No AFAS Stadion, no oeste da Holanda, em Alkmaar, o AZ Alkmaar recebeu a visita do SC Heerenveen e empatou em 1 a 1. Sydney van Hooijdonk abriu o placar para os Fries e no segundo tempo, após Jesper Karlsson perder um pênalti para os donos da casa, Mexx Meerdink empatou a partida.
Esse foi o 60ª jogo entre os dois clubes, com 27 vitórias para o AZ Alkmaar, 12 empates e 21 vitórias para o SC Heerenveen. Antes desse encontro, a última vez que eles tinham se enfrentado foi em 14 de janeiro de 2023 e terminou com vitória do AZ Alkmaar por a 2 a 0, no Abe Lenstra Stadion, casa do SC Heerenveen. A última vitória dos Fries jogando no AFAS Stadion, casa do AZ Alkmaar, foi em 19 de outubro de 2019.
🧀 O empate em casa complicou a vida dos Cheeseheads na briga pelas primeiras colocações na Eredivisie. Com 54 pontos, o AZ Alkmaar segue na quarta colocação e viu o PSV abrir dois pontos de vantagem na terceira posição. O próximo compromisso antes de enfrentar o RSC Anderlecht pela UEFA Europa Conference League, será diante do Sparta Rotterdam.
🐄 Já o SC Heerenveen voltará para casa e receberá o FC Volendam na próxima rodada da Eredivisie. Os Fries estão com 35 pontos na nona colocação.
🧀 Pascal Jansen fez apenas uma mudança na equipe titular. Sam Beukema entrou na vaga de Wouter Goes que ficou no banco de reservas e não foi acionado durante a partida.
📋 AZ Alkmaar: Mathew Ryan, Yukinari Sugawara, Pantelis Hatzidiakos, Milos Kerkez, Sam Beukema, Tijjani Reijnders, Jordy Clasie, Sven Mijnans, Jens Odgaard, Vangelis Pavlidis e Jesper Karlsson.
🐄 Kees van Wonderen também fez apenas uma mudança. Simon Olsson entrou no lugar de Ché Nunnely que começou no banco e entrou no decorrer do segundo tempo.
📋 SC Heerenveen: Xavier Mous, Paweł Bochniewicz, Syb van Ottele, Mats Köhlert, Milan van Ewijk, Pelle van Amersfoort, Simon Olsson, Anas Tahiri, Thom Haye, Sydney van Hooijdonk e Osame Sahraoui.
🐄 0x1: Com menos de cinco minutos, o AZ Alkmaar já sentiu o golpe dos Heerenveners. Osame Sahraoui recebeu na ponta direita e tocou rasteiro para o meio da pequena área. Sydney van Hooijdonk foi mais rápido que Sam Beukema para desviar a bola para o fundo das redes de Mathew Ryan. Esse foi o décimo quarto gol dele com a camisa do SC Heerenveen nesta temporada.
🧀 1×1: Aos 75 minutos, Myron van Brederode recebeu na esquerda e cruzou para a grande área. A bola passou por toda a defesa do SC Heerenveen e chegou em Mayckel Lahdo. O sueco finalizou em cima de Xavier Mous. A bola bateu em cima do goleiro e Mexx Meerdink finalizou novamente. Mais uma vez, a bola bateu em Xavier Mous e entrou na meta dos Fries. Milan van Ewijk tentou evitar que a bola entrasse na meta do SC Heerenveen, mas segundo o VAR, a bola já teria entrado por completo.