Após cinco meses no comando do time principal do Ajax, John Heitinga não é mais o treinador do clube de Amsterdã. O clube emitiu um comunicado onde divulgou que John Heitinga não continuará no comando técnico da equipe profissional para a próxima temporada e que um novo técnico será contratado para comandar a equipe.
Foram vinte e dois jogos comandando o AFC Ajax, com quatorze vitórias, três empates e cinco derrotas. Sob o seu comando, os Godenzonen marcaram quarenta e nove gols e sofreram vinte e seis gols.
John Heitinga estava treinando o time B do Ajax e recebeu a oportunidade de comandar o time principal dos Ajacieden após a demissão de Alfred Schreuder em janeiro. A expectativa é que ele conseguisse organizar o time dentro de campo e ao menos levasse o Ajax a disputar a UEFA Champions League na próxima temporada.
Ele não conseguiu ajudar os Amsterdammers a garantir uma vaga na UEFA Champions League e de quebra ainda perdeu a final da Copa da Holanda para o PSV. Na última rodada da Eredivisie, o Ajax perdeu por 3 a 1 para o FC Twente, em Enschede.
John Heitinga não será desligado do Ajax, ele continuará no clube e deverá assumir uma vaga como assistente técnico do futuro treinador da equipe de Amsterdã.