Holanda está na elite do UEFA Nations League

Torneio que contará com quatro campeonatos teve as vagas definidas nesta quarta-feira. Com triunfo nas eliminatórias, Holanda passa Gales em ranking de coeficiente da Uefa e garante vaga na elite

Uefa confirma divisões da Liga das Nações; após vencer Suécia, Holanda fica na Liga A

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Após as Eliminatórias para a Copa do Mundo na Rússia, a UEFA divulgou novos eventos nas próximas datas FIFA, foi a criação da UEFA Nations League. Essa competição será disputada por todas as 55 federações filiadas a UEFA, ou seja, a partir da próxima Copa do Mundo, dificilmente veremos amistosos de seleções europeias com seleções de outro continente do mundo.

Abaixo, explicaremos mais detalhado o que é essa competição, porque foi criada e como funcionará essa nova e interessante competição europeia.

Quem participará?

Todas aquelas 55 nações europeias, que tem suas seleções filiadas a UEFA. Essas seleções, serão distribuídas em quatro divisões, e como será a primeira edição dessa competição, a definição das quatro divisões ficará por critérios do ranking da FIFA.

Por qual motivo esse torneio foi criada?

Essa competição, irá substituir 90% as datas FIFA destinadas a amistosos internacionais, e ao invés das seleções disputar amistosos, que em muitas vezes não significam nada, os países terão a chance de aumentar o nível de competitividade das suas equipes, e chegar ainda mais fortes nas próximas Eurocopas e Copas do Mundo. Com o aumento do nível de competitividade, torcedores, jogadores e imprensa irão dá mais valor a esse tipo de torneio.

Como ficará o calendário das seleções europeias?

Com a entrada dessa nova competição, as seleções europeias estarão sempre todas ocupadas com algum torneio. Em anos pares, teremos Copas do Mundo e Eurocopas, e em anos impares, teremos Eliminatórias para Euro ou para Copa do Mundo, e a UEFA Nations League.

Qual a fórmula de disputa da Nations League?

As seleções serão divididas em grupos de três ou quatro equipes dentro das suas respectivas divisões. Na divisão A serão quatro grupos com três times cada: estas equipes jogam entre si em partidas de ida e volta, e os campeões de cada grupo serão os quatro semifinalistas que disputarão o Final Four (semifinais e final), jogos em confronto único que ocorrerão em uma sede única, sempre um dos países semifinalistas. A divisão B terá, também, quatro grupos de três seleções; a C, um grupo de três e três grupos de quatro; e por fim, a D, quatro grupos de quatro. Importante destacar que haverá rebaixamento e/ou ascensão dos quatro últimos ou quatro primeiros colocados de cada grupo de cada divisão para a divisão imediatamente inferior/superior.

Hoje, quais seleções iriam ocupar a elite desse torneio?

Alemanha, Portugal, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Suíça, Itália, Polônia, Islândia, Croácia e Holanda.

Como serão distribuídas as vagas na Eurocopa via Nations League?

No mês de março em anos de Eurocopa (2020, por exempo), cada uma das divisões da Nations League definirá, entre os times ainda não classificados via eliminatórias tradicionais da Euro, mais um classificado ao torneio. Cada divisão (A, B, C e D) terá um play-off com semifinais e finais em jogos únicos (mesmo formato do Final Four), reunindo os quatro campeões de grupo de cada divisão. Evidentemente, vários destes campeões já estarão classificados à Euro e, nestes casos, as vagas para jogar os play-offs serão ocupada pelos países com melhor ranking na Uefa dentro da mesma divisão (ou na divisão sucessiva, caso todas seleções de uma divisão já estejam classificadas).

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: