Em sua segunda passagem como treinador da seleção holandesa, Ronald Koeman terá que lidar com diversos problemas nos próximos dois jogos da Holanda nas Eliminatórias para a Eurocopa de 2024. Várias lesões tiraram os principais jogadores da seleção para esses compromissos da Holanda. O começo de trabalho de Ronald Koeman foi bastante questionado, além de ser goleado em casa na semifinal da Liga das Nações para a Croácia, a equipe sofreu bastante na largada das Eliminatórias para a Eurocopa. Agora, Ronald Koeman e seus comandados não terão mais desculpas, precisam vencer a Grécia e a Irlanda para continuar sonhando com a Eurocopa na Alemanha.
MEMPHIS DEPAY
Assim como aconteceu na semifinal da Liga das Nações, onde Ronald Koeman não contou com Memphis Depay por causa de uma lesão, o mesmo acontecerá agora. O atacante parecia estar em boa forma, até se machucar novamente na semana passada. Isso quase não parece mais uma coincidência para o atacante do Atlético de Madrid.
JUSTIN BIJLOW
Ronald Koeman escolheu Justin Bijlow como o goleiro titular da Holanda nos jogos da Liga das Nações, mas o goleiro do Feyenoord se machucou mais uma vez. O treinador holandês também mencionou anteriormente Andries Noppert como alternativa, mas o goleiro do SC Heerenveen acaba de recuperar a forma. Ronald Koeman terá que tomar uma decisão. Será Andries Noppert, que disputou a Copa do Mundo ou optará por abrir espaços para Mark Flekken e Bart Verbruggen?
VIRGIL VAN DIJK
O que está acontecendo com Virgil van Dijk? O capitão do Liverpool recebeu o primeiro cartão vermelho na Premier League. Virgil van Dijk não consegue escapar das fortes críticas na Inglaterra atualmente, segundo a mídia, ele está cometendo erros que nunca cometeu antes. A sua explosão após o cartão vermelho contra o árbitro custou-lhe uma suspensão mais longa, mas será que também diz algo sobre o estado emocional dele?
JURRIËN TIMBER
O jovem zagueiro holandês teve um forte início de temporada pelo Arsenal. Com toda certeza, Ronald Koeman estava acompanhando de perto o desenvolvimento de Jurriën Timber na Inglaterra, mas uma lesão grave praticamente acabou com a temporada do jovem defensor.
MATTHIJS DE LIGT
Parecia um match perfeito entre Bayern de Munique e Matthijs de Ligt, mas após a derrota para o RB Leipzig no final da SuperCopa da Holanda, o zagueiro voltou a ficar no banco de reservas e o treinador alemão optou por trazer Kim Min-Jae ao time titular na vaga do zagueiro holandês. Isso significa que Matthijs de Ligt chega para a seleção holandesa com menos minutos jogados. Sven Botman, alternativa durante a Liga das Nações, também luta contra uma lesão e a seleção holandesa não contará com o zagueiro do Newcastle.
GEORGINIO WIJNALDUM
Ronald Koeman queria um pouco mais de experiência na equipe e por isso convocou Daley Blind que vem sendo titular no Girona da Espanha. O Georginio Wijnaldum em boa forma também teria sido convocado, mas ele sabe que é necessário voltar a jogar para ter ritmo de jogo. Georginio Wijnaldum está deixando o Paris Saint-Germain para assinar com um clube da Arábia Saudita.
CONCLUSÃO
Ronald Koeman provavelmente dirá poucas palavras para aqueles que não estão presentes. Ele olha o que tem: a qualidade técnica de Frenkie de Jong, a consistência de Nathan Aké, o porte físico de Denzel Dumfries, e o crescimento de Cody Gakpo. Também há muito em que recorrer para montar o time titular. Com jogadores como Cody Gakpo, Xavi Simons, Noa Lang, Tijjani Reijnders, Micky van de Ven, Lutsharel Geertruida, Quilindschy Hartman e Ian Maatsen, uma nova geração está pronta. É o tarbalho de um treinador e ao mesmo tempo a arte de unir este talento. Ronald Koeman tem o nome do treinador que prefere buscar experiência, mas em todos os seus clubes sempre deu oportunidades aos jovens jogadores. No FC Barcelona, a descoberta de jogadores como Gavi e Pedri deve-se a Ronald Koeman, que ousou colocá-los em campos apesar de um período difícil para o clube.
Desta vez não será diferente, em parte por necessidade, mas ao mesmo tempo oferece também um vislumbre do futuro. Faltam apenas dez meses para a Eurocopa na Alemanha. Ronald Koeman terá que montar uma forte seleção holandesa para chega no mais alto nível na competição europeia.
Mas antes de tudo, a Holanda terá a Grécia e a Irlanda pela frente. Em poucos dias terá que formar uma equipe que seja capaz de vencer a Grécia a Irlanda, não são os adversários mais fortes, mais perigosos, mas são equipes que podem dificultar a vida holandesa.