No Fortuna Sittard Stadion, em Sittard-Geleen, no sul da Holanda, o Fortuna Sittard recebeu a visita do PSV. A equipe da casa saiu na frente com Córdoba, mas com a expulsão de Doğan Erdoğan, a vida do PSV ficou mais fácil e o time de Eindhoven empatou com Xavi Simons e virou com Ibrahim Sangaré. Mas nos minutos finais, Guus Til derrubou Paul Gladon dentro da grande área e o árbitro da partida marcou pênalti para os Sittardenaarss. Na cobrança, Burak Yılmaz apareceu para fazer seu quinto gol na temporada e salvar o Fortuna Sittard de mais uma derrota em casa.
Essa foi a 49ª partida entre os dois clubes, com apenas quatro vitórias para o Fortuna Sittard, oito empates e 37 vitórias para o PSV. A última vez em que o Fortuna Sittard tinha somado algum ponto diante do PSV, foi em dezembro de 2000. Naquela ocasião, o jogo terminou empatado em 1 a 1, no Philips Stadion.
🔰 O empate fez o Fortuna Sittard chegar aos 16 pontos e continua na 12ª colocação. A equipe comandada por Julio Velázquez não vence em casa desde 2 de outubro do ano passado, quando bateu o FC Volendam por 2 a 0. O próximo compromisso dos Fortunezen será contra o AZ Alkmaar, fora de casa. Em sua quinta participação consecutiva na Eredivisie, o Fortuna Sittard já atinge a marca da sua segunda melhor campanha após 16 jogos disputados, quando na temporada 2020/21, sob o comando de Sjors Ultee, a equipe de Sittard-Geleen também tinha 16 pontos.
💡 Já o PSV jogará em casa contra o Vitesse de Phillip Cocu. A equipe de Eindhoven perdeu a chance de assumir a segunda colocação da Eredivisie. Os Boeren estão com 32 pontos, na quarta colocação. Esse empate fez com que os Lampen chegassem a três jogos sem vencer na Eredivisie. A última vez em que o PSV tinha somado apenas 32 pontos após 16 jogos, foi na temporada 2019/20 quando o time era comandado por Mark van Bommel.
🔰 Julio Velázquez fez três mudanças na equipe titular. Stipe Radić, Deroy Duarte e Rémy Vita entraram nas vagas de George Cox, Paul Gladon e Úmaro Embaló. O treinador espanhol não contou com dois atletas para essa partida, são eles: Arianit Ferati e Dimitrios Siovas, ambos lesionados.
📋 Fortuna Sittard: Ivor Pandur, Ximo Navarro, Ivo Pinto, Rodrigo Guth, Stipe Radić, Deroy Duarte, Oğuzhan Özyakup, Doğan Erdoğan, Córdoba, Burak Yılmaz e Rémy Vita.
💡 Pelo lado do PSV, a lista de desfalques era bem maior. Olivier Boscagli, Fodé Fofana, Mauro Júnior, Philipp Max, Kjell Peersman e Sávio não estiveram aptos para a partida deste domingo. Ruud van Nistelrooy fez três mudanças no time titular que venceu o Sparta Rotterdam pela Copa da Holanda no meio de semana. Walter Benítez, Armando Obispo e Phillipp Mwene voltaram ao time titular nas vagas de Joël Drommel, André Ramalho e Philipp Max.
📋 PSV Eindhoven: Walter Benítez, Jordan Teze, Armando Obispo, Jarrad Branthwaite, Phillipp Mwene, Ibrahim Sangaré, Xavi Simons, Erick Gutiérrez, Luuk de Jong, Noni Madueke e Anwar El Ghazi.
🔰 1×0: Nos acréscimos do primeiro tempo, o Fortuna Sittard abriu o placar. Oğuzhan Özyakup tocou para Burak Yılmaz. O centroavante turco esbarrou em Walter Benítez e a bola sobrou para Córdoba finalizar rasteiro para garantir a vitória parcial dos donos da casa. Esse foi o segundo gol de Córdoba nesta temporada. A última e única vez que ele tinha marcado, foi na 11ª rodada contra o Feyenoord, no empate em 1 a 1.
🟥 🔰 EXPULSO! Aos 55 minutos, o Fortuna Sittard ficou com um jogador a menos. Doğan Erdoğan entrou com a sola da chuteira no joelho de Luuk de Jong. Jochem Kamphuis não pensou duas vezes antes de mostrar o cartão vermelho para o meio-campista turco. Essa foi a segunda vez na temporada em que ele foi expulso de campo. A primeira vez tinha sido contra o NEC Nijmegen, na sexta rodada, em setembro do ano passado.
💡 1×1: Aos 65 minutos, Xavi Simons fez o nono gol dele nesta temporada. Jordan Teze cruzou para a grande área e de cabeça, Xavi Simons estufou as redes de Ivor Pandur. O jovem meio-campista estava em um jejum com a camisa do PSV, afinal de contas, desde 16 de outubro do ano passado, que ele não marcava. Naquela ocasião, ele fez dois gols contra o FC Utrecht.
💡 1×2: Aos 76 minutos, Noni Madueke levou a bola até a linha de fundo e tocou rasteiro para o meio da grande área. Luuk de Jong finalizou e a bola bateu em Ivor Pandur. No rebote, Ibrahim Sangaré aproveitou para fazer o quarto gol dele nesta temporada. O volante marfinense também não marcava desde outubro com a camisa do PSV. A última vez foi na derrota para o FC Groningen.
🔰 2×2: Nos acréscimos do segundo tempo, o Fortuna Sittard chegou ao gol que lhe garantiu o empate. Burak Yılmaz recebeu dentro da grande área e finalizou. A bola bateu no travessão e voltou para Paul Gladon que quando tentou dominar a bola, sofreu uma carga nas costas. Guus Til tinha derrubado o centroavante e Jochem Kamphuis marcou penalidade máxima para os donos da casa. Na cobrança, Burak Yılmaz não desperdiçou e marcou seu quinto gol na temporada. O atacante turco não marcava com a camisa do Fortuna Sittard desde setembro, quando deixou sua marca na derrota por 4 a 3 para o FC Utrecht.