Por diversos motivos, a diretoria do FC Groningen não conseguiu anunciar um treinador com maior experiência para comandar a equipe durante o restante dessa temporada. Diante disso, Dennis van der Ree ganhou a oportunidade de comandar o time principal. Ele era o auxiliar técnico de Frank Wormuth e seguirá no clube.
Ele certamente não esperava que seis meses depois de assinar seu contrato com o FC Groningen, ele agora seria o responsável pelo complexo de treinamento. Afinal, Dennis van der Ree foi assistente do Pride of the North por vários anos.
Mesmo quando Frank Wormuth foi demitido em novembro, não tinha nada que apontasse uma mudança de status de Dennis van der Ree. Quando Joseph Oosting, Dick Schreuder e Dick Lukkien não chegaram a um acordo com a diretoria do FC Groningen, Mark-Jan Fledderus pediu que ele comandasse o time por enquanto, não foi um negócio fechado. Afinal, um novo treinador pode ser nomeado mais tarde, graças a parada para a Copa do Mundo. Isso também não aconteceu, então Dennis van der Ree fará sua estreia como treinador principal no futebol profissional no domingo.
“Se começarmos a fazer as coisas na intensidade certa, acredito que iremos subir na classificação” disse Dennis van der Ree.
Como jogador de futebol profissional, ele era um zagueiro que trabalhava duro. Ele jogou quatro temporadas na Eredivisie pelo FC Utrecht, mas foi na Keuken Kampioen Divisie onde ele mais atuou. No segundo escalão, defendeu clubes como NAC Breda e SC Cambuur. Depois de encerrar sua carreira ativa em 2012, o nascido em Roterdã permaneceu em Leeuwarden, onde deu seus primeiros passos como treinador. Primeiro com os amadores do Blauw-Wit, depois com o SC Cambuur. Lá ele conheceu Arne Slot.
“Eu comecei como estagiário, consegui uma vaga na sala técnica ao lado de Arne Slot, que na época era assistente de Henk de Jong” disse Dennis van der Ree.
Depois de um tempo, o SC Cambuur decidiu dar um novo fôlego à sua equipe jovem, o gerente técnico Marcel Keizer se aproxima dos dois.
“Nós tivemos que montar o time completamente, porque não tinha nada. Nós recebemos um orçamento do clube e abordamos os agentes para ver se eles tinham jogadores que queriam fazer testes no nosso clube. Acabamos reunindo um elenco e começamos a trabalhar com isso. Foi um trabalho muito bom”
Após três anos no SC Cambuur, Arne Slot se muda para o AZ Alkmaar. Dennis van der Ree permanece como auxiliar técnico em Leeuwarden por mais alguns anos, antes de se mudar para o FC Twente em 2019, onde seria auxiliar técnico de Gonzalo García. A expectativa era que Dennis van der Ree ficasse em Enschede por vários anos, mas mal se acomodaram em Enschede, Gonzalo García perdeu o emprego e com isso, Dennis van der Ree deixou o FC Twente.
Ao chegar no Feyenoord, Arne Slot conversa com Dennis van der Ree para que ele fosse para Roterdã trabalhar ao lado dele como auxiliar técnico.
“Arne Slot tinha uma vaga de assistente técnico, mas poderia me contratar como analista de vídeo. Normalmente eu não teria respondido rapidamente a isso, mas como era Arne Slot, eu respondi. Até porque ele disse que na prática eu seria apenas um auxiliar técnico. Isso também provou, porque fiquei em campo todos os dias”
Dennis van der Ree confirma que sua visão e pensamentos sobre futebol tem muita semelhença com Arne Slot, com quem já trabalhou durante anos em Leeuwarden e Roterdã. Ele também experimentou trabalhar com Henk de Jong.
“Não gosto de discursos motivacionais como ele, não é meu forte, mas aprendi coisas com ele. Por exemplo, se você mostra imagens de vídeo, você mostra as coisas que dão errado porque eles aprendem com isso. Mas também as coisas que vão bem, porque isso dá uma sensação boa. O que também aprendi com Henk de Jong é que podemos assistir a um aquecimento com as mãos no bolso sem falar nada, mas também podemos fazer parte do aquecimento, elogiar alguns jogadores. Isso pode mudar a postura de um atleta antes da partida”
No começo dessa temporada, Dennis van der Ree assinou com FC Groningen porque pensou que sua ambição de se tornar um dia treinador principal, poderia dar certo no FC Groningen. Devido às circunstâncias, isso foi muito mais rápido do que o esperado. O FC Groningen teve um péssimo começo de temporada e atualmente o Exército Verde-e-Branco está na décima quinta colocação.
“Estou convencido de que somos bons o suficiente para sair do fundo, mas não estamos onde queremos e podemos estar. Nós temos que somar pontos, também para garantir que realmente não teremos que lidar com a pressão da classificação em breve”
Dennis van der Ree disse que nas últimas semanas tem focado em aumentar a intensidade.
“Foi muito abaixo. Se começarmos a fazer as coisas na intensidade certa, acho que conseguiremos alcançar nossos objetivos”
Durante o período de treinamentos na Espanha, também foi dada atenção aos desenhos táticos.
“Primeiro, queria ver a movimentação sem a bola. Como vamos colocar pressão no adversário quando ele estiver construindo suas jogadas? O que devemos fazer caso o adversário consiga escapar da nossa pressão? Em última análise, o que faremos se formos forçados a jogar dentro do nosso campo? São três etapas fundamentais para que consigamos conquistar as nossas vitórias”
Dennis van der Ree espera tornar o jogo do FC Groningen mais direto com a bola.
“Penso do ponto de vista do futebol, mas quero marcar gols, então quero seguir em frente rapidamente. Os passes devem ser sempre para frente. Não quero troca de passes laterais. Acredito que o nosso elenco está entendendo bem o nosso pensamento e modelo de jogo”