No Ibrox Stadium, na Escócia, o Ajax visitou o Rangers FC pela última rodada da fase de grupos da UEFA Champions League 2022/23. Os comandados de Alfred Schreuder conseguiram vencer por 3 a 1, graças aos gols de Mohammed Kudus, Steven Berghuis e Francisco Fernandes Conceição. James Tavernier descontou de pênalti para o Rangers FC quando a partida ainda estava 2 a 0 para o Ajax.
Essa foi apenas a quarta partida entre os dois clubes, com quatro vitórias do Ajax. A última vez em que o Ajax jogou contra o Rangers FC na Escócia, foi em outubro de 1996. Com gol de Arnold Scholten, os Godenzonen venceram por 1 a 0.
🇳🇱 A vitória fez o Ajax se despedir da UEFA Champions League 2022/23 com o terceiro lugar e uma vaga na repescagem para o mata-mata da UEFA Europa League 2022/23 que acontecerá apenas em fevereiro do próximo ano. Agora, o Ajax terá que voltar suas atenções para a Eredivisie, onde terá o clássico contra o PSV no próximo domingo, em Amsterdã, na Johan Cruijff ArenA.
🏴 Giovanni van Bronckhorst fez três mudanças em relação ao time titular que jogou no último final de semana. Borna Barišić, Steven Davis e Scott Arfield entraram nas vagas de Rıdvan Yılmaz, John Lundstram e Ben Davies. Por outro lado, o treinador holandês não contou com dez jogadores que seguem lesionados, são eles: Connor Goldson, Ianis Hagi, Filip Helander, Ryan Jack, Tom Lawrence, John Lundstram, Nnamdi Ofoborh, Kemar Roofe, John Souttar e Ridvan Yilmaz.
📋 Rangers FC: Allan McGregor, James Tavernier, Borna Barišić, Leon King, Steven Davis, James Sands, Scott Arfield, Malik Tillman, Antonio Čolak, Ryan Kent e Fashion Sakala.
🇳🇱 Pelo lado de Alfred Schreuder, o treinador do Ajax não contou com apenas com Mohamed Ihattaren, Charlie Setford e Amourricho van Axel Dongen. Em relação ao último jogo do Ajax, Alfred Schreuder fez três alterações. Owen Wijndal, Kenneth Taylor e Mohammed Kudus voltaram ao time titular nas vagas de Daley Blind, Davy Klaassen e Brian Brobbey.
📋 AFC Ajax: Remko Pasveer, Jurriën Timber, Calvin Bassey, Owen Wijndal, Jorge Sánchez, Edson Álvarez, Kenneth Taylor, Steven Berghuis, Steven Bergwijn, Dušan Tadić e Mohammed Kudus.
🇳🇱 0x1: Com menos de quatro minutos de jogo, o Ajax abriu o placar. Dušan Tadić acionou Owen Wijndal na ponta esquerda. O lateral esquerdo do Ajax foi mais rápido que James Tavernier e tocou para Mohammed Kudus. O ganês ajeitou para Steven Berghuis que estava na entrada da grande área e finalizou de perna esquerda, colocando no canto direito de Allan McGregor.
🇳🇱 0x2: Novamente a dobradinha Dušan Tadić e Owen Wijndal na ponta esquerda funcionou e os Godenzonen chegaram ao segundo gol aos 29 minutos. Dušan Tadić tocou para Owen Wijndal que na linha de fundo tocou rasteiro para Mohammed Kudus dominar na frente de James Sands e finalizar. Robbie McCrorie ainda tentou cortar a finalização de cabeça, mas acabou tirando qualquer chance de defesa por parte de Allan McGregor.
🏴 1×2: Aos 87 minutos, Glenn Nyberg da Suécia marcou penalidade máxima de Edson Álvarez em Rabbi Matondo. Na cobrança, James Tavernier bateu o famoso pênalti de segurança para não ter erro e diminuir a desvantagem para os escoceses.
🇳🇱 1×3: O sonho de tentar empatar a partida durou muito pouco para o Rangers FC, pois, três minutos após diminuir, os Gers sofrerem o terceiro gol. Em rápido contra-ataque, Dušan Tadić tocou para Francisco Fernandes Conceição que ganhou na velocidade de Borna Barišić e Leon King para finalizar com muita categoria e sacramentar a vitória dos holandeses na Escócia.