Mais de 10 anos depois, o Fortuna Sittard volta a sonhar com a Eredivisie

A parceria entre o empresário Gün-factor e o treinador Sunday Oliseh está surtindo lindos efeitos no Fortuna Sittard

De patinho feio na Jupiler League a líder da competição

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Enquanto a seleção holandesa vive um drama dentro de campo ao não conseguir uma vaga na próxima Copa do Mundo, uns clubes vão vivendo um dos melhores momentos da sua história. Estamos falando do Fortuna Sittard. O clube que atualmente disputa a Jupiler League, lidera a competição e tem tudo para disputar na próxima temporada, a Eredivisie.

O clube treinado por Sunday Oliseh, está mostrando uma força incrível na segunda divisão holandesa e lidera com folga a competição. O que mais chama atenção é que o Fortuna Sittard estava preste a não conseguir nem montar uma equipe para disputar a Jupiler League, com o mínimo de competitividade.

Desde que o time foi rebaixado em 2002 para da Eredivisie para a Jupiler League, a cada temporada que passou, o clube ia desaparecendo ainda mais do cenário nacional.

A torcida foi abandonando o clube a cada temporada que o time não ia correspondendo dentro de campo. Foi especulado que o time poderia declarar falência a qualquer momento.

Tudo mudou no começo da temporada 2016/17, quando Gün-factor assumiu o clube. O turco foi quitando as principais dívidas do clube, e apostou que iria tirar o time da situação que se encontrava. Assim que o turco comprou parte do clube, muitos especularam que seria o fundo do poço, mas pouco a pouco, Gün-factor mostrou que queria o bem do clube.

“Tenho como ditado a seguinte frase: Vamos caminhar passo a passo, porque será cada passo dado com firmeza, que irá nos levar ainda mais longe” disse Gün-factor.

A campanha do clube está chamando a atenção de todos na Holanda, porque os dirigentes do Fortuna Sittard estão mostrando que com uma boa gestão, é possível fazer um futebol forte. Recentemente, o Fortuna Sittard foi eliminado da KNVB Beker pelo AZ Alkmaar, mas tirando essa partida, analisando apenas os jogos válidos pela segunda divisão, o Fortuna Sittard vem de seis vitórias consecutivas, o número aumenta quando analisamos os últimos 10 jogos, aonde foram sete vitórias e um empate.

O treinador do Fortuna Sittard, é um velho conhecido do futebol holandês, principalmente do Ajax, estamos falando do Sunday Oliseh. Atleta que defendeu o Ajax na década de 90 e atuou em clubes como Juventus e Borussia Dortmund, está realizando um lindo trabalho com a equipe de Sittard-Geleen.

O antigo jogador do Ajax, está tendo um belo trabalho como treinador, podemos afirmar que um dos melhores da sua carreira. Assim que Sunday Oliseh chegou ao clube, o Fortuna Sittard tinha o papel de patinho feito da história, e hoje o clube é o principal time da Jupiler League, o time que demostra o melhor desempenho dentro de campo.

“Quando cheguei aqui, um jornalista me fez a seguinte pergunta: O que diabos você está fazendo aqui?” disse Sunday Oliseh.

Sunday Oliseh apostou em uma mudança na cultura do clube. Assim que assinou com a diretoria do time, ele afirmou que iria protagonizar uma gigantesca mudança desde as categorias de base do clube, até o time profissional. Segundo ele, era fundamental fazer esse tipo de trabalho, para que houvesse melhores resultados. Atualmente, o capitão do time tem apenas 17 anos, estamos falando de Perr Schuurs. O atleta já está vendido ao Ajax, mas deixará o clube apenas ao final da atual temporada.

“Eu disse aos meus jogadores que eles podem chegar ao topo de cada competição que disputarem, basta eles quererem. Eles têm dois caminhos, ou vão ao topo com o Fortuna, ou jogam tão bem, que os clubes que estiverem no topo, vão querer eles” afirmou Sunday Oliseh.

Na temporada 2018/19, poderemos ver o Fortuna Sittard de volta a elite do futebol nacional.

“Vários torcedores faziam chacotas com o nosso clube, chegou o momento de fazer com que os nossos torcedores, tenham orgulho de torcer pelo Fortuna Sittard” exaltou Sunday Oliseh.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: