O Ajax conheceu os adversários que terá pela frente na fase de grupos da UEFA Europa League 2023/24. Os Godenzonen terão que encarar o Olympique de Marseille, Brighton & Hove Albion e AEK Atenas. O único clube que os Ajacieden nunca enfrentaram na história foi Brighton & Hove Albion da Inglaterra.
Muitos apontaram o grupo do Ajax o mais complicado de todos e os holandeses terão que encarar as forças do Olympique de Marseille e Brighton & Hove Albion para alcançar uma vaga nas oitavas de final da UEFA Europa League ou até mesmo uma vaga na repescagem da UEFA Europa League, caso termine em segundo colocado no grupo.
Entenda como cada um dos adversários do Ajax na fase de grupos da UEFA Europa League 2023/24, conquistaram a vaga nesta fase da competição.
🇫🇷 Olympique de Marseille 🇫🇷
📽 Caminho até aqui: Sob o comando de Igor Tudor, o Olympique de Marseille terminou a Ligue 1 2022/23 na terceira colocação e conquistaram uma vaga terceira fase preliminar da UEFA Champions League 2023/24. Uma grande zebra aconteceu, afinal de contas, o Olympique de Marseille caiu para o Panathinaikos da Grécia e deu adeus ao sonho de disputar a Liga dos Campeões desta temporada. Ao cair nesta fase da competição, o Olympique de Marseille ganhou uma vaga na fase de grupos da Liga Europa.
🛒 Chegadas e Saídas: Os franceses gastaram cerca de 72 milhões de euros em contratações para essa temporada. A maior contratação para essa temporada foi de Iliman Ndiaye, junto ao Sheffield United da Inglaterra. A equipe pagou cerca de 17 milhões de euros. Mas as principais contratações custaram menos que Iliman Ndiaye. Renan Lodi (£ 13M), Ismaïla Sarr (£ 13M) Ruslan Malinovskyi (£ 10M) e Geoffrey Kondogbia (£ 8M) foram os principais atletas que chegaram ao clube francês para essa temporada. Outro grande nome que desembarcou no Stade Vélodrome, foi do centroavante do Gabão, Pierre-Emerick Aubameyang. Já em relação as saídas, o Olympique de Marseille perdeu Cengiz Ünder para o Fenerbahçe por 15 milhões de euros. Luis Suárez para o Almería por 8 milhões de euros e Arkadiusz Milik por 6 milhões de euros. Sead Kolasinac e Alexis Sánchez deixaram o Stade Vélodrome de graça.
🚥 Histórico na UEFA Europa League: Essa será a sétima vez em que o Olympique de Marseille disputará a fase de grupos da Liga Europa. A última temporada que eles participaram foi na temporada 2021/22 e não passaram da fase de grupos que contava com Galatasaray, SS Lazio e Lokomotiv Moscou. Na temporada 2018/19, o Olympique de Marseille também não passou da fase de grupos. Naquela temporada, o grupo contava com Eintracht Frankfurt, SS Lazio e Apollon Limassol. A última vez em que o Olympique de Marseille passou da fase de grupos foi na temporada 2017/18 quando chegou até a final da competição e perdeu para o Atlético de Madrid.
📊❌ Histórico contra o Ajax: Esse duelo possui bastante história. O encontro entre Ajax e Olympique de Marseille já soma seis jogos com três vitórias para o Ajax, duas vitórias para o Olympique de Marseille e um empate. A última vez em que eles se enfrentaram, o Olympique de Marseille levou a melhor e foi nas oitavas de final da UEFA Europa League 2008/09. Na França, o Olympique de Marseille venceu por 2 a 1, e na Holanda, a partida terminou empatada em 2 a 2. O que chama atenção nesse duelo é que geralmente o time mandante, dificilmente consegue vencer.
📊🇳🇱 Histórico contra clubes holandeses: O Ajax é o clube da Holanda que mais vezes jogou contra o Olympique de Marseille. Com quatro jogos, vem o Feyenoord em segundo lugar e com dois confrontos temos, o FC Twente, PSV, FC Groningen e ADO Den Haag. O SC Heerenveen possui apenas um embate contra os franceses do Olympique de Marseille. Ao todos, são 19 jogos, com oito vitórias para o Olympique de Marseille, quatro empates e sete derrotas. O clube holandês em que o Olympique de Marseille nunca conseguiu vencer foi o Feyenoord.
🔮🪄 Perspectiva: A expectativa é que o Olympique de Marseille consiga brigar forte com o Ajax e Brighton & Hove Albion por uma das duas vagas na fase mata-mata da UEFA Europa League.
🏴 Brighton & Hove Albion 🏴
📽 Caminho até aqui: Os Seagulls conquistaram o direito de disputar a Liga Europa ao terminar a Premier League na sexta colocação com 62 pontos. Roberto De Zerbi conseguiu fazer história ao levar o clube a disputar sua primeira competição internacional na história. O clube subiu para a Premier League na temporada 2018/19 e nas quatro primeiras temporadas na elite do futebol inglês, fez campanhas apenas para se manter e nas duas últimas temporadas, conseguiu fazer temporadas mais seguras.
🛒 Chegadas e Saídas: Os Seagulls gastaram cerca de 101 milhões de euros para reforçar seu elenco visando essa nova temporada. A contratação mais cara do clube foi do centroavante brasileiro, João Pedro de 21 anos. O Brighton & Hove Albion pagou cerca de 35 milhões de euros para tirar o atacante do Watford. Carlos Baleba do LOSC Lille foi a segunda contratação mais cara do clube. O Brighton & Hove Albion pagou 29 milhões de euros para trazer o atacante camaronês de 19 anos. O clube também precisou reforçar sua meta, afinal de contas, perdeu seu goleiro titular para o Chelsea. Bart Verbruggen do RSC Anderlecht foi o nome trazido pela diretoria do clube por 20 milhões de euros. Outro brasileiro desembarcou no Falmer Stadium, o zagueiro Igor de 25 anos, que pertencia a AFC Fiorentina. Adrian Mazilu foi a compra mais barata do clube por um pouco mais de 3 milhões de euros. O elenco ainda conta com Danny Welbeck e a recem-contratação de Ansu Fati do FC Barcelona. O Ajax encontrará dois velhos conhecidos do futebol holandês, o zagueiro que estava defendendo o SC Heerenveen, Jan Paul van Hecke e um ex-Ajacieden, Joël Veltman.
Em relação as saídas, o clube recebeu 116 milhões de euros do Chelsea para liberar sua principal peça da última temporada, o volante equatoriano, Moisés Caicedo. Como falamos mais acima, o goleiro Robert Sánchez também trocou o Brighton & Hove Albion pelo Chelsea por 23 milhões de euros. Alexis Mac Allister assinou com o Liverpool por 42 milhões de euros. Essas foram as três principais saídas do clube que faturou em vendas, até o momento, 190 milhões de euros.
🚥 Histórico na UEFA Europa League: Essa será a primeira vez em sua história em que o Brighton & Hove Albion jogará a UEFA Europa League.
📊❌ Histórico contra o Ajax: Essa será a primeira vez em que o Brighton & Hove Albion jogará contra o Ajax.
📊🇳🇱 Histórico contra clubes holandeses: Essa será a primeira vez em que o Brighton & Hove Albion jogará contra um clube da Holanda.
🔮🪄 Perspectiva: A expectativa é que o Brighton & Hove Albion possa avançar ao mata-mata da Liga Europa, mas perder três dos seus principais nomes da última temporada poderá ter seu preço cobrado. Essa será a primeira vez em que o Brighton & Hove Albion disputará uma competição internacional e o fato de não ter experiência em competições desse nível poderá também ser um fator negativo para o clube.
🇬🇷 AEK Atenas 🇬🇷
📽 Caminho até aqui: O AEK Atenas terminou o campeonato grego da temporada passada na segunda colocação e conquistou o direito de sonhar com uma vaga na fase de grupos da UEFA Champions League. O problema é que pelo caminho dos gregos, eles encontraram o Royal Antwerp FC da Bélgica. A equipe comandada por Mark van Bommel venceu os dois jogos e eliminou o AEK Atenas dos Play-Offs da Liga dos Campeões. Ao ser eliminado dos Play-Offs da Liga dos Campeões, o AEK Atenas recebeu automaticamente uma vaga na fase de grupos da Liga Europa.
🛒 Chegadas e Saídas: O AEK Atenas é o clube que menos conseguiu investir em seu elenco para essa temporada, dentre as quatro equipes que estão em seu grupo na Liga Europa. Apenas onze milhões de euros foi investido no time. A compra de maior valor foi do mexicano, Orbelín Pineda de 27 anos, junto ao Celta de Vigo por 6 milhões e 500 mil euros. Ezequiel Ponce também desembarcou em Atenas para assinar com o AEK Atenas e o centroavante argentino custou cerca de três milhões de euros. O zagueiro grego, Konstantinos Chrysopoulos foi comprado junto ao Aris Saloniki por 800 mil euros.
Em relação as vendas, o AEK Atenas conseguiu arrecadar cerca de 1 milhão e 800 mil euros. Clément Michelin foi vendido ao Bordeaux da França por 1 milhão de euros e Stratos Svarnas foi vendido ao Rakow da Polônia por 800 mil euros.
🚥 Histórico na UEFA Europa League: Essa será a sexta vez em que o AEK Atenas jogará a fase de grupos da UEFA Europa League. A última vez em que isso aconteceu foi na temporada 2020/21 quando caiu no grupo com Braga, Leicester City e Zorya Lugansk. O clube grego só conseguiu avançar uma fase da fase de grupos, foi na temporada 2017/18 e caiu para o Dínamo de Kiev.
📊❌ Histórico contra o Ajax: Os Godenzonen já enfrentaram o AEK Atenas em quatro jogos e todas as partidas terminaram com vitória do Ajax. A última vez em que isso aconteceu foi na temporada 2018/19, pela fase de grupos da Liga dos Campeões e os Godenzonen venceram os dois jogos da fase de grupos sem sofrer gols.
📊🇳🇱 Histórico contra clubes holandeses: Contra clubes da Holanda, o AEK Atenas não possui um retrospecto favorável. Em doze jogos, são dez derrotas, apenas uma vitória e um empate. Essa única vitória do AEK Atenas diante de um clube holandês foi contra o PSV Eindhoven na temporada 1992/93 pela UEFA Champions League. Na fase preliminar, o AEK Atenas venceu por 1 a 0 na Grécia, mas perdeu por 3 a 0 na Holanda.
🔮🪄 Perspectiva: Dificilmente o AEK Atenas conseguirá surpreender algum dos três adversários, mas diante dessa reformulação que o Ajax vive, os gregos podem sonhar com ao menos um terceiro lugar que renderá uma vaga no mata-mata da UEFA Europa Conference League.