-

-

Em noite iluminada de Lucas Moura, Ajax perde vaga na final da Champions League para o Tottenham

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Nessa quarta, o Ajax recebeu o Tottenham Hotspur FC pela semifinal da UEFA Champions League. A equipe de Amsterdã tinha a vantagem de ter vencido o primeiro jogo por 1×0 e qualquer vitória e qualquer empate daria a vaga para os holandeses, mas o improvável aconteceu e o Tottenham Hotspur FC venceu a partida por 3×2 nos segundos finais do jogo. Com essa derrota, o Ajax foi eliminado da competição europeia.

Para esse jogo, Erik ten Hag iria fazer apenas uma mudança em relação ao time que foi campeão no último final de semana da TOTO KNVB Beker (Copa da Holanda) em cima do Willem II por 4×1. Lasse Schöne voltaria ao time titular e com isso, Noussair Mazraoui voltou para a lateral-direito e Rasmus Kristensen ficou como reserva. O problema é que minutos antes da partida começar, David Neres sentiu uma lesão e precisou ser substituído. Diante desse cenário, Erik ten Hag optou por colocar Kasper Dolberg em campo. Um dos possíveis erros de Erik ten Hag, porque Klaas-Jan Huntelaar já mostraria viver uma melhor fase, tanto que na vitória por 4×1 na final da TOTO KNVB Beker (Copa da Holanda), o experiente centroavante marcou dois gols. A pergunta que todos fizeram foi: porque não ter colocado Klaas-Jan Huntelaar?

Pois bem, o Tottenham Hotspur FC vinha de mais uma derrota na Premier League. A equipe perdeu no final de semana para o AFC Bournemouth por 1×0 fora de casa. Naquele jogo, Davinson Sánchez e Eric Dier foram titulares, mas nessa decisão diante do Ajax na Johan Cruijff ArenA, Jan Vertonghen e Victor Wanyama voltaram ao time titular.

Todos ficaram apreensivos, pois a ausência de David Neres poderia ser sentida demais pela equipe. Mas isso não aconteceu, principalmente no primeiro tempo. Com apenas cinco minutos de jogo, Lasse Schöne cobrou escanteio e Matthijs de Ligt subiu para testar firme para o fundo das redes de Hugo Lloris. Parecia que os deuses do futebol estavam preparando uma belíssima noite para os Amsterdammers. Trinta minutos depois, foi a vez de Hakim Ziyech aumentar a vantagem para os donos da casa, após passe de Dušan Tadić. Vale lembrar que o Ajax ainda teria um gol anulado.

Com o Ajax dominando praticamente 100% das ações do primeiro tempo, quem imaginaria que o time de Amsterdã perderia a vaga na final da UEFA Champions League? Apenas uma catástrofe tiraria essa vaga das mãos holandesas. E essa catástrofe aconteceu no segundo tempo.

Os ingleses precisaram de apenas quatro minutos para acabar com a vantagem de dois gols construída pelo Ajax na partida. Lucas Moura fez o primeiro aos 55 minutos e o segundo do Tottenham Hotspur FC aos 59.

Os jovens jogadores sentiram o baque. O time tentava se acalmar em campo, colocar a bola no chão. Erik ten Hag começava a fazer alterações na equipe, até para segurar o entusiasmo dos Spurs. Jöel Veltman, Daley Sinkgraven e Lisandro Magallán entraram nas vagas de Kasper Dolberg, Donny van de Beek e Lasse Schöne. Mas o que tinha mais assombrado o Ajax na Inglaterra aconteceu na Holanda.

E esse foi o ponto de desequilíbrio para os ingleses. No intervalo de jogo, Mauricio Pochettino já sabendo que estava com o jogo praticamente perdido, resolveu colocar em campo Fernando Llorente. O centroavante espanhol foi fundamental para a virada dos Spurs.

O atacante espanhol estava conseguindo ganhar todas as bolas aéreas que disputava com os defensores do Ajax.

Felix Brych deu cinco minutos de acréscimos e faltando apenas alguns segundos para acabar a partida, o Ajax tomou o gol que lhe tiraria da competição. Hugo Lloris cobrou tiro de meta. Fernando Llorente pulou mais alto e mandou a bola para Dele Alli que viu Lucas Moura se infiltrar na defesa do Ajax. O brasileiro foi mais rápido e finalizou no canto esquerdo de André Onana que nada conseguiu fazer para evitar o gol.

O Ajax precisará levantar a cabeça o quanto antes, afinal de contas, o time terá no final de semana o FC Utrecht pela penúltima rodada da Eredivisie e um tropeço poderá fazer com que o título da competição caia nas mãos do PSV Eindhoven.

Por outro lado, o Tottenham Hotspur FC tenta se segurar entre os quatro mais bem classificados da Premier League e agora terá uma injeção de animo ainda maior com essa vaga na final da UEFA Champions League contra o Liverpool no começo do mês que vem.

Esse foi o quarto jogo entre as duas equipes com apenas uma vitória do Ajax contra três do Tottenham Hotspur FC.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: