O AZ Alkmaar anunciou a chegada de Mathew Ryan. O goleiro de 30 anos deixa a Dinamarca onde atuava pelo FC Copenhague e assina até o final da próxima temporada. Ele é o segundo reforço dos Cheeseheads nesta janela de transferências. Vale lembrar que ele ainda não teve sua autorização de trabalho liberado pelo governo holandês, então não deverá ficar apto nos próximos dias para atuar.
Hobie Verhulst é o atual goleiro titular do AZ Alkmaar e recentemente teve seu contrato renovado. Tudo indica que ele deverá ser reserva de Mathew Ryan nos próximos jogos. Nesta janela, os Alkmaarders já liberaram Peter Vindahl Jensen para a segunda divisão da Alemanha.
Mathew Ryan já chegou à marca de 79 partidas com a camisa da seleção australiana. Além disso, ele foi titular da Austrália na Copa do Mundo de 2022 no Catar. Na Europa, ele já jogou em clubes como Club Brugge/BEL, Valência/ESP, KRC Genk/BEL, Brighton & Hove Albion/ING, Arsenal/ING e Real Sociedad/ESP.
Foi na Inglaterra, mais precisamente no Brighton & Hove Albion, onde ele conseguiu ter uma maior sequência de jogos. Com a camisa do clube inglês, ele chegou à marca de 123 partidas disputadas. Em seguida, vem o Club Brugge onde ele atuou em 102 jogos. No Brighton & Hove Albion, ele sofreu 185 gols e em 27 partidas, conseguiu sair sem sofrer gols. Enquanto no Club Brugge, a quantidade de gols sofridos foi bem menor, apenas 98 gols e em 37 partidas, ele não teve as suas redes balançadas.
“Basta olhar para o clube e para sua história, para entender que é um clube que quer alcançar coisas grandes. Quero jogar o mais rápido possível, para começar a ajudar a equipe dentro de campo” disse Mathew Ryan ao site do AZ Alkmaar.
“Ele mostrou que é um goleiro muito bom em diversos campeonatos e foi a nossa primeira opção desde então. Nós estávamos procurando um atleta que pudesse vir e vestir a nossa camisa para nos ajudar. Tudo se encaixa nele” disse o diretor de futebol do AZ Alkmaar, Max Huiberts.