Na última segunda-feira, saiu uma lista onde aponta o Ajax como o clube que mais fornece jogadores para as 31 competições europeias do mais alto nível, ou seja, a primeira divisão de cada país. Atualmente, existem 85 jogadores ativos na Europa que passaram por pelo menos três temporadas nas categorias de base do clube de Amsterdã, entre 15 e 21 anos. Oito deles ainda jogam no Ajax.
Esse número chega ao CIES Football Observatory, uma agência de pesquisa suíça que escreve relatórios sobre futebol. O segundo da lista é o Benfica com 73 jogadores e o terceiro é o Dínamo de Kiev com 72 atletas.
O critério para os jogadores entrarem nesta lista é que, em 1ª de outubro de 2022, estivessem sob contrato com um clube de uma das 31 competições europeias e que também tenham disputado partidas pelos clubes, ou pelo menos nas últimas duas temporadas. Partidas para equipes juvenis ou reservas não contam.
Após o Ajax, o Feyenoord é o clube holandês mais bem classificado, os Rotterdammers estão com 42 jogadores. O PSV aparece com 35 jogadores, AZ Alkmaar com 34 jogadores, FC Twente com 29 atletas e o SC Heerenveen com 25 jogadores. Na temporada passada, o Ajax também liderou esse ranking, com 81 jogadores. O Feyenoord estava em uma situação melhor do que nesta temporada, com49 jogadores.
Confira a lista completa, clicando aqui.