SELEÇÃO HOLANDESA

Confira a coletiva de Ronald Koeman e Virgil van Dijk desta quinta-feira

Ronald Koeman

Nesta quinta-feira, Ronald Koeman e Virgil van Dijk se encontraram com a imprensa para a coletiva que antecede a estreia da seleção holandesa nas Eliminatórias para a Eurocopa de 2024 na Alemanha.

Um dos primeiros assuntos abordados foi a questão do corte de cinco jogadores. O treinador terá que escalar o time titular sem Bart Verbruggen, Sven Botman, Cody Gakpo, Matthijs de Ligt e Joey Veerman. Todos os jogadores tiveram uma infecção alimentar e foram liberados para se tratarem.

Ronald Koeman recebeu uma mensagem do médico da seleção holandesa às 7h10, informando que cinco jogadores estavam passando mal e doentes.

“Recebi uma mensagem de manhã, sobre cinco jogadores terem passado mal. Fui rápido para o térreo [do alojamento] e aí vi que Veerman ainda estava esperando um táxi. Só aí soube de tudo. Mas eles ainda não estão definitivamente fora das datas FIFA” disse Ronald Koeman.

O treinador fez um cálculo rápido de que ainda poderia contar com vinte jogadores.

“Mas precisamos chamar mais um goleiro, não podemos ter apenas dois. O risco é muito grande” comentou Ronald Koeman.

Após consultar sua comissão técnica, o treinador convocou Kjell Scherpen, Ryan Gravenberch e Stefan de Vrij. Dois desses três jogadores foram convocados para a seleção holandesa sub21.

Ele ainda não sabe se mais jogadores serão convocados após o jogo contra a França, afinal de contas, cinco atletas deixaram a seleção holandesa e três foram chamados. Mas o treinador afirma que ainda não descartou utilizar os cinco jogadores contra Gibraltar.

“Os cinco foram para casa e ainda não descartamos por completo para o jogo contra Gibraltar. Vamos acompanhar como eles vão evoluir nos próximos dias” falou Ronald Koeman. O próximo jogo da seleção holandesa será contra Gibraltar, na segunda-feira, em Roterdã, na casa do Feyenoord.

As informações dão conta de que um alimento com frango teria sido servido aos jogadores da seleção holandesa e esse alimento seria o responsável por afastar cinco jogadores. Mas essa informação ainda não foi confirmada por Ronald Koeman.

“Todos queremos saber de onde veio o problema. Tudo que circula é especulação. Nossa equipe segue investigando o que de fato causou esse problema em nossos jogadores” disse Ronald Koeman.

Mesmo diante de tantos problemas, Ronald Koeman afirma que seguirá com seu plano inicial e não mudará o esquema de jogo para o confronto contra os franceses, fora de casa.

“Claro que, entre os cinco cortados, alguns provavelmente seriam escalados. Mas por sorte, eu troquei muitos jogadores de posição nessa semana. Então, os outros que jogarão também treinaram nas posições. Já sei como faremos” comentou Ronald Koeman.

Outro assunto abordado na coletiva desta quinta-feira foi como a Holanda jogará contra a França. Uma coisa Ronald Koeman já deixou claro que prefere ver Steven Berghuis jogando como um ponta pela direita.

“Em uma partida como essa que teremos contra a França, quero jogar com três atletas que são originalmente meio-campistas. Mas isso não quer dizer que Steven Berghuis não nos ajudará no meio de campo, caso seja necessário” falou Ronald Koeman.

Diversos jogadores ofensivos foram cortados, mas isso ainda não é garantia de que Ronald Koeman começará com Wout Weghorst no centro do ataque.

“Isso ficará claro amanhã. Nós temos uma ideia de jogo, foi assim que treinamos. Não posso confirmar se Wout Weghorst será titular ou não amanhã. Não me passa pela cabeça jogar com apenas dois atacantes. Eu tenho seis jogadores para o ataque e isso é suficiente para mim” falou Ronald Koeman.

Não foi apenas Ronald Koeman que conversou com os jornalistas. Virgil van Dijk também teve seu momento com a imprensa. O primeiro assunto que foi conversado com o capitão e zagueiro da Holanda foi sobre o sistema de jogo.

“Muitos jogam nesse sistema no clube deles. Sente-se confiança. Pessoalmente, eu também estava na primeira passagem de Koeman. Não digo que é a mesmíssima coisa, mas até agora está tudo bem. Espero que consigamos a vaga na Eurocopa com bons resultados e desempenhos” disse Virgil van Dijk.

O novo auxiliar técnico de Ronald Koeman foi assunto na conversa com o zagueiro.

“É claro que eu não conhecia Sipke Hulshoff. Eu pude ver quais são suas qualidades e eu pessoalmente gostei do que vi. Eu gostei da forma que ele comanda os treinamentos. Acho que também posso falar pelo grupo. Só estamos juntos há quatro dias, mas é um bom começo” disse Virgil van Dijk.

O zagueiro do Liverpool comentou sobre um duelo que teve contra a França quando a Holanda era comandada por Ronald Koeman.

“Se me lembro bem, Ronald Koeman ficou bem chateado com o resultado, porque nós tínhamos totais condições de sair com a vitória. Eu entendi que ele estava certo. Realmente, tínhamos condições de vencer a França naquele momento. Mas no final, deu tudo certo e foi um período muito bom para todos” comentou Virgil van Dijk.

Ele foi questionado como estava se sentindo, afinal de contas, ele se alimentou da mesma comida que os cinco jogadores cortados comeram.

“Eu me sinto bem, nada me incomoda. Espero que eu siga me sentindo bem. Infelizmente cinco companheiros foram para casa. Eu comi esse alimento e não sinto nada. Não sei se realmente o problema foi esse” falou Virgil van Dijk.

Ele entende que em um esporte de alto desempenho, não existe margem para ficar pensando e lamento essas situações.

“Eu fico triste, porque alguns estavam aqui pela primeira vez e sei o quanto cada um de nós luta para chegar até aqui. Acho que treinamos bem nesses dias e todos estão ansiosos pelo jogo. É triste que eles tenham que ter ido embora. Nós estamos todos torcendo para que eles se recuperem logo e possam nos ajudar na segunda-feira” disse Virgil van Dijk. “Todo jogador convocado é bom o suficiente para ser titular da nossa seleção. Nós sentiremos falta de Frenkie de Jong, Matthijs de Ligt e dos outros, mas agora temos que olhar para frente e contar com todos que aqui estão. A França tem um grupo com muita qualidade individual, eles podem punir um pequeno erro. Mas também temos um grupo muito bom e temos que mostrar a nossa confiança” finalizou Virgil van Dijk.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *