Single Blog Title

This is a single blog caption

Como o AFC Ajax se saiu nas últimas temporadas da KNV Beker?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A última vez que o AFC Ajax venceu uma TOTO KNVB Beker (Copa da Holanda) aconteceu na temporada 2009/10, a nove temporadas atrás. E esse é o maior jejum do time de Amsterdã, o clube nunca passou tanto tempo sem levantar uma taça da TOTO KNVB Beker (Copa da Holanda). A última vez que o clube chegou na final da competição, foi na temporada 2013/14, mas perdeu o jogo para o PEC Zwolle por 5×1 no De Kuip.

A última vez que o AFC Ajax venceu a TOTO KNVB Beker (Copa da Holanda) foi o 18ª título da competição. Na temporada 2009/10, o título que foi decidido em dois jogos entre AFC Ajax e Feyenoord, terminou com vitória da equipe de Amsterdã. O nome daquelas duas decisões foi Siem de Jong. O meia marcou os dois gols na vitória por 2×0 no primeiro jogo e depois, marcou mais dois gols na vitória por 4×1 no De Kuip.

Da temporada 2009/10, sete clubes conquistaram a TOTO KNVB Beker (Copa da Holanda), são eles: FC Twente, PSV Eindhoven, AZ Alkmaar, PEC Zwolle, FC Groningen, Vitesse e Feyenoord(2x).

Vamos destrinchar cada temporada na qual o AFC Ajax fracassou na busca pelo troféu da TOTO KNVB Beker (Copa da Holanda) desde a última vez que o clube se sagrou campeão.

2010/11: AFC Ajax x FC Twente (Final)

Após conquistar o título na temporada 2009/10, o clube chegou novamente a final de TOTO KNVB Beker (Copa da Holanda), o problema era que pela frente, o clube enfrentaria um FC Twente com um baita elenco e muito investimento.

O jogo foi decidido em apenas um duelo no De Kuip e terminou com vitória dos De Twentenaren por 3×2. Vale lembrar que esse jogo terminou apenas após a prorrogação.

Após Martin Jol deixar o comando do clube, essas era a primeira temporada de Frank de Boer no comando do time de Amsterdã. Ainda sem muita experiência como treinador, Frank de Boer enfrentou na final da TOTO KNVB Beker (Copa da Holanda) um comandante bastante experiente, Michel Preud’homme.

Os Godenzonen saíram na frente abrindo dois gols de vantagem ainda no primeiro tempo. Aos 19 com Demy de Zeeuw e aos 40 com Lorenzo Ebecilio. No último minuto do primeiro tempo, o FC Twente descontou com Wout Brama. No começo da segunda etapa, Theo Janssen deixou tudo igual. Apenas na prorrogação, o austríaco, Marc Janko saiu do banco de reservas para entrar na vaga de Luuk de Jong. O atacante entrou e fez o gol que garantiu a vitória dos Tukkers.

2011/12: AFC Ajax v AZ Alkmaar (Oitavas de Final)

Na temporada 2011/12, foi a vez do AZ Alkmaar ser a pedra no sapato do AFC Ajax na TOTO KNVB Beker (Copa da Holanda).

Essa foi uma das partidas mais interessantes, porque o confronto acabou sendo interrompido, quando o jogo ainda estava 1×0 para os Godenzonen. Um torcedor invadiu o estádio e partiu para agredir o goleiro dos Cheeseheads, Esteban. O juiz da partida, era Bas Nijhuis que mostrou o cartão vermelho por agredir o torcedor.

Após isso, os jogadores do AZ Alkmaar se recusaram a dá prosseguimento ao jogo e depois de um mês, o jogo foi finalizado e os Alkmaarders venceram a partida por 3×2.

2012/13: AFC Ajax v AZ Alkmaar (Semifinal)

Pela segunda temporada consecutiva, o AFC Ajax enfrentaria o AZ Alkmaar na TOTO KNVB Beker (Copa da Holanda), mas dessa vez, o jogo seria válido pelas semifinais.

Dessa vez, o AZ Alkmaar teve ainda mais autoridade sobre o time de Frank de Boer e venceu o jogo por 3×0 com dois gols do centroavante norte-americano, Jozy Altidore e um de Jóhann Berg Guðmundsson.

Naquela temporada, o AZ Alkmaar se sagraria campeão em cima do PSV Eindhoven na final.

2013/14: AFC Ajax v PEC Zwolle (Final)

Depois de duas temporadas, o AFC Ajax voltava a disputar uma final da TOTO KNVB Beker (Copa da Holanda). Agora, o favoritismo era gigantesco para os Ajacieden, afinal de contas, enfrentaria uma equipe recém-promovida para a elite do futebol nacional e que pela primeira vez chegaria a final da TOTO KNVB Beker (Copa da Holanda), o PEC Zwolle do então treinador, Ron Jans.

Mas o que aconteceu foi uma verdadeira humilhação para os homens de Frank de Boer. O treinador bateria na trave mais uma vez. O jogo terminou com vitória dos Zwollenaar por 5×1. O AFC Ajax ainda começou a partida saindo na frente com Ricardo van Rhijn aos 03 minutos. Mas não demorou muito para o PEC Zwolle empatar e virar. Aos 08 e depois aos 13, Ryan Thomas marcou duas vezes e deixou os Blauwvingers na frente. Ainda no primeiro tempo, o PEC Zwolle aumentaria a vantagem para 4×1 com Guyon Fernandez marcando duas vezes. No segundo tempo, aos 50 minutos, Bram van Polen sacramentou a vitória por 5×1.

2014/15: AFC Ajax v Vitesse (Oitavas de Final)

Uma temporada após ser humilhado pelo PEC Zwolle na final da TOTO KNVB Beker (Copa da Holanda), o AFC Ajax voltava a disputar a competição até que se encontrou com o Vitesse na Johan Cruijff ArenA nas oitavas de final.

Os homens comandados por Peter Bosz enfrentaram os jogadores de Frank de Boer e quem levou a melhor foram os Vitas que dois gols de Bertrand Traoré, um de Zakaria Labyad e outro de Valeri Kazaishvili, fez com que os Arnhemmer passassem de fase, proporcionando mais uma humilhação para os Amsterdammers, dessa vez diante da sua torcida.

2015/16: Feyenoord v AFC Ajax (Terceira Fase)

Na temporada 2015/16, o destino quis que Feyenoord e AFC Ajax se encontrassem cedo na TOTO KNVB Beker (Copa da Holanda) e isso aconteceu logo na terceira fase do torneio.

O AFC Ajax vinha de duas temporadas consecutivas de vexames na TOTO KNVB Beker (Copa da Holanda) e precisava dá uma resposta a sua torcida.

O jogo foi altamente equilibrado, e apenas aos 05 minutos de acréscimos do segundo tempo, Dirk Kuyt finalizou e para a infelicidade de Joël Veltman, o defensor acabou mandando a bola contra o próprio patrimônio.

Naquela temporada, o Feyenoord terminaria campeão ao vencer o FC Utrecht na final por 2×1.

2016/17: SC Cambuur v AFC Ajax (Oitavas de Final)

Mais uma vez o AFC Ajax cairia nas oitavas de final da TOTO KNVB Beker (Copa da Holanda). A temporada 2016/17 teve alguns marcos importantes. Essa foi a primeira temporada de Peter Bosz no comando do AFC Ajax e no jogo contra o SC Cambuur, ele resolveu colocar um time muito alternativo para disputar uma vaga nas quartas de final contra o SC Cambuur no Cambuur Stadion. Nomes como Frenkie de Jong, Donny van de Beek e Abdelhak Nouri formaram o meio de campo da equipe de Amsterdã. Essa foi a oportunidade que Peter Bosz viu para dá minutos a algumas promessas do clube.

Mas tudo deu errado, assim como o restante da temporada do clube. O AFC Ajax perdeu por 2×1 e viu a classificação ir embora.

2017/18: FC Twente v AFC Ajax (Oitavas de Final)

Mais uma vez, o AFC Ajax cairia nas oitavas de final da competição, dessa vez para o FC Twente no De Grolsch Veste. Os Amsterdammers saíram na frente com Justin Kluivert ainda no primeiro tempo, mas no final do jogo, Oussama Assaidi acertou o pé e fez o gol que levaria o jogo para a prorrogação e posteriormente, para as penalidades.

Nos pênaltis, o FC Twente levou a melhor. Adnane Tighadouini errou para os donos da casa, mas Matthijs de Ligt e Hakim Ziyech erraram para o AFC Ajax e fizeram a equipe ser eliminada da competição. O FC Twente chegaria até a semifinal daquela competição, caindo apenas para o AZ Alkmaar por 4×0 no AFAS Stadion.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: