-

-

O conto de fadas continua: Ajax vence Tottenham em Londres e volta para Amsterdã com vantagem

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Pela primeira vez desde 1996 o AFC Ajax se sente muito próximo de voltar a disputar uma final de UEFA Champions League. A equipe de Erik ten Hag venceu o Tottenham Hotspur FC por 1×0 em Londres e jogará a partida de volta na próxima semana na Johan Cruijff ArenA.

Essa foi a terceira vez consecutiva que o AFC Ajax teve um desempenho melhor do que o dono da casa em jogos de mata-mata da UEFA Champions League. Outro fato notável é que é a terceira vez seguida na qual o clube de Amsterdã vence jogando longe dos seus torcedores. O gol de Donny van de Beek garantiu uma vantagem para o segundo jogo.

Para esse jogo, Mauricio Pochettino fez mudanças no esquema tático da sua equipe. O time entrou em campo com três zagueiros e atuando no 3-4-3. Mauricio Pochettino tinha em mente que algo precisava ser feito, até porque nos últimos quatro jogos, os Spurs perderam três e venceram apenas uma. Juan Foyth, Ben Davies, Eric Dier e Son Heung-min. Vale lembrar que desses jogadores, apenas Son Heung-min não esteve disponível por motivo de suspensão. Nomes como Moussa Sissoko e Jan Vertonghen eram dúvidas para esse jogo, mas conseguiram ficar aptos para entrar em campo, porém, apenas Jan Vertonghen começou como titular.

Pelo lado do AFC Ajax, Erik ten Hag tinha o seu time completo apto para o jogo, até mesmo Noussair Mazraoui esteve disponível. O treinador optou por manter Jöel Veltman na lateral-direito, afinal de contas, o defensor holandês não estava dando motivos para perder a vaga para Noussair Mazraoui. No mais, ele manteve o mesmo time que vem atuando na UEFA Champions League. O meio com Frenkie de Jong, Lasse Schöne e Donny van de Beek e o trio ofensivo formado por Dušan Tadić no meio e David Neres e Hakim Ziyech nas pontas.

O AFC Ajax começou a partida se resguardando mais, até para entender qual seria a postura que o Tottenham Hotspur FC iria adotar nos minutos inicias. Quando os jogadores Ajacieden entenderam que os donos da casa não iriam tomar as rédeas da partida, os Godenzonen começaram a mandar no jogo. O primeiro tempo foi de amplo domínio dos visitantes, tanto que o AFC Ajax fez o gol da vitória ainda na primeira etapa. Após boa troca de passes entre Frenkie de Jong, Hakim Ziyech e David Neres, o camisa 22 tocou de forma brilhante para Donny van de Beek que estava dentro da grande área. Donny van de Beek dominou e saiu de cara com Hugo Lloris. Ele teve toda a frieza de um verdadeiro centroavante e mandou para o fundo das redes do clube inglês.

Com o AFC Ajax dominando a partida, Mauricio Pochettino estava entendendo que sua decisão de começar com três zagueiros não estava surtindo o efeito esperado, até pela falta de energia do seu time, como o próprio treinador argentino falou após a partida. Aos 30 minutos, Jan Vertonghen e Toby Alderweireld se chocaram e Jan Vertonghen levou a pior com isso ficou com o nariz sangrando. O defensor belga não aguentou ficar em campo e aos 39 minutos, Moussa Sissoko entrou. Essa mudança de peças e de esquema, fez o Tottenham Hotspur FC conseguir contestar o domínio dos visitantes.

No segundo tempo, finalmente o Tottenham Hotspur FC conseguiu jogar de igual para igual com o AFC Ajax, mas em apenas um momento conseguiu levar perigo ao gol dos Godenzonen, no mais, o AFC Ajax soube segurar as investidas dos ingleses. Ainda no segundo tempo, David Neres teve uma boa chance e mandou na trave esquerda de Hugo Lloris.

Agora, o Tottenham Hotspur FC volta suas atenções para a Premier League, competição na qual é o terceiro colocado e precisa voltar a vencer o quanto antes, afinal de contas, o time de Londres precisará se garantir na próxima temporada da UEFA Champions League. No final de semana, os homens de Mauricio Pochettino vão enfrentar o AFC Bournemouth fora de casa no sábado.

Já o AFC Ajax voltará para Amsterdã e terá alguns dias para treinar visando a final da TOTO KNVB Beker (Copa da Holanda) que acontecerá no domingo contra o Willem II no De Kuip em Roterdã. A equipe só voltará a jogar partidas da Eredivisie após o segundo compromisso contra o Tottenham Hotspur FC na semana que vem.

Esse foi apenas o terceiro confronto entre as duas equipes com o AFC Ajax vencendo os ingleses pela primeira vez na história. Anteriormente, os Spurs tinham vencido os dois duelos.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: