-

-

Ronald Koeman: “Os jogadores do Ajax fizeram acontecer e eu estava errado”

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Em Madri, o AFC Ajax jogou seu 14º jogo da temporada na UEFA Champions League, na última terá. Esse número de jogos também foi alcançado na temporada 2002/03, quando o treinador do clube era Ronald Koeman.

Naquela temporada, o AFC Ajax chegou até as quartas de finais, quando caiu para o AC Milan.

“Naquela temporada, a UEFA Champions League era disputada de forma diferente. Existiam duas fases de grupos. Nós passamos da duas. Me lembro que o nosso grupo tinha clubes como Valencia C.F., Arsenal e AS Roma. Todos os três clubes, eram times que estavam no topo do futebol europeu e mesmo assim conseguimos passar para as quartas de final. Foi uma temporada extraordinária” disse Ronald Koeman.

Até que ponto você vê semelhanças entre o AFC Ajax daquela temporada com o AFC Ajax dessa temporada?

“Se olharmos para o time, eu vejo bastante semelhanças. Naquela temporada na qual eu fui treinador, nós tínhamos vários jovens talentos. O time estava muito entrosado, como agora também está. Por exemplo, nas quartas de final, quando enfrentamos o AC Milan na Itália, Jari Litmanen e Steven Pienaar marcaram. Jari Litmanen trouxe toda a sua experiência enquanto jogador para aquela equipe, assim como Dušan Tadić faz atualmente e Steven Pienaar era muito jovem, tinha apenas 21 anos”

Em relação ao jogo contra o esquadrão midiático do Arsenal, Ronald Koeman pensou que sua equipe iria sucumbir diante dos ingleses em Londres.

“Eu me lembro como se fosse hoje o jogo que tivemos na Inglaterra contra o Arsenal. A equipe deles tinham nomes como Bergkamp, Henry e Vieira, nem nos meus melhores sonhos, pensei que aqueles meninos iriam para o Arsenal na casa deles e foi exatamente isso que fizemos. Naquela noite, Nigel de Jong marcou um gol e ele tinha apenas 17 anos. Agora, eu vejo a mesma coragem e determinação pela vitória nos rostos de jogadores como Donny van de Beek, Matthijs de Ligt e Frenkie de Jong”

Você ficou chocado com as chances do AFC Ajax em Madri. Você ficou irritado com o otimismo excessivo na Holanda. O que falar agora?

“Não foi uma declaração de irritação, mas eu achei que todo mundo estava colocando a equipe em um patamar muito além do que realmente estava e isso poderia até complicar. Imagina se a equipe chega em Madri sem a humildade que teve? Dificilmente sairia de lá com o resultado. Mas no final, eu estava errado, os jogadores calaram a minha boca. É ótimo” disse Ronald Koeman sorrindo.

O que essa vitória significa para a seleção holandesa? As eliminatórias para a Eurocopa vão começar ao final desse mês.

“Isso é fantástico. Quanto mais confiantes e felizes os jogadores se apresentaram para a nossa seleção, maiores são as chances de que quando eles vistam a nossa camisa, consigam render ainda mais”

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: