Single Blog Title

This is a single blog caption

Frenkie de Jong: “Talvez eu fique por mais uma temporada”

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

“Eu fico louco quando pessoas como você, vem da Inglaterra para me entrevistar” disse Frenkie de Jong no começo da sua entrevista para o The Guardian da Inglaterra.

O volante do AFC Ajax começou a entrevista um pouco nervoso, afinal de contas, ele se disse bastante surpreso com a situação de um jornalista sair da Inglaterra e ir até a Holanda para entrevista-lo.

Numa bela tarde em Amsterdã, o jornalista se senta com Frenkie de Jong para começar a entrevista com o novo “Franz Beckenbauer”. Atualmente, ele é uma das esperanças do futebol holandês.

O FC Barcelona e o Manchester City são os dois clubes que aparecem de forma mais intensa para tentar tirar Frenkie de Jong do AFC Ajax.

Alguns falam que Frenkie de Jong é o clássico camisa 06, outros apontam que ele é um camisa 08 e há quem diga que ele é um verdadeiro camisa 10, isso porque ele trata a bola com tanto carinho que lembra nomes como Ruud Gullit e Frank Rijkaard. Mas existem pessoas que lhe compararam a Johan Cruijff.

“Eu me sinto honrado. Mas acho que não posso ser comparado anenhum jogador desses três, principalmente a Johan Cruijff. Ele é muito melhorque eu. Ele tinha muita qualidade. Eu nunca irei alcançar o nível dele. E tambémnão quero trazer essa responsabilidade de ser comparado ao Johan Cruijff.Acredito que todas as pessoas que me comparam a Johan Cruijff, encontramsemelhanças de jogo em pequenos momentos entre nós dois. Eu assisto vídeos delee ele foi incrível. Ele tinha um jeito único de mover a bola de entender o jogo”

Frenkie de Jong

A cautela de Frenkie de Jong é bastante compreensível. Muitos jogadores que eram considerados grandes promessas, acabaram se perdendo pela boca. Ele quer fazer diferente, mas quer chegar no topo.

Ele já é totalmente adorado em Amsterdã. Mesmo pessoas sem nenhum interesse por futebol, já ouviram falar sobre Frenkie de Jong, que é reverenciado por sua qualidade de passe, habilidade e visão de jogo.

A seleção nacional da Holanda passou por momentos complicados dentro de campo. Nos últimos quatro anos, a equipe não conseguiu chegar na Eurocopa de 2016 na França e nem na Copa do Mundo de 2018 na Rússia. Com a chegada de Ronald Koeman no comando da seleção, muitas coisas começaram a mudar e ao lado do treinador, novos nomes surgem como possível salvação da Holanda. Matthijs de Ligt e principalmente, Frenkie de Jong são nomes que todos confiam que terão totais condições de reerguer a camisa Laranja.

A diferença é tão grande que no grupo da Liga das Nações com França e Alemanha, a Holanda conseguiu terminar em primeiro e se classificar para a próxima fase da Liga das Nações 2018/19. O jovem time de Ronald Koeman será o adversário da Inglaterra na semifinal da Final Four.

O AFC Ajax que chegou nas oitavas de final da UEFA Champions League 2018/19 após 13 temporadas, se abraçou com seus jovens talentos, assim como Ronald Koeman vem fazendo na seleção nacional. A equipe de Erik ten Hag está em uma fase sensacional e terá pela frente o Bayern München na última rodada da fase de grupos da UEFA Champions League e caso consiga vencer a equipe alemã dentro da Johan Cruijff ArenA, terminará a fase de grupos como primeiro colocado e Frenkie de Jong entende porque muitas pessoas encontram o espírito de Johan Cruijff nele.

“Normalmente um jogador que atua no meio de campo, faz maiso movimento de receber a bola e tocar para frente. Eu não faço apenas isso.Gosto de ter a posse de bola e ainda driblar os adversários. Muitos falam queeu corro riscos demais, mas acho que não, porque dificilmente eu perco ocontrole da bola”

Frenkie de Jong

Na Eredivisie da temporada passada, Frenkie de Jong teve o melhor percentual de passes (91.5%) e o maior número de dribles corretos (90.3%), explicando o motivo pelo qual Pep Guardiola quer contar com o meia o quanto antes.

Nas categorias de bases do Willem II, muitos treinadoresfalavam para ele soltar mais a bola e não arriscar tanto quando a bola estiverno campo defensivo da sua equipe, afinal de contas, ele perdendo a bola naquelafase do campo, poderia causar grandes problemas para o sistema defensivo daequipe. Mas diferente de muitos jogadores, Frenkie de Jong diz que confiademais na sua intuição e quando ela o manda segurar a bola e ir para cima éexatamente o que ele faz.

“Eu jogo dessa forma desde que era mais jovem. Eu não achoque tenho que mudar meu jeito de jogar agora, pelo contrário, preciso aprimorarainda mais as minhas qualidades e minimizar meus defeitos. Eu vim para o timeprincipal do AFC Ajax e me tornei titular jogando como jogava quando era criança,então porque mudar?”

Frenkie de Jong

“Quando eu estou em campo, jogo com a minha intuição, porem penso demais no jogo coletivo. Quando recebo a bola, procuro visualizar o que farei antes de estar com ela”

A paixão de Frenkie de Jong pelo futebol é nítida. Quando era mais novo, sempre jogou futebol em uma vila ao sul da Holanda. Frenkie de Jong chegou ao AFC Ajax em 2015.

“Eu gosto de assistir os grandes jogadores, aquelas que sãotecnicamente diferenciados e entendem o jogo com facilidade. Eu tento entendercomo eles se movem. Há tantos que eu olho, principalmente os meio-campistas. Vocêtem jogadores no FC Barcelona, no Manchester City e o Jorginho no Chelsea FC.Existem vários jogadores no qual eu posso aprender mais e mais”

Frenkie de Jong

Ele falou sobre as críticas que Jorginho recebeu na Inglaterra por não conseguir proteger a defesa do Chelsea FC.

“Ele precisará lhe dá com essa situação e continua confiandoem seu estilo de jogo. Eu gosto de jogadores como ele, que sabem pensar a partidae não fica limitado apenas a ajudar defensivamente”

Frenkie de Jong
Frenkie de Jong com a camisa da Holanda

Ele não esconde sua admiração pelo FC Barcelona e fala que Lionel Messi é o melhor jogador da atualidade.

“Eu amo o estilo de Lionel Messi e do FC Barcelona. Receba abola e tenha várias opções para jogar. Quando você acompanha a um jogo do FCBarcelona, dá vontade de ir jogar futebol e se divertir com seus amigos”

Frenkie de Jong

Na final do AFC Ajax contra o Manchester United, Frenkie de Jong recebeu uma oportunidade no final da partida. Naquele jogo, o AFC Ajax perdeu por 2×0 para a equipe de José Mourinho. O treinador português utilizou uma tática de contra-ataque para cortar a alta pressão que o clube de Amsterdã exercia em seus adversários.

Naquele momento, Peter Bosz não estava dando muitas oportunidades para Frenkie de Jong e as coisas mudaram quando Erik ten Hag assumiu o comando do clube.

O atual treinador do clube, passou um bom tempo ao lado de Pep Guardiola e Frenkie de Jong afirma que Erik ten Hag tem muitas coisas para ensinar.

O clima em Amsterdã é de muito otimismo, mas ao mesmo tempo depreocupação. O clube não vence a Eredivisie desde 2014. São vários jogadoresque estão brilhando com a camisa do AFC Ajax, como André Onana, Donny van deBeek, David Neres e Kasper Dolberg.

Frenkie de Jong com a camisa do AFC Ajax

Atualmente, o AFC Ajax é o segundo colocado na Eredivisie 2018/19 e está a dois pontos do PSV Eindhoven. Para as próximas janelas, existem grandes possibilidade de que Frenkie de Jong e Matthijs de Ligt deixem o clube.

“É difícil dizer o que vai acontecer. Eu quero terminar bema temporada com o AFC Ajax. Após isso, irei pensar no que vai acontecer. Talvezeu fique por mais uma temporada ou talvez eu vá embora. Ainda não tenho certezado que eu quero”

Frenkie de Jong

Um dia é FC Barcelona e outro o Manchester City, será que isso mexe com a camisa do volante holandês?

“Sinceramente? Eu não penso nisso. Minha atenção é focadatotalmente em fazer uma bela temporada aqui e com Ronald Koeman na Holanda”

Frenkie de Jong

Sobre a bela campanha do clube na UEFA Champions League 2018/19, Frenkie de Jong afirma que será complicado recriar os dias de glórias que o clube viveu na década de 70 e na temporada 1994/95.

“O nosso clube contava com Johan Cruijff. Não tenho nem maiso que falar. Esse nome fala por si só. Em relação a me preocupar com que falamde mim, também é uma coisa que não me incomoda. Quero jogar o meu futebol bem eajudar o meu time”

Frenkie de Jong
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: