Poucos meses depois de o PSV Eindhoven ter anunciado que entrará em intensa colaboração com o Austin FC dos Estados Unidos, a equipe de Eindhoven tem no radar um dos grandes talentos da equipe norte-americana. O recente estágio de Owen Wolff no PSV pode ser longo. Um olhar mais atento às imagens do jovem de 17 anos mostra claramente a sua qualidade.
O Austin FC foi um dos melhores times da MLS na última temporada, Owen Wolff conseguiu jogar mais de 900 minutos na temporada. Marcante, para um jogador que só completará 18 anos no final deste ano. Também porque Owen Wolff é filho do treinador, Josh Wolff.
Ao estudar a boa dose de tempo de joga que Owen Wolff já recebeu nesta temporada, rapidamente fica claro o que o PSV viu em seu jogo. Na situação abaixo, ele parou uma bola longa alta do ar com um toque na bola. Owen Wolff viu a passagem de Sebastien Driussi na ponta direita e acionou o argentino com um passe entre o lateral esquerdo e zagueiro do Charlotte FC.
A extrema capacidade que Owen Wolff para encontrar espaços no campo é impressionante. Na outra situação abaixo, ele literalmente coloca dois oponentes do Nashville para trás, quando recebe a bola entre os marcadores do adversário e com a perna esquerda dá um belíssimo passe de três dedos. Owen Wolff possui um futebol muito parecido com o que Xavi Simons demonstra no PSV atualmente.
Embora Owen Wolff tenha jogado cerca de metade de seus minutos como ponta direita, um papel no meio-campo parece mais lógico como uma posição permanente no futuro. Ele já tem uma qualidade muito alto no seu passe, explosão e agilidade para ganhar espaço nas construções de jogada. Um ponto importante a ser aprimorado para a próxima é a ousadia no passe. Em sua temporada de estreia na MLS, Owen Wolff costuma jogar sempre pelo lado que se sente mais confortável.
Ainda assim, esse progresso como passador parece ser esperado. Como recebedor no jogo de posição, Owen Wolff mostra regularmente que possui uma inteligência de jogadores extremamente experientes. Por exemplo, o jovem atleta é muito hábil em se oferecer nas costas de um volante. Owen Wolff já desenvolveu um bom instinto para esse tipo de situação.
Owen Wolff também mostra ser muito bem defensivamente. Na situação de jogo abaixo, ele sai silenciosamente da sua posição de ponta direita e fecha a linha de passe do goleiro, pois o arqueiro do Houston Dynamo viu o seu volante livre e quando enxergar que Owen Wolff está se aproximando, já muda o local do passe.
É claro que se Owen Wolff realmente conseguir se transferir para o PSV, ele ainda precisará se desenvolver no Jong PSV, atuando na Keuken Kampioen Divisie. Muitos pontos importantes do jogo de Owen Wolff precisam ser melhorados antes de colocá-lo no time principal do PSV. Sempre que Owen Wolff sente que seu oponente tentará disputar a bola com ele no corpo, ele tende a desistir da jogada.
Owen Wolff tem grandes passos a dar em termos de ser mais impactante para o resultado do jogo. O fato de ele registrar apenas uma assistência em mais de 900 minutos de jogo, fala muito sobre essa deficiência. Ele acaba se precipitando demais em oportunidade de gols para sua equipe e isso faz com que ele tome a decisão errada.
Na situação de jogo abaixo, ele não depende de seu excelente manuseio de bola e aceleração para ganhar algum espaço extra, mas se permite se tentado a um chute de longa distância, quando se ver marcado por diversos jogadores do FC Dallas.
Owen Wolff tem as qualidades técnicas para se tornar um jogador de Copa do Mundo, mas ainda precisará de uma ou duas temporadas no Austin FC ou no Jong PSV para amadurecer mais seu jogo.