-

-

Há 10 anos atrás, o AZ Alkmaar conquistava a Eredivisie 2008/09

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Exatamente dez anos atrás, não era o AFC Ajax, PSV Eindhoven ou Feyenoord que levantava o “prato” da Eredivisie e sim o AZ Alkmaar. Em uma tarde de domingo, no AFAS Stadion contra o SC Heerenveen os homens de Louis van Gaal venceriam o SC Heerenveen por 3×1 e se sagrariam campeões da Eredivisie, feito que o clube atingiria pela segunda vez em toda sua história.

Mas a temporada não começou da forma bela que terminou, muito pelo contrário, o clube já vinha de uma temporada anterior muito fraca, tanto que o AZ Alkmaar terminou na 11ª colocação na temporada 2007/08 e alguns problemas aconteceram, ao ponto de Louis van Gaal pedir demissão e seus jogadores lhe segurarem no comando técnico do clube.

No começo da temporada que se sagraria campeão da Eredivisie, o AZ Alkmaar perdeu os dois primeiros jogos para o NAC Breda no AFAS Stadion por 2×1 e para o ADO Den Haag em Haia por 3×0.

“Apesar dessas derrotas, o clima era bom no grupo. Todos nós sabíamos que perderíamos aquelas partidas, por alguma fatalidade. Todos nós sentíamos que o time estava no caminho certo” disse Mendes da Silva, um dos membros do elenco campeão dos Cheeseheads.

Para Mendes da Silva, dois jogos foram fundamentais para mostrar que o elenco do AZ Alkmaar tinha qualidade para almejar o título da Eredivisie.

“Na terceira rodada, nós jogamos contra o PSV Eindhoven e vencemos eles com um gol de Maarten Martens. Essa vitória foi muito importante para demostrar que a nossa equipe teria condições de chegar na liderança. A partir daquela vitória contra o PSV Eindhoven, somamos seis vitórias seguidas que nos colocaram na ponta de cima da tabela. Nosso time ficou meses sem perder, vencemos o AFC Ajax na nossa casa. Nós vencemos também o Feyenoord no De Kuip. A equipe era praticamente imbatível. Então chegou o dia 18 de abril em um jogo em casa contra o Vitesse nós perdemos por 2×1. Aquela derrota doeu demais, mas foi muito importante para mostrar que não éramos perfeitos”

O AZ Alkmaar acabou se tornando campeão da Eredivisie com pouco tempo depois. A equipe ainda iria perder fora de casa para o FC Twente por 3×0.

“Eu recebo com frequência fotos daquele momento. Isso é muito bom de ver. Mas o melhor de tudo, foi a festa que fizemos em Alkmaar. Foi muito lindo”

Mendes da Silva declara que se reencontra com companheiros daquele time campeão da Eredivisie com frequência.

“Eu ainda falo com Demy de Zeeuw e Mounir El Hamdaoui. Costumo ligar para Maarten Martens. Muitos jogadores daquele time se deram muito bem fora da Holanda, como Moussa Dembélé. Quando eu o vi jogando aqui, eu sabia que ele era um jogador muito diferente. Não podemos esquecer de Sergio Romero que recentemente disputou uma final de Copa do Mundo com a Argentina”

O AZ Alkmaar viveu momentos complicados após o título daquela temporada. A equipe quase entrou em completo colapso quando o Banco DSB faliu. Para quem não sabe, Dirk Scheringa era presidente do AZ Alkmaar e dono do então banco, Frísia que depois mudou de nome para Banco DSB. Dirk Scheringa injetou muito dinheiro no AZ Alkmaar para transformar a equipe em uma superpotência dentro da Holanda.

“Quando eu soube da falência do banco, eu sabia que isso era muito ruim, porque o trabalho do banco com o AZ Alkmaar, era o trabalho da vida de Dirk Scheringa”

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: