SELEÇÃO HOLANDESA

O que o Ajax deve esperar do 1.FC Union Berlin?

Desvendando o Union Berlin

Contra o 1.FC Union Berlin, o Ajax encontrará um adversário que joga de forma completamente diferente do que ele. A equipe alemã joga bastante recuada e tem um alto aproveitamento em contra-ataques.

Nós podemos dizer que o 1.FC Union Berlin representa um pequeno milagre dentro do futebol. Nós falamos isso, porque o clube com um orçamento tão baixo, consegue brigar ponto a ponto com o Bayern de Munique pelo título do campeonato alemão, mais conhecido como Bundesliga.

Na temporada 2020/21, apenas o VfL Bochum gastou menos do que o 1.FC Union Berlin com salários. Com um estilo de jogo único, a equipe de Urs Fischer tem conseguido disputar a liderança da Bundesliga com muita qualidade.

ATACANDO

Se dividirmos o estilo de jogo da equipe alemã nas quatro partes táticas da partida (fase de ataque, defesa e momentos de transição entre as duas fases), o jogo ofensivo do 1.FC Union Berlin é a parte onde o trabalho de Urs Fischer é mais visível. O 1.FC Union Berlin não apenas cria um grande perigo de gol, como também precisa contar com um estilo de jogo extremamente direto, cheio de bolas longas e cruzamentos. Um estilo que costumamos associar ao futebol de clubes que brigar para não serem rebaixados na Eredivisie.

A equipe de Urs Fischer geralmente joga em um esquema com três zagueiros, três homens no meio de campo e dois atacantes. Destaque para o atacante holandês, Sheraldo Becker.

Quando o 1.FC Union Berlin possui a bola, ele aposta principalmente em longos lançamentos. Basicamente, ele faz isso de duas maneiras diferentes ao longo da partida. Com o experiente jogador alemão, Kevin Behrens ou com Jordan Siebatcheu. A ideia consiste em longos lançamentos, um dos dois alvos tocam na bola de cabeça para a velocidade de atletas como Sheraldo Becker.

E essa forma de atacar o adversário vem dando certo, principalmente porque o clube possui o atacante mais rápido da Bundesliga, o ex-jogador do Ajax, Sheraldo Becker. Ele busca sempre as jogadas em profundidade.

Nos poucos momentos da partida em que o 1.FC Union Berlin fica com a bola sob domínio, eles procuram alargar o campo para abrir o adversário. Com dois laterais e meio-campistas de cada lado da dupla de atacantes, o 1.FC Union Berlin estica o campo horizontalmente.

Para que tenhamos uma noção da força desse sistema montado por Urs Fischer, a equipe alemã já finalizou 68 bolas a gol em jogadas que foram criadas pelas laterais do campo. Isso é maior do que qualquer outro clube da Alemanha. Outra estatística que mostra a força da equipe é que eles conseguiram marcar doze gols de cabeça, após a jogada ter nascido na lateral do campo. Essa estatística também é a maior na Alemanha.

Se o Ajax não terá muitos problemas defensivos com a construção de jogo pelo meio ou o jogo posicional do 1.FC Union Berlin, a velocidade de Sheraldo Becker e a força nas finalizações de cabeça são armas que geralmente são letais contra os adversários.

TRANSIÇÃO DEFENSIVA

A equipe de Urs Fischer não corre muitos riscos em alguns momentos após perder a bola. Uma boa organização defensiva é mais importante do que uma rápida recuperação de bola.

DEFENDENDO

Embora o 1.FC Union Berlin tenha tido um desempenho extremamente superior ofensivamente nesta temporada, a base defensiva que sustena o sucesso é muito mais impressionante. Com o segundo menor orçamento de toda a Bundesliga, o 1.FC Union Berlin tem atualmente a defesa estatisticamente mais forte da competição.

O que torna o sucesso defensivo do 1.FC Union Berlin tão notável é a abordagem conservadora pela qual eles adotam. Onde a Bundesliga dos últimos anos é caracterizada por equipes de pressão alta e intensa, o 1.FC Union Berlin dificilmente pressiona o adversário com muita frequência no decorrer do jogo.

Na verdade, as estatísticas deixam claro o quão o 1.FC Union Berlin recuar no decorrer da partida. Se usarmos como base o PPDA (Traduzindo para o português significa Passes por Ação Defensiva. Quantos passes a equipe deixa o adversário realizar antes de um movimento defensivo (interceptação, desarme, dividida, falta, etc). Os primeiros 40% do campo é desconsiderado. Quando menor, melhor.) iremos perceber que o 1.FC Union Berlin é o último de toda a Bundesliga neste quesito.

A equipe de Urs Fischer só pressiona o adversário quando entende que a chance de recuperar a bola é muito alta. Mesmo buscando ser mais certeiro nos desarmes e nas pressões, o 1.FC Union Berlin é muito bom nisso.

A falta de atacantes que atuem pelas pontas é compensada principalmente pelo fato de que o 1.FC Union Berlin abre espaço para que seus laterais avancem até a linha de fundo do adversário.

Como os adversários do 1.FC Union Berlin geralmente conseguem ficar com a bola na maior parte do tempo, a equipe alemã recua completamente. Além disso, o 1.FC Union Berlin joga de forma muito compacta, dificultando bastante a vida dos rivais.

Não há dúvidas de que o Ajax terá a maior posse de bola no duelo desta quinta-feira contra o 1.FC Union Berlin. Mas muita posse de bola contra o 1.FC Union Berlin não significa absolutamente nada. Para isso, a formação de John Heitinga terá que traçar um plano para conseguir jogar de forma organizada, principalmente quando estiver se defendendo.

TRANSIÇÃO OFENSIVA

Como todo time de contra-ataque, o 1.FC Union Berlin é um dos times mais eficazes da Europa. E Sheraldo Becker desempenha um papel fundamental nisso. A cada partida, o clube alemão se torna cada vez mais perigoso em seus contra-ataques. O cenário ideal para Sheraldo Becker é quando ele consegue ficar mano a mano contra o defensor adversário, com um grande espaço nas costas desse defensor para ele percorrer.

O 1.FC Union Berlin tenta força esse cenário de três maneiras:

1 – Por meio de um lançamento rasteiro que sai da defesa, buscando as costas da defesa adversária. Geralmente isso ocorre quando um zagueiro do 1.FC Union Berlin está com a bola.

2 – Quando a defesa lança a bola para um dos dois homens-alvo. Esse alvo desvia de cabeça e Sheraldo Becker aproveita o espaço para dominar a bola e partir em velocidade rumo a meta do adversário.

3 – Com lançamentos diretos saindo da defesa do 1.FC Union Berlin, independente se existe espaço nas costas da defesa ou não.

O Ajax terá que evitar os problemas que aconteceram na partida contra o RKC Waalwijk, especialmente no primeiro tempo. Se Edson Álvarez ficar sozinho contra Sheraldo Becker, provavelmente terá problemas para parar o ataque do 1.FC Union Berlin. Diante disso, é muito importante que Calvin Bassey comece na defesa ao lado de Jurriën Timber, dando maior sustentação a defesa e proporcionando que o defensor mexicano possa jogar como primeiro volante.

CONCLUSÃO

Para o Ajax, o duelo contra o 1.FC Union Berlin tem apenas um objetivo claro: traçar um plano para que ambas as partidas se resumam à qualidade individual. Em qualidade técnica, os Godenzonen são superiores ao 1.FC Union Berlin. Mas John Heitinga e sua comissão técnica devem ser alertados sobre os pontos fracos do Ajax nesta temporada. Os Ajacieden jogou diversas vezes nesta temporada contra equipe que possuem bons contra-ataques e passou por momentos de muita dificuldade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *