SELEÇÃO HOLANDESA

PSV enfrenta Arsenal, Sevilla e Racing Club de Lens na fase de grupos da UEFA Champions League 2023/24

Grupo B - UEFA Champions League 2023.24

Nesta quinta-feira, o PSV Eindhoven conheceu seus três adversários na fase de grupos da UEFA Champions League 2023/24. O clube de Eindhoven retorna a Liga dos Campeões após quatro temporadas. Arsenal, Sevilla e Racing Club de Lens serão os oponentes dos Boeren por uma das duas vagas no mata-mata da UEFA Champions League 2023/24.

O PSV precisou passar pelo Sturm Graz da Áustria e Rangers FC da Escócia para chegar na fase de grupos da UEFA Champions League 2023/24. Diferentemente da temporada passada, o PSV conseguiu passar com muito mais tranquilidade para a fase de grupos do maior torneio continental do mundo.

Arsenal

O clube de Londres será o oponente mais difícil do Grupo B. Após perder o título da Premier League na reta final da competição para o Manchester City, os Gunners retornam a UEFA Champions League muito mais forte do que na sua última participação. Essa será a 20ª participação do Arsenal na UEFA Champions League. A última vez foi na temporada 2016/17, quando caiu nas oitavas de final para o Bayern de Munique.

Os Gunners é o clube que mais investiu em seu elenco. A diretoria inglesa investiu 234 milhões de euros em seu atual elenco. Declan Rice foi a compra mais alto até o momento, foram 116 milhões pagos ao West Ham. Em segundo lugar vem Kai Havertz comprado por 75 milhões de euros junto ao Chelsea. Jurriën Timber que estava no Ajax na temporada passada, foi comprado por 40 milhões de euros. David Raya chega do Bredford por empréstimo.

Já em relação a saída de jogadores, o clube recebeu em vendas 67 milhões de euros, Folarin Balogun sendo a venda mais cara. Ele rendeu 30 milhões de euros e rumou para o AS Mônaco. Granit Xhaka também foi vendido, esse por 15 milhões de euros para o Bayer 04 Leverkusen. Matt Turner foi liberado por 8 milhões de euros e assinou com o Nottingham Forest.

O Arsenal é um adversário no qual o PSV já enfrentou mais vezes entre os três clubes da fase de grupos. Até o momento, foram oito jogo, com duas vitórias para os Boeren, três vitórias para o Arsenal e três empates. Na temporada passada, eles se encontraram na fase de grupos da UEFA Europa League 2022/24. No jogo da Inglaterra, o Arsenal venceu por 1 a 0, já no jogo da Holanda, o PSV venceu por 2 a 0. Os Lampen terão um tabu pela frente para tentar quebrar contra o Arsenal que é de nunca ter vencido os Gunners jogando na Inglaterra.

Os Gunners já jogaram vinte vezes contra clubes da Holanda e somam oito vitórias para o Arsenal, sete empates e cinco derrotas. O Ajax é o único clube holandês que possui um retrospecto positivo contra o Arsenal.

Opinião: De fato, o Arsenal é o clube com maior favoritismo para avançar de fase. Não só pelo investimento, mas também por está em uma liga que exige mais da equipe. Mesmo assim diante de tudo isso que trouxemos, acreditamos que o PSV é capaz de vencer o Arsenal em Eindhoven e brigar forte contra os Gunners.

Sevilla FC

O rei da UEFA Europa League volta a disputar a UEFA Champions League após conquistar o título da UEFA Europa League 2022/23. O clube disputará sua nona UEFA Champions League em sua história. Nas duas últimas participações, os Sevillistas não avançaram para as oitavas de final da Liga dos Campeões e foram parar na Liga Europa. A última vez em que o Sevilla avançou para as oitavas de final foi na temporada 2020/21 e os Nervionenses caíram diante do Borussia Dortmund.

O mercado de transferência dos Sevillistas foi modesto até então. A diretoria do clube investiu 32 milhões de euros em seu elenco. Loïc Badé foi a compra de maior. Ele foi adquirido junto ao Rennes da França por 12 milhões de euros. Djibril Sow foi a segunda compra de maior valor por 10 milhões de euros junto ao Eintracht Frankfurt. Dodi Lukébakio também ficou em segundo lugar, afinal de contas, o Sevilla pagou 10 milhões de euros ao Hertha Berlim para contar com o atacante. A grande contratação foi o retorno de Sergio Ramos. O defensor espanhol que foi revelado pelo Sevilla estava no Paris Saint-Germain e chegou sem custos, pois não teve seu contrato renovado com os parisienses.

O Sevilla já enfrentou o PSV em duas oportunidades e cada clube saiu com uma vitória. Na temporada passada, o PSV caiu para o Sevilla. O primeiro jogo na Espanha terminou com vitória espanhola por 3 a 0, e no jogo da volta, em Eindhoven, o PSV venceu por 2 a 0. O balanço de jogos do Sevilla contra clubes holandeses não é nada animador para os Sevillistas. Em cinco jogos, o Sevilla soma duas vitórias e três derrotas.

Opinião: O Sevilla costuma se complicar bastante na UEFA Champions League, até mesmo quando está em grupos mais acessíveis como foi no caso da temporada 2021/22, onde esteve ao lado do RB Salzburg, LOSC Lille e Wolfsburg. O clube espanhol não conseguiu nem avançar para as oitavas de final da Liga dos Campeões. O PSV tem tudo para fazer frente ao Sevilla e brigar por uma das duas vagas nas oitavas de final.

Racing Club de Lens

Da França, veio o terceiro e último concorrente do PSV por uma das duas vagas nas oitavas de final da UEFA Champions League 2023/24. Após terminar a Ligue 1 na segunda colocação, atrás apenas do Paris Saint-Germain, o Racing Club de Lens conquistou o direito de participar da UEFA Champions League pela terceira vez em sua história. A última vez que isso aconteceu foi na temporada 2002/03, onde o clube caiu no grupo com AC Milan, Bayern de Munique e Deportivo Lã Coruna. O grande sonho dos franceses do Racing Club de Lens é avançar para as oitavas de final da Liga dos Campeões, mas sabe que isso será extremamente complexo e não ficaria nada triste com uma vaga na UEFA Europa League.

O Racing Club de Lens investiu o dobro do que o Sevilla investiu em seu elenco, por exemplo. A diretoria desembolsou quase 64 milhões de euros para trazer reforços e fortalecer o plantel. Elye Wahi foi a aquisição de maior valor. O Racing Club de Lens pagou 30 milhões de euros ao Montpellier. Andy Diouf veio do FC Basel por 14 milhões de euros. Sem custos, o Racing Club de Lens trouxe o meio-campista holandês, Stijn Spierings que rejeitou proposta de clubes holandeses para seguir jogando na França. Mesmo investindo alto no seu elenco, o Racing Club de Lens também perdeu jogadores importantes, como foi o caso de Loïs Openda que deixou o clube por 38,5 milhões de euros para assinar com o RB Leipzig da Alemanha. Seko Fofana foi para o Al-Nassr da Arábia Saudita por 25 milhões de euros. Essa será a primeira vez na história em que os dois clubes se enfrentarão oficialmente. O Racing Club de Lens nunca jogou contra os grandes clubes da Holanda, mas já soma sete partidas contra clubes holandeses, com duas vitórias, dois empates e três derrotas. Roda JC Kerkrade, SC Heerenveen, Vitesse e ADO Den Haag foram os adversários holandeses que cruzaram o caminho do Racing Club de Lens ao longo da história.

Opinião: Como escrevemos mais acima, o Racing Club de Lens não ficará triste com uma vaga na UEFA Europa League, caso consiga terminar a fase de grupos em terceiro lugar, mas na teoria, dificilmente os franceses do Racing Club de Lens conseguirão ter forças para confrontar PSV e Sevilla, por exemplo. O fato é que quem perder pontos para o Racing Club de Lens, tanto em casa quanto na França, poderá se complicar para avançar às oitavas de final. Por isso, é fundamental o PSV ter em mente que vencer do Racing Club de Lens é mandatório para qualquer planejamento que vise avançar de fase e se manter na Liga dos Campeões.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *