-

-

AFC Ajax sofre para vencer FC Groningen fora de casa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Após a classificação para a semifinal da UEFA Champions League, o AFC Ajax viajou até o Noordlease Stadion em Groningen para enfrentar o FC Groningen. A equipe de Erik ten Hag sabia da responsabilidade que teria, pois apenas uma vitória iria lhe garantir na liderança da Eredivisie por pelo menos mais uma rodada. Os Godenzonen suaram demais para conseguir a vitória por 1×0 em cima do FC Groningen com gol de Klaas-Jan Huntelaar.

O FC Groningen chegava para esse jogo com apenas duas derrotas em 2019 e as duas foram longe de casa. A última vez que a equipe de Danny Buijs tinha perdido jogando no Noordlease Stadion aconteceu no dia 16 de dezembro contra o FC Emmen. De lá para cá foram seis jogos e seis vitórias. Para tentar engatar a sétima vitória consecutiva dentro de casa, Paul Gladon entrou na vaga de Mo el Hankouri.

Pelo lado do AFC Ajax, Erik ten Hag precisava conciliar os descansos dos jogadores com a necessidade de vitória dos Amsterdammers. A única mudança promovida por Erik ten Hag foi o retorno de Nicolas Tagliafico a lateral-esquerdo e na vaga de Noussair Mazraoui que saiu lesionado do jogo contra a Juventus e ficará dois jogos longe dos gramados.

A expectativa era que o AFC Ajax imprimisse um ritmo alto de intensidade para fazer o placar ainda no primeiro tempo. Com um Noordlease Stadion lotado, os torcedores tentaram empurrar o FC Groningen para cima do AFC Ajax e conseguiram até não tomar gol na primeira parte do jogo. Os homens de Erik ten Hag tentaram cadenciar mais a parte até para se resguardar mais. Logo no começo do jogo, um susto para os Ajacieden. Matthijs de Ligt tentou finalizar de cabeça e depois sentiu fortes dores na sua perna direita. Logo os médicos do AFC Ajax entraram em campo para atender o jovem defensor, mas não foi nada demais e ele continuou no jogo normalmente.

Aos poucos o FC Groningen foi gostando da partida e foi assustando André Onana. Em determinados momentos da partida, precisou até contar com a sorte para a bola não entrar no fundo das redes do goleiro camaronês.

O segundo tempo veio de uma forma diferente. Finalmente o AFC Ajax decidiu se entregar mais para achar ao menos um gol que lhe garantisse a vitória. O time de Amsterdã começou a aumentar as movimentações e teve boas chances para abrir o placar, mas quem tinha tido a melhor chance até então do segundo tempo, foram os donos da casa. Em boa tabela entre Kaj Sierhuis e Ritsu Doan, o japonês saiu na cara de André Onana. Na finalização, o meia do FC Groningen mandou para fora.

Erik ten Hag entendeu que o jogo estava em suas mãos e começou a apostar em um AFC Ajax ainda mais ofensivo. Aos 59 minutos, ele tirou Lasse Schöne e colocou o jogador que garantiria a vitória para os visitantes, Klaas-Jan Huntelaar. O gol da vitória saiu aos 78 minutos, quando Klaas-Jan Huntelaar disputou a bola com Samir Memišević. O centroavante holandês protegeu e ficou de cara com Sergio Padt. Ele finalizou sem chances de defesa para o arqueiro do Exército Verde-e-Branco.

Com essa derrota, o FC Groningen parou na nona colocação com 42 pontos, cinco a menos que o FC Utrecht que é o primeiro time na zona dos Play-Offs por uma vaga na UEFA Europa League da próxima temporada. O clube ainda está na briga por essa vaga. Na próxima rodada, o clube viajará até o MAC³PARK Stadion para enfrentar o PEC Zwolle.

Enquanto o FC Groningen terá apenas mais três jogos para finalizar a temporada, o AFC Ajax tem o dobro de jogos. Na próxima rodada, a equipe voltará para a Johan Cruijff ArenA e receberá o Vitesse pela 32ª rodada da Eredivisie. O AFC Ajax chegou aos 77 pontos e continua na liderança da competição com treze gols a mais que o PSV Eindhoven que jogará no domingo contra o ADO Den Haag no Philips Stadion.

Esse foi o 112ª jogo entre as duas equipes com 78 vitórias para o AFC Ajax contra apenas 14 do FC Groningen e vinte empates.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: