A guerra entre Ucrânia e Rússia poderá afetar de alguma forma clubes ao redor do mundo que tenham algum investimento vindo da Rússia, como é o caso do Vitesse. Nesse primeiro momento, o Vitesse não acredita que sofrerá consequências, afinal de contas, o proprietário do clube é o russo, Valeri Oyf.
Devido a guerra promovida pela Rússia contra a Ucrânia, a União Europeia impôs pesadas sanções aos russos. Valeri Oyf é ucraniano, mas que possui passaporte russo.
“Como todos ao redor do mundo, o Vitesse segue os desdobramentos desse conflito entre Rússia e Ucrânia. O clube funciona normalmente e foca nas conquistas esportivas nas competições das quais fazemos parte. O clube está em condições financeiras estáveis e, no momento, não prevemos consequências significativas para o clube” disse o Vitesse em comunicado oficial.
Valeri Oyf é proprietário do Vitesse desde 2018. Antes de Valeri Oyf, o Vitesse pertencia ao empresário, Alexander Chigirinsky. Ele injeta investimentos milionários anualmente no clube do leste da Holanda.