O ressurgimento do Fortuna Sittard

O torcedor do clube teve que esperar 16 anos para ter orgulho novamente do seu clube

Da Turquia veio a ajuda para reconstruir o Fortuna Sittard

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Quem acompanha o futebol na Holanda, pode afirmar que é praticamente um verdadeiro milagre ver o Fortuna Sittard de volta à Eredivisie após uma gigantesca crise financeira e administrativa.

Um dos grandes nomes do Fortuna Sittard é de René Maessen, ele falou sobre esse retorno a Eredivisie após 16 anos.

“Quando o juiz apitou o final do jogo e foi confirmado o nosso acesso, nunca pulei tanto de alegria quanto naquele momento. Estou vivendo uma sessão que estava presa em todos nós que torcemos para o clube à anos”

Com 56 anos, René Maessen não deixa de acompanhar o clube no qual defendeu entre 1978 a 1994. Ele foi um dos zagueiros do clube nesse período. Na década de 80, o Fortuna Sittard era um clube bastante forte, tanto que o clube chegou a disputar competições europeias e René Maessen foi um dos responsáveis por ajudar o clube a alcançar esse feito.

“Naquela década, tive a oportunidade de atuar ao lado de nomes como Wim Koevermans, Frans Thijssen, Bert van Marwijk, Ruud Hesp e Erik Meijer”

Taça da Europa contra o Everton

Um dos jogos mais marcantes da história do clube é diante do Everton da Inglaterra em 1985. René Maessen e seus companheiros jogavam as quartas de final da competição em um estádio completamente tomado por torcedores do Fortuna Sittard.

Claro que o cenário europeu não é o foco para o Fortuna Sittard nesse momento. A equipe de Sittard precisa primeiro focar em permanecer na elite do futebol holandês para a temporada 2020/19 para ir se acostumando a disputar novamente a competição. E para isso, René Maessen já deixa claro um ponto fundamental.

“Não podemos esquecer uma coisa. Quando um clube sai da segunda para a primeira divisão, uma das prioridades do clube é se reforçar com peças de qualidade para se manter na elite. Hoje, temos o Sparta com um grande treinador e com alguns nomes de peso dentro do elenco, mas o time luta dentro da zona de rebaixamento para permanecer na Eredivisie”

Década de 90 com Mark van Bommel

Quem pensa que os anos dourados do Fortuna Sittard se deu apenas na década de 80, se engana demais. O time contou com grandes nomes na década de 90 e foi uma das fortes equipes holandesas naquele período.

Vale lembrar que Mark van Bommel foi revelado pelo clube de Sittard. Ao lado de Mark van Bommel, o clube teve nomes como Fernando Ricksen, Kevin Hofland, Wilfred Bouma e Ruud Hesp. Todos esses jogadores foram convocados para atuar na seleção holandesa naquela década. Na temporada 1998/99 o Fortuna Sittard chegou a final da Copa da Holanda ao desbancar a forte equipe do PSV Eindhoven nas semifinais. O Fortuna Sittard disputou o título contra o Ajax, mas acabou caindo para o time de Edwin van der Sar, Jari Litmanen e companhia.

Segundo René Maessen, o atual elenco do Fortuna Sittard tem um potencial muito grande.

“Perr Schuurs é um dos nomes do elenco dessa temporada. Ele tem apenas 18 anos, mas ele pertence ao Ajax. Pelo que sei, a diretoria do clube quer contar com ele mais uma temporada. Acho que dificilmente ele ficará aqui, até porque é bem provável que depois de uma boa temporada conosco, o Ajax deva querer utiliza-lo”

Após a tempestade, vem a calmaria…

Isitan Gün

Isitan Gün

Em meados de 2009, o Fortuna Sittard trabalhava arduamente para pagar uma dívida de 24 milhões de euros. Em determinado momento, o clube tinha apenas 200 euros na conta. Já em 2009, a KNVB tentou retirar a licença de clube profissional do Fortuna Sittard, mas os dirigentes do clube conseguiram impedir que isso fosse efetivado.

Agora, o Fortuna Sittard é um clube muito mais organizado tanto dentro de campo quanto fora. Essa organização resulta no retorno a Eredivisie após 16 anos.

Essa organização se deu muito pelo fato da chegada de Isitan Gün. Um investidor turco que colocou um aporte financeiro gigantesco dentro do clube. Isitan Gün veio direto do Galatasaray, e não trouxe apenas dinheiro para regularizar a situação financeira do clube, como também trouxe jogadores turcos para ajudar o time dentro de campo.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: