Há um mês, Edwin van der Sar anunciou que o Ajax teria um novo diretor de futebol dentro de dois meses. Essa convicção se mantem com o diretor geral do clube de Amsterdã, o que dá a entender que nos bastidores os Godenzonen deverão contratar também um novo treinador. O nome do dirigente inglês, Julian Ward continua ganhando força na Johan Cruijff ArenA. Enquanto isso, Klaas-Jan Huntelaar e Gerry Hamstra continuam trabalhando na posição de diretor de futebol.
A temporada atual ainda está andamento e faltam alguns meses para o encerramento. O principal ponto agora é entender quem será o treinador do Ajax para a próxima temporada. Com John Heitinga, os Godenzonen terão um treinador até o final dessa temporada. Diante disso, a diretoria do clube ganhou um bom tempo para trabalhar quem deverá seguir no comando técnico da equipe. O jovem treinador de 39 anos causa boa impressão entre os torcedores, dirigentes do clube e jogadores. Ele mantém os pés no chão e quer continuar trabalhando até o final dessa temporada. Apenas com a contratação de um novo diretor de futebol, é que o Ajax poderá buscar de fato um novo treinador.
Outro ponto que deverá ser analisado pela diretoria e comissão técnica são as contratações do clube para a próxima temporada. No começo dessa temporada, diversas contratações foram feitas e poucos são os jogadores que conseguiram realmente render o esperado.De todos os novos jogadores contratados no começo dessa temporada, que juntos custaram mais de cem milhões de euros, nenhum desses atletas conseguiu se firmar como titular indiscutível. O resultado é que o Ajax tem um elenco desequilibrado e todos os jogadores contratados ainda lutam para se firmar na equipe de Amsterdã.
Como equipe, o Ajax decepcionou em todos os grandes jogos dessa temporada. Não apenas os desempenhos individuais foram abaixo do esperado, como o desempenho coletivo.
É muito provável que peças importantes desse atual elenco do Ajax forcem uma saída ao final dessa temporada, são os casos de Mohammed Kudus, Edson Álvarez e Jurriën Timber. A equipe de Amsterdã deverá receber dezenas de milhões para vender esses três jogadores. O novo diretor de futebol terá o desafio de atuar bem no mercado de transferências para que possa trazer jogadores que possa ajudar os Ajacieden dentro de campo.