeu ficou para trás. Kostas Lamprou regressou começo da tempoarda passada ao clube onde estreou como profissional: o Feyenoord. Para a equipe de Roterdã, ele atua como um terceiro goleiro e é uma alternativa confiável caso algo aconteça com Timon Wellenreuther e Justin Bijlow. Com 1.76 metros, Kostas Lamprou é pequeno para um goleiro, acusão que volta de vez em quando na já rica carreira do grego. Kostas Lamprou agora é emocionalmente holandês. Aos treze anos, o Ajax observou em um torneio grego de futsal, onde jogou coomo jogador convocado no Panathinaikos. Ele provou ser um goleiro de destaque no Willem II, RKC Waalwijk e PEC Zwolle.

Tolis Vellios

Ele chegou em Zwolle como um aventureiro completamente desconhecido para ajudar o PEC Zwolle a regressar à Eredivisie. Outro atacante grego que usou os campos holandeses para mostrar sua capacidade de marcar. Aquele que já havia completado uma grande viaagem pela Europa. Tolis Vellios conseguiu o seu objetivo, porqrue com os seus gols foi em parte responsáavel pelo rápido retorno do PEC Zwolle ao mais alto nível. Igualizou a época mais produtiva da carreira com onze gols, em 2015/16, no Iraklis. Ele jogou oito vezes pele selelção da Grécia entre março de 2016 e novembro de 2016.

Dimitrios Siovas

Não é um grego goleador, mas aquele que impede o adversário de marcar gols. Isso vai bem com Dimitrios Siovas, comoo evidenciado pelo fato de Feyenoord e Ajax terem sido prejudicados pela defesa do Fortuna Sittard. Dimitrios Siovas é um veterano que depois de jogar toda a vida na Grécia, encontrou a sua aventura primeiro na Espanha e agora na Holanda. Com seu comprimeiro, Dimitrios Siovas é um obstáculo robusto. A mentalidade vencedora do sul da Europa caracteriza o seu jogo. Dimitrios Siovas fez sua estreia pela seleção grega em agosto de 2012 e disputou sua última e vigésima partida pela Grécia em setembro de 2020.

Mais cinco jogadores gregos na Keuken Kampioen Divisie

A Grécia também está representada na segunda divisão holandesa. O TOP Oss ainda tem dois gregos contratados: o irmão mais novo de Vangelis Pavlidis e o um atacante que pretendia seguir carreira na Holanda. Vasilios Pavlidis foi emprestado pelo Jong AZ Alkmaar na temporada passada e nesta temporada o TOP Oss contratou o defesa por uma temporada. Konstantinos Doumtsios é o atacante que quer chegar na Eredivisie. Ele veio do Lavadiakos e começou com dois gols no TOP Oss.

O SC Telstar também possui um grego artilheiro. Christos Giousis histórico no AEK Athenas e marcou seis gols em 32 partidas na temporarda passada.

No VVV-Venlo, também colocaram o seu destino nas mãos de um atacante grego. A esperança de ter descoberto o novo Giorgos Giakoumakis existe, o atacante do AEK Athenas, Michalis Kosidis certamente começou esperançosamente com três gols em quatro partidas. Giannis-Fivos Botos regressou supresa à Holanda no verão passado. O atacante causou excelente impressão com o Go Ahead Eagles em 47 partidas com oito gols em 2021 e 2022. Depois de uma aventura na Moldávia no Sheriff Tiraspol e um retorno ao AEK Athena, ele acabou repentinamente no Helmond Sport.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *