Agora que o Feyenoord está próximo de conquistar uma vaga na final da UEFA Europa Conference League, o clube espera que a KNVB possa fazer alguns ajustes no calendário de jogos do clube na Eredivisie, tal como aconteceu na temporada 2017/18, quando o Ajax chegou nas semifinais da UEFA Champions League.
É claro que o jogo em casa contra o FC Utrecht no domingo é muito importante para o Feyenoord. Afinal, a equipe de Arne Slot quer terminar a Eredivisie em terceiro lugar e assim conquistar uma vaga para a fase preliminar da UEFA Europa League. Por mais que a Eredivisie seja importante para o Feyenoord, o Stadionclub quer sonhar com uma final europeia e para isso precisará se preparar da melhor forma para os dois jogos contra o Olympique de Marseille.
O Feyenoord espera a ajuda da KNVB para ajustes no calendário, visando esses dois duelos contra os franceses pela semifinal da UEFA Europa Conference League. O primeiro pedido feito pelo Feyenoord foi antecipar o jogo contra o FC Utrecht do domingo para o sábado. A KNVB até aceitou o pedido, mas a prefeitura de Roterdã não aceitou e manteve o jogo para domingo.
O segundo jogo em que o Feyenoord pode esperar uma ajuda da KNVB é o do próximo domingo, em Sittard-Geleen, contra o Fortuna Sittard. O jogo será disputado entre os dois duelos contra o Olympique de Marseille. A KNVB já divulgou um ajuste no horário desse duelo. A partida que começaria de 16h45, será adiantada para 14h30, mas segundo o Feyenoord, o ideal era o adiamento da partida.
“Ainda não enviamos esse pedido. Nós estamos conversando sobre isso internamente e pensando sobre isso. Caso entendamos que esse adiamento poderá ajudar o nosso elenco, iremos lutar por isso junto a KNVB” disse Arne Slot.
Quando a KNVB divulgou o calendário final de jogos da Eredivisie, meses atrás, a mensagem que a entidade passou foi que os clubes que conseguissem avançar o mais longe possível nas competições europeias, teriam seus calendários revisados e ajustados para beneficiar essas equipes nos torneios continentais. Desta vez, parece não haver espaço na agenda para adiar os jogos já marcados. Afinal, os Play-Offs começam logo após a temporada regular e as quatro partidas internacionais da Liga das Nações também pensam no calendário.
“Nós gostaríamos de ver todos pensando juntos em soluções, mas isso não é fácil. É difícil dizer se é viável fazer algo com o fim de semana de jogo em que temos que ir para Sittard-Geleen. Agora estamos jogando mais cedo, mas ainda estamos analisando se devemos enviar a solicitação de adiamento para a KNVB” disse Arne Slot.
Se o interesse do Feyenoord poderá beneficiar todo o futebol holandês, então não deveria haver problemas para ajustes no calendário.
“Deve haver espaço em algum momento para que possamos fazer isso. Se realmente colocarmos a questão para a KNVB, estamos curiosos para saber como será a resposta” comentou Arne Slot.
E depois do jogo fora de casa contra o Olympique de Marseille, o Feyenoord terá que jogar contra o PSV em Roterdã, três dias depois da decisão final. Um jogo que pode ser decisivo na luta pelo título da Eredivisie. Além disso, o jogo contra o PSV é fundamental para o Feyenoord, pois o clube de Roterdã brigará ponto a ponto até o final da temporada junto com o FC Twente pela terceira colocação e uma derrota no clássico para o PSV, poderá custar a posição aos comandados de Arne Slot.
Existe até um cenário onde o Feyenoord poderá disputar a Europese Tickets Eredivisie por uma vaga na UEFA Europa Conference League da próxima temporada, mas para isso acontecer, o clube de Roterdã teria que perder praticamente todos os seus cinco jogos restantes na Eredivisie. Caso isso aconteça, o calendário do Feyenoord ficará ainda mais cheio, trazendo mais problemas para os Rotterdammers.
“Contra o FC Utrecht, sentiremos a falta de Jens Toornstra, além de Guus Til e Alireza Jahanbakhsh. Eu sei que posso contar com o meu elenco para esses jogos, mas perder peças como eles três, é dolorido demais para a nossa equipe” comentou Arne Slot.
Philippe Sandler poderá receber oportunidades nessa reta final de temporada. O jogador, que foi afastado do Troyes, não entrou em ação uma única vez após sua chegada a Roterdã em janeiro, mas Philippe Sandler vem treinando integralmente há duas semanas. “Ele vem evoluindo bem nos treinamentos e sabemos que podemos começar a contar com ele para essa fase final da temporada. Philippe Sandler está inscrito na UEFA Europa Conference League” disse Arne Slot.