UEFA Nations League

França 2 - 1 Holanda

Laranja assusta a França, mas perde por 2×1

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Em 2017, a Holanda foi até o Stade de France enfrentar os franceses pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, e naquela ocasião, a Laranja foi humilhada por 4×0. Um ano depois, era chegado a hora das duas seleções se reencontrarem e mais uma vez, o Stade de France era o palco do duelo entre as duas seleções.

Dessa vez, a Holanda seria o primeiro adversário dos Blues dentro da França, após a seleção ter conquistado sua segunda Copa do Mundo. A atmosfera era de festa total dentro e fora do estádio, os comandados de Ronald Koeman sabia do tamanho do problema que teriam pela frente, e até mesmo na Holanda, se temia por uma goleada ainda maior do que levará em 2017.

Mas, Ronald Koeman demostrou que mesmo lentamente, seu trabalho vai surtindo efeitos no desempenho da Laranja.

Ronald Koeman optou por pequenas alterações na equipe, ou seja, permaneceu com a base da equipe que venceu o Peru na última quinta dentro do Johan Cruijff ArenA. Frenkie de Jong faria sua estreia como titular na Laranja. Ele manteve a escalação com Daley Blind jogando de lateral esquerdo e Virgil van Dijk e Matthijs de Ligt atuando no miolo da zaga. Na lateral direita, permaneceu com Kenny Tete.

O comandante holandês montou uma variação de jogo que ia do 3-5-2 quando a equipe se defendia e quando atacava, iria para o 4-3-3. Essa variação era acionada por uma peça que era Daley Blind. A equipe tinha a posse de bola, então ele se deslocava para a lateral esquerda e Ryan Babel subia como ponta esquerdo, quando a Holanda perdia a posse de bola, Daley Blind fechava como zagueiro e Ryan Babel retornava para a lateral esquerda, visando fechar os espaços com a ajuda de Frenkie de Jong. No ataque, Memphis Depay jogava como o centroavante da Holanda, enquanto Quincy Promes atuava como um segundo atacante.

A França começou de forma avassaladora para cima da Holanda e com menos de um minuto de jogo, fez Jasper Cillessen praticar uma boa defesa, após chute de Kylian Mbappé.

E aos 14 minutos, a Holanda tomaria o primeiro gol na partida. A defesa tentava afastar a bola da grande área, e Quincy Promes acabou recuando a bola nos pés de Blaise Matuidi que foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro para a pequena área, pegando a defesa holandesa completamente desorganizada. Kylian Mbappé teve o trabalho de apenas empurrar sem muita força a bola para o fundo das redes de Jasper Cillessen.

A Holanda tentava levar perigo ao gol de Alphonse Aréola, mas a França estava impecável em todo o primeiro tempo e o esquema de jogo de Ronald Koeman não estava funcionando.

No segundo tempo, o treinador holandês resolveu simplificar mais o jogo. Deslocou por completo Daley Blind para a lateral esquerda e Ryan Babel para atuar como centroavante da Holanda, fazendo com que Memphis Depay jogasse de ponta esquerda. As jogadas da Holanda começaram a serem mais trabalhadas com Quincy Promes e Memphis Depay abertos nas duas pontas e Alphonse Aréola começou a ser mais exigido.

Em um erro de atenção da defesa francesa, Georginio Wijnaldum teve a maior chance da Holanda na partida aos 66 minutos. Ele dominou com o peito dentro da grande área e saiu de cara com Alphonse Aréola, mas sua finalização encontrou a linha de fundo. No minuto seguinte, a Laranja chegaria ao seu gol de empate, justamente com os dois jogadores mais criticados da partida. Quincy Promes tabelaria com Memphis Depay. O atacante receberia na linha de fundo e cruzaria para Ryan Babel que anteciparia a jogada de Raphaël Varane e estufaria as redes de Alphonse Aréola.

Após marcar o gol do empate, a Holanda teve outra chance com Memphis Depay que finalizou na rede pelo lado de fora aos 69 minutos.

E aos 75 minutos, o duro golpe para a Holanda. Benjamin Mendy recebeu na lateral esquerda e cruzou meia altura, uma bola tranquila para a defesa holandesa tirar, mas Virgil van Dijk dormiu na jogada e viu Olivier Giroud se antecipar e finalizar de perna esquerda para o gol defendido por Jasper Cillessen.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: