Em Amsterdã, na Johan Cruijff ArenA, o Ajax recebeu o Liverpool pela quinta rodada da fase de grupos da UEFA Champions League 2022/23. E os comandados de Alfred Schreuder precisavam vencer de qualquer forma para continuar sonhando com uma vaga nas oitavas de finais da Liga dos Campeões, mas o que se viu foram chances desperdiçadas por parte dos holandeses e uma nova vitória do Liverpool dentro da Johan Cruijff ArenA, dessa vez por 3 a 0. Mohamed Salah, Harvey Elliott e Darwin Núñez marcaram os três gols dos britânicos.
Essa foi a sexta partida entre os dois clubes, com apenas uma vitória para o Ajax, um empate e quatro vitórias do Liverpool. O último jogo na Johan Cruijff ArenA tinha sido em novembro de 2020, quando os Godenzonen ainda estavam sendo comandados por Erik ten Hag. Naquele momento, o Ajax perdeu por 1 a 0.
🇳🇱 Essa foi a terceira derrota consecutiva do Ajax na fase de grupos da UEFA Champions League 2022/23. Diante disso, os Godenzonen já estão eliminados da competição continental e jogará a UEFA Europa League, após a Copa do Mundo do Catar. Vale lembrar que pela primeira vez na história, o Ajax sofreu três derrotas consecutivas com uma diferença de três ou mais gols.
🇳🇱 Mesmo com diversas críticas pelas escalações de Daley Blind e Dušan Tadić no time titular, Alfred Schreuder continua bancando a dupla de atletas na equipe titular e repetiu o time que venceu o RKC Waalwijk na última rodada da Eredivisie.
📋 AFC Ajax: Remko Pasveer, Jurriën Timber, Calvin Bassey, Daley Blind, Jorge Sánchez, Edson Álvarez, Davy Klaassen, Steven Berghuis, Steven Bergwijn, Brian Brobbey e Dušan Tadić.
🏴 Pelo lado do Liverpool, Jürgen Klopp fez três mudanças em relação ao time titular que começou a partida contra o Nottingham Forest no último final de semana. Trent Alexander-Arnold, Jordan Henderson e Darwin Núñez entraram nas vagas de James Milner, Curtis Jones e Fabio Carvalho.
📋 Liverpool: Alisson, Joe Gomez, Virgil van Dijk, Andy Robertson, Trent Alexander-Arnold, Fabinho, Jordan Henderson, Harvey Elliott, Roberto Firmino, Mo Salah e Darwin Núñez.
🏴 0x1: Aos 42 minutos, o Liverpool abriu o placar na Johan Cruijff ArenA. Jordan Henderson recebeu a bola na ponta esquerda e Jorge Sánchez tentou interceptar o passe, mas o lateral mexicano falhou e Jordan Henderson partiu em velocidade pela lateral esquerda e de três dedos, o volante britânico tocou para Mohamed Salah que deu um leve toque na bola para tirar qualquer chance de defesa por parte de Remko Pasveer.
🏴 0x2: Nos primeiros minutos do segundo tempo, o Liverpool aumentou a vantagem em Amsterdã. Andy Robertson cobrou escanteio e Darwin Núñez se antecipou a marcação de Jorge Sánchez para finalizar de cabeça no canto esquerdo de Remko Pasveer para ampliar o resultado para os Reds.
🏴 0x3: Aos 51 minutos, Trent Alexander-Arnold tocou para Mohamed Salah que girou e tocou para Harvey Elliott. O atacante entrou na grande área do Ajax e finalizou no canto superior de Remko Pasveer. O goleiro nem chegou a se jogar na bola para tentar evitar o terceiro gol dos britânicos.