Nesta sexta-feira, Ronald Koeman anunciou a sua convocação para os próximos compromisso da seleção holandesa nas Eliminatórias para a Eurocopa de 2024 na Alemanha. As grandes novidades são dos zagueiros Micky van de Ven (Tottenham), Maatsen (Chelsea) e Quilindschy Hartman (Feyenoord). A ausência de Tyrell Malacia (Manchester United) e Sven Botman (Newcastle) devem ter facilidade a convocação desses três estreantes.
Há duas semanas havia espaço para Justin Bijlow (Feyenoord), mas a lesão no pulso tirou o goleiro da convocação final. Na última segunda-feira, Ronald Koeman soube da lesão de Memphis Depay e também tirou o atacante da lista final.
Em comparação a última convocação de Ronald Koeman, Jurriën Timber e Steven Bergwijn estão ausentes da convocação por causa de lesões. E o caso de Jurriën Timber é o mais grave, dificilmente voltará a ser convocado ainda neste ano de 2023. Georginio Wijnaldum estava na pré-convocação, mas o comandante holandês não o trouxe para a lista final, por falta de tempo de jogo no Paris Saint-Germain.
Bart Verbruggen esteve ausente na última convocação devido a Eurocopa Sub21, onde ele foi chamado por Erwin van de Looi. Agora, o jovem goleiro de apenas 21 anos do Brighton & Hove Albion foi convocado. Steven Berghuis está de volta, por outro lado, Brian Brobbey não foi convocado.
A seleção holandesa se reunirá na próxima segunda-feira para começar os preparativos para os jogos contra a Irlanda e Grécia pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2024 na Alemanha. Na próxima quinta-feira, a Grécia será o adversário e no domingo, será a vez de encarar a Irlanda. Após duas rodadas, a Holanda tem apenas três pontos e está na quarta colocação do Grupo B.
Convocação por Posição:
- 🥊 Goleiros: Andries Noppert, Mark Flekken e Bart Verbruggen.
- 🗿/🌪 Zagueiros e Laterais: Nathan Aké, Daley Blind, Virgil van Dijk, Denzel Dumfries, Lutsharel Geertruida, Quilindschy Hartman, Matthijs de Ligt, Ian Maatsen, Micky van de Ven e Stefan de Vrij.
- 🚧/ 🧠 Meio-Campistas: Frenkie de Jong, Teun Koopmeiners, Tijjani Reijnders, Marten de Roon, Joey Veerman e Mats Wieffer.
- 🎯 Atacantes: Steven Berghuis, Cody Gakpo, Noa Lang, Donyell Malen, Xavi Simons e Wout Weghorst.
Retrospecto contra…
📊 🇬🇷 Grécia
O jogo contra os gregos será o primeiro dos dois compromissos da Holanda. O jogo será na quinta-feira, no Philips Stadion, casa do PSV Eindhoven. O retrospecto diante dos gregos é bastante favorável para os holandeses. Em nove jogos, são sete vitórias para a Holanda, um empate e uma vitória da Grécia. Essa única vitória grega aconteceu exatamente no último encontro entre eles, em 1 de setembro de 2016. Um amistoso disputado exatamente no Philips Stadion, terminou com vitória por 2 a 1 da Grécia, graças aos gols de Kostas Mitroglou e Giannis Gianniotas. Para a Holanda, Georginio Wijnaldum fez o gol holandês.
A última vitória holandesa foi em 27 de abril de 2004. Com gols de John Heitinga, Boudewijn Zenden, Roy Makaay e Pierre van Hooijdonk a Holanda venceu o amistoso por 4 a 0. Naquele jogo, Dick Advocaat era o treinador da seleção holandesa.
📊 🇮🇪 Irlanda
Já o jogo contra a Irlanda, será no próximo domingo, no Aviva Stadium, em Dublin. O retrospecto contra a Irlanda não é tão tranquilo para a Holanda. Em 20 partidas, são nove vitórias da Holanda, quatro empates e sete vitórias da Irlanda. O último jogo aconteceu em 27 de maio de 2016, no amistoso disputado na Irlanda, a Holanda ficou no empate em 1 a 1.
A partida de domingo será uma nova oportunidade de a Holanda quebrar um tabu que dura desde 1988. A última vitória holandesa diante da Irlanda em solo irlandês foi em 18 de junho de 1988. Naquela ocasião, a Holanda venceu a Irlanda por 1 a 0, graças ao gol de Wim Kieft que saiu do banco aos 50 minutos. O time holandês era comandado pela lenda, Rinus Michels.