Teun Koopmeiners jogou três vezes contra a SS Lazio desde a sua saída do AZ Alkmaar. Ele conheceu os três resultados possíveis nos três jogos que teve diante dos Biancocelesti. A última vitória da Atalanta na Série A foi contra a SS Lazio, desde então, o clube de Teun Koopmeiners perdeu para o AC Milan, Lecce e SSC Napoli e empatou com a Udinese.
Na última partida, há uma semana e meio, Teun Koopmeiners deixou o gramado com uma lesão pouco antes do intervalo. A expectativa é que ele fique de fora dos gramados pelas próximas semanas e perderá a primeira convocação sob o comando de Ronald Koeman.
Ele prefere falar sobre a boa fase do AZ Alkmaar na UEFA Europa Conference League. O jogo de volta contra SS Lazio é nesta quinta-feira e os Cheeseheads tentarão defender a vantagem construída na Itália, ao vencer as Águias por 2 a 1. Teun Koopmeiners ainda segue de perto seu antigo clube.
“A primeira partida foi o cenário mais positivo possível. A SS Lazio é realmente um time muito perigoso. Um time que você pode jogar muito bem durante toda a partida, mas ao final, sair derrotado. A SS Lazio começou o jogo contra o AZ Alkmaar, da forma que eu conheço. Foram para cima do AZ Alkmaar com muita velocidade e os atacantes avançando a todo momento. Eu fiquei me perguntando por quanto tempo o AZ Alkmaar iria suportar. Principalmente depois do gol da SS Lazio, existia uma chance muito grande do AZ Alkmaar entrar em colapso. Mas eles fizeram o contrário. O AZ Alkmaar respondeu fazendo exatamente aquilo que o clube representa” disse Teun Koopmeiners.
Além do surpreendente resultado final, foi sobretudo a forma como o AZ Alkmaar venceu que impressionou Teun Koopmeiners.
“Achei muito legal. Às vezes, você pode obter resultados que você quer, mas jogando um futebol que não combina com você. É assim mesmo. Mas achei ótimo que os dois gols do AZ Alkmaar, refletiu bastante a visão de futebol do clube. Colocando pressão alta e mordendo eles em cima. Quando o AZ Alkmaar perdia a bola, todos iam para cima dos jogadores da SS Lazio para recuperar a bola rapidamente” falou Teun Koopmeiners.
Dois anos e meio atrás, os Alkmaarders, com Teun Koopmeiners ainda no clube, alcançaram o sucesso de forma pouco ortodoxa na Itália. Na fase de grupos da UEFA Europa League, eles visitaram o SSC Napoli, a defesa esteve sob forte pressão durante os noventa minutos. Mas mesmo assim, o AZ Alkmaar venceu por 1 a 0, graças ao gol de Dani de Wit.
“Naquela noite, nós apenas paramos de querer jogar o nosso jogo. Nós pensamos que tínhamos que ganhar aquela partida da forma que fosse. No final, é disso que se trata. Não há necessidade de inventar. Mas sempre é melhor se pudermos vencer do nosso jeito” disse Teun Koopmeiners.
Dos jogadores que atuaram contra o SSC Napoli naquele dia, apenas Jesper Karlsson, Pantelis Hatzidiakos e Yukinari Sugawara ainda estão no elenco do clube de Alkmaar. Dani de Wit e Bruno Martins Indi estão lesionados. Marco Bizot, Jonas Svensson, Owen Wijndal, Calvin Stengs, Fredrik Midtsjø e Teun Koopmeiners já deixaram a equipe.
De todos os jogadores, Wouter Goes tem sido o que mais chama atenção nas últimas semanas. O zagueiro de 18 anos também se destacou no duelo contra a SS Lazio na semana passada.
“A descoberta de Wouter Goes mostra o quanto as divisões de base do AZ Alkmaar vem crescendo. Isso está de acordo com a trajetória do AZ Alkmaar. Apesar de todos os problemas na defesa, a direção junto com a comissão técnica abriram as portas para os jovens jogadores e agora estão tendo resultados. Wouter Goes ainda tem muitos pontos de desenvolvimento, o que faz muito sentido nessa idade. Mas é incrivelmente inteligente como ele se apresentou ao time principal” comentou Teun Koopmeiners.
Wouter Goes não é o único jovem jogador do AZ Alkmaar que chama atenção de Teun Koopmeiners nesta temporada.
“Eu também gosto de assistir a Milos Kerkez. Acho ótimo como ele preencheu a lacuna deixada por Owen Wijndal. Assim como Wouter Goes, Milos Kerkez ainda tem pontos de melhoria, mas é extremamente normal para a idade deles. Ele joga com muita energia. Ele também é tecnicamente talentoso” comentou Teun Koopmeiners.
“Além disso, acho que Vangelis Pavlidis e Jens Odgaard são muito bons no ataque. Eles são jogadores que conseguem levar perigo em jogadas que ninguém espera. Eles são jogadores que conseguem marcar gols com a bola rolando, não são atacantes que marcam gols fáceis ou apenas de pênaltis” falou Teun Koopmeiners.
O próprio Teun Koopmeiners não está jogando nenhum torneio europeu neste momento da temporada. A Atalanta terminou em oitava no campeonato italiano da temporada passada e não se classificou para nenhuma competição europeia. Nesta temporada, a meta é voltar a conquistar uma vaga na UEFA Champions League da próxima temporada. Para isso, a Atalanta deve alcançar a SS Lazio na classificação. A batalha pelas primeiras quatro posições é emocionante e acirrada. É por isso que o treinador da SS Lazio, Maurizio Sarri admitiu no fim de semana passado que o clássico contra a AS Roma no próximo domingo, tem uma prioridade maior do que a UEFA Europa Conference League.
Isso pode ser uma vantagem para o AZ Alkmaar. Mas de acordo com Teun Koopmeiners, seu antigo clube enfrentará um adversário muito complicado pela frente, independentemente do time que Maurizio Sarri enviar para o AFAS Stadion.
“Na Holanda, somos muito bons em comemorar antes do tempo. O AZ Alkmaar ainda não conquistou nada, eles estão com uma pequena vantagem no confronto. Se você quer conquistar algo, você precisa ser consistente. Isso se aplica ainda mais em jogos de ida e volta contra uma equipe do nível da SS Lazio. Estarei torcendo para que o AZ Alkmaar consiga a vaga” finalizou Teun Koopmeiners.