O Ajax perdeu muitos jogadores titulares na última temporada e a diretoria contratou nada mais, nada menos do que doze novos jogadores. Os Godenzonen tiveram uma das janelas mais movimentadas de todos os tempos. Agora que a nuvem de poeira baixou, qual será a nova cara do Ajax que Sven Mislintat colocou à disposição de Maurice Steijn?
Ao discutir a sua política de compras, Sven Mislintat fala sobre “diferentes tipos de jogadores que podem ser usados em diversas funções em campo”. Maurice Steijn foi contratado para trazer uma cara nova a esse novo Ajax. “Isso poderia ser em um 4-3-3, mas acredito que o Ajax também ganhou uma Liga dos Campeões jogando no 3-4-3”, disse Sven Mislintat antes da partida contra o Fortuna Sittard. Maurice Steijn caracteriza sua formação de ataque como 3-4-3.
Na pré-temporada, quase tudo era incerto no Ajax, exceto a posição de goleiro. Afinal, a equipe de Amsterdã fez um investimento significativo no início deste ano para contratar Gerónimo Rulli. Atrás do internacional argentino, o Ajax tinha duas excelentes alternativas com o experiente Remko Pasveer e o talentoso, Jay Gorter.
Diante disso, a diretoria e comissão técnica entenderam que estavam bem servidos de goleiros para esse começo de temporada. Mas durante a pré-temporada, tudo mudou. Remko Pasveer se machucou na mão e precisou ficar afastado dos gramados. O Ajax agiu algumas semanas depois e trouxe um novo goleiro, Diant Ramaj e com a chegada desse novo goleiro, tudo apontada para uma nova saída de Jay Gorter. Mas entre a nova contratação e Jay Gorter, a escolha de Maurice Steijn recaiu sobre Jay Gorter.
Desde então, Jay Gorter fez jus à escolha, e é por isso que Diant Ramaj está atualmente no banco de reservas. Espera-se que Remko Pasveer retome aos treinamentos em algumas semanas. Isso poderia proporcionar uma nova reviravolta na meta do clube de Amsterdã, mas se Jay Gorter continuar jogando bem, não há razão para Maurice Steijn mudar as coisas. De qualquer forma, um novo momento de decisão ocorrerá nos próximos meses, quando Gerónimo Rulli estiver em boa forma e surgir a oportunidade para Jay Gorter ou Diant Ramaj completarem horas em outro clube.
No início da pré-temporada, ficou claro que o Ajax passaria por mudanças na lateral direita. Depois de um ano com Jorge Sánchez, a diretoria resolveu emprestar o mexicano para o FC Porto, que o contratará em definitivo por quatro milhões de euros depois de ter disputado pelo menos vinte jogos com a camisa dos Godenzonen. A saída de Jorge Sánchez só aconteceu no final da janela, mas o Ajax já havia contratado o seu substituto algumas semanas antes. Anton Gaaei veio do Viborg FF por alguns milhões de euros. O dinamarquês de vinte anos só teve uma temporada como titular no campeonato da Dinamarca e por isso ainda tem tudo para provar seu valor em Amsterdã.
Anton Gaaei é o novo concorrente de Devyne Rensch na lateral direita, que recebeu muitas críticas durante a decepcionante temporada passada. O jovem formado nas categorias de base do Ajax terá que entregar muito mais do que entregou na temporada passada, caso contrário, Anton Gaaei estará pronto para roubar a posição do defensor holandês. Outro jogador que corre por fora para tentar uma oportunidade é o jovem formado nas divisões de base do Ajax, Silvano Vos. Ele atua principalmente no meio de campo, mas Maurice Steijn também o mencionou em recente entrevista coletiva como uma boa opção para a lateral direita.
Jurriën Timber saiu e dois novos zagueiros foram contratados para o seu lugar. Jakov Medić disputou as duas primeiras partidas da Eredivisie e atuou no jogo da volta contra o Ludogorets Razgrad pelos Play-Offs da UEFA Europa League, mas está claro que o titular será Josip Šutalo, de 23 anos, foi a compra mais cara do começo dessa temporada. Os Ajacieden tiveram que pagar mais de vinte milhões de euros para contar com o zagueiro croata.
Ele é visto como um jogador que tem todos os requisitos para ser o zagueiro titular do Ajax. Josip Šutalo pode defender bem, tem habilidades técnicas e um excelente porte físico para um zagueiro moderno. Além disso, adquiriu uma experiência muito boa no Dínamo de Zagreb e na seleção da Croácia. Se nada de maluco acontecer, Josip Šutalo será o principal nome da defesa do Ajax pelas próximas temporadas. O papel de Jakov Medić é claro. Sven Mislintat o conhecia desde a época em que ele era diretor do Stuttgart e com esse conhecimento, o dirigente entendeu que Jakov Medić seria o reserva perfeito para Josip Šutalo.
Ele tem apenas dezessete anos e nunca jogou um minuto pelo time titular até fevereiro, mas seis meses depois, Jorrel Hato já é um nome frequente entre os titulares do Ajax. O jovem zagueiro se destacou na temporada passada sob o comando de John Heitinga e trabalhou com seu sucessor, Maurice Steijn.
Será interessante como o estreante, Gastón Ávila se relacionará com o Jorrel Hato. Gastón Ávila veio do Royal Antwerp FC, onde atuou principalmente como lateral esquerdo na temporada passada. No entanto, pouco antes do encerramento do mercado na Holanda, o Ajax adquiriu outro lateral esquerdo, Borna Sosa. Diante disso, o cenário é que Gastón Ávila brigará com Jorrel Hato por uma vaga no miolo da defesa dos Godenzonen.
Para a defesa, o Ajax também tem outro jovem defensor que deverá receber mais oportunidades nesta temporada, estamos falando do zagueiro turco, Ahmetcan Kaplan. Ele ficou gravemente lesionado no ano passado, logo após sua chegada e o Ajax espera que ele esteja perto de retornar no próximo mês. Ficará então claro se ele será capaz de brigar forte por uma das vagas no time titular da equipe de Amsterdã.
Durante a pré-temporada, Maurice Steijn criticou regularmente os laterais esquerdos que tinha à sua disposição. Anass Salah-Eddine e Owen Wijndal tiveram a chance, mas nenhum deles conseguiu se firmar como titular do Ajax.
Com isso, ficou claro para Sven Mislintat que ele precisava agir no mercado e a chegada de Gastón Ávila foi para suprir essa falta de qualidade na lateral esquerda. No final da janela de transferências, o diretor de futebol trouxe outro lateral esquerdo, Borna Sosa. O croata veio do Stuttgart por oito milhões de euros.
Com a chegada de Borna Sosa, as chances de Owen Wijndal e Anass Salah-Eddine estão praticamente zeradas. Gastón Ávila, Jorrel Hato e ele vão disputar duas vagas de titular na zona esquerda, sendo que os dois primeiros podem jogar nas duas posições e Borna Sosa é especialista na lateral esquerda.
Por muito tempo parecia que o Ajax confiaria totalmente o legado de Edson Álvarez, que partiu para o West Ham, a Benjamin Tahirović. O meio-campista que chegou da AS Roma, teve um bom desempenho nos primeiros meses em Amsterdã, mas ao mesmo tempo não é um jogador com as qualidades defensivas que Edson Álvarez detinha. É por isso que o Ajax decidiu contratar Sivert Mannsverk.
Sivert Mannsverk veio da Noruega, onde atuava no Molde FK. Ele desembarcou em Amsterdã por seis milhões de euros e é considerado um clássico meio-campista defensivo. Isto significa que o Ajax pode ir em várias direções em termos de composição de funções no meio de campo.
Por exemplo, certamente não está excluído que Sivert Mannsverk e Benjamin Tahirović joguem juntos no meio de campo do Ajax. A chegada de Sivert Mannsverk significa que Silvano Vos dá um passo atrás. O meio-campista é visto como uma grande promessa e assinou um novo contrato no começo dessa temporada com o Ajax, mas jogará no Jong Ajax ao longo dessa temporada.
Branco van den Boomen foi adquirido de graça junto ao Toulouse FC e posteriormente fez uma excelente pré-temporada. Com sua visão de jogo, excelente qualidade no passe, ele é um jogador que poderá oferecer diversas situações ao Ajax. Branco van den Boomen parecia ter conquistado seu lugar no meio de campo, mas foi surpreendentemente deixado de fora do time titular durante a primeira partida contra o Ludogorets Razgrad na Bulgária.
Embora Branco van den Boomen seja um verdadeiro craque com qualidades específicas, a alternativa que Maurice Steijn preferiu na Bulgária foi um meio de campo que pode ser funcional em diversas situações da partida. Kenneth Taylor também fez os minutos necessários na pré-temporada como camisa 10. É claro que Maurice Steijn também o vê como candidato a uma função mais recuada. Com Benjamin Tahirović, Sivert Mannsverk, Branco van den Boomen e Kenneth Taylor, o treinador tem à sua disposição quatro jogadores com perfis completamente diferentes, o que lhe permite variar o jogo com muito mais facilidade.
O que vale para a posição de zagueiro, pode ser dito sobre o camisa 10 e a posição de atacante. Sven Mislintat comprou jogadores que possam atuar em diversas funções. Por exemplo, Gabriel Misehouy jogou principalmente como centroavante no FC Metz na temporada passada, mas no domingo, em Sittard-Geleen, atuou como um camisa 10, jogando por trás de Brian Brobbey.
Por muito tempo, parecia que Gabriel Misehouy teria que competir com Davy Klaassen, mas ele partiu para a Internazionale no último dia da janela de transferências. O Ajax havia prometido a ele cooperação em uma transferência no início da pré-temporada, caso ele ficasse fora do time titular. A saída de Davy Klaassen cria perspectivas para Kristian Hlynsson. O islandês de dezenove anos é titular no Jong Ajax nas últimas duas temporadas, teve bom desempenho na pré-temporada com o time principal do Ajax e terá que mostrar a Maurice Steijn que já está pronto para subir ao time principal. O fato de haver muita confiança nele ficou evidente desde sua posição como ponta direita contra o Fortuna Sittard.
Steven Berghuis jogou muito como número 10 na temporada passada, mas no elenco de Sven Mislintat, Steven Berghuis voltará a jogar na ponta direita. Lá ele poderá criar aberturas e chances com seus passes criativos, enquanto sua tendência para se movimentar por dentro cria espaços para um lateral direito subir e atacar a defesa adversária.
A alternativa ao Steven Berghuis é um jogador completamente diferente. Carlos Forbs Borges é um ponta que confia nas suas ações e velocidade. Embora o português seja uma arma com sua profundidade e velocidade, ele claramente ainda precisa trabalhar bastante para fazer escolhas melhores em campo.
A presença de dois jogadores com perfis completamente diferentes faz com que Maurice Steijn possa variar nesta posição. Amourricho van Axel Dongen retorna após lesão, é considera uma alternativa talentosa em ambos os lados.
Durante a pré-temporada, Brian Brobbey teve a posição de centroavante apenas para ele, mas é claro que o atacante tem que trabalhar para se manter titular. Com a chegada de Chuba Akpom, o artilheiro da segunda divisão da Inglaterra, Maurice Steijn agora terá um sério concorrente para brigar com a cria da base.
Ambos os jogadores podem ocupar a posição de centroavante. Ao contrário de Brian Brobbey, Chuba Akpom também tem a opção de jogar como um camisa 10, onde fez sucesso no Middlesbrough.
Embora às vezes tenha se deslocado para o eixo ou mesmo para a direita quando necessário, a posição de ponta esquerda foi domínio de Dušan Tadić nas últimas temporadas. Após a saída do sérvio para a Turquia, as portas se abriram naquela posição. Steven Bergwijn é o titular e capitão da equipe.
Em outras palavras, Steven Bergwijn basicamente sempre jogará. Isso significa que Carlos Forbs Borges, contratado junto ao Manchester City, terá que provar seu valor nas partidas, saindo do banco de reservas, ou quando tiver a oportunidade pela direita. Se Maurice Steijn escolhesse usar Carlos Forbs Borges na ponta direita, ele teria uma alternativa muito boa a Steven Bergwijn.