A renovação tão aguardada está acontecendo aos poucos

Nos próximos amistosos, a renovação da Holanda será ainda mais evidente

Agora é para valer, a renovação na Oranje já começou

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Quando a bola começou a rolar em Dublin, no Aviva Stadium, a seleção holandesa teve que começar a encarar duas novas realidades, a primeira é que não vai estar na Eurocopa daqui há 15 dias na França, e o segundo fato que chegou a hora da equipe passar por uma renovação profunda. Resta a Holanda, servir como adversário de luxo para equipes que estão se preparando para a Eurocopa, como foi o caso hoje da Irlanda, na próxima semana será contra a Polônia e depois contra a Áustria.

Pois bem, restou a Holanda começar seu ano sabático, e iniciar um novo caminho, percurso esse que será fundamental, para que a equipe não passar uma nova humilhação e venha a ficar de fora da Copa do Mundo de 2018 na Rússia. Esse é objetivo de Danny Blind, preparar a equipe, organizar tudo, para que consiga se classificar para o Mundial, a esperança é que com essa preparação, as coisas venham a ficar um pouco mais tranquila nas eliminatórias, e que tudo ocorra conforme o planejado.

Dick Advocaat

Dick Advocaat

Essa renovação vai passar muito por um novo nome que chega para somar ao corpo da comissão técnica, estamos falando de Dick Advocaat, membro que ficará no lugar de Ruud van Nistelrooy. Para quem conhece o grande trabalho de Advocaat, não precisaremos apresentar, mas para que ainda não tem conhecimento sobre seu enorme entendimento sobre a parte tática do futebol, teremos a obrigação de informar aqui, isso porque ele é um estrategista nato, e sabe melhor do que ninguém como montar uma defesa sólida e de muita qualidade, lógico que o problema da Oranje não passa apenas pela defesa, mas o primeiro setor a se organizar em uma equipe bastante bagunçada é a famosa é a defesa, ou mais conhecida como a “cozinha” da casa.

Ele não é unanimidade na Holanda, isso porque quem conhece o seu trabalho, se lembra da sua passagem como treinador da Holanda em 2004, quando na Eurocopa a equipe vencia a República Tcheca por 2×0, Advocaat tirou Robben e colocou um meia, para segurar o jogo e consequentemente preservar Robben, porém essa mudança na equipe foi bastante criticada, e quando a República Tcheca que perdia por 2×0 conseguiu entrar no jogo e virar o placar, Advocaat foi ainda mais criticado.

Ruud Van Nistelrooy e Gary Neville encontraram-se no amistoso entre Inglaterra e Holanda

Ruud Van Nistelrooy e Gary Neville encontraram-se no amistoso entre Inglaterra e Holanda

Mas se sua chegada representar uma Holanda mais forte na defesa e apresentando um futebol uma equipe mais compacta, já será um grande avanço. Vale lembrar que ele chega com 68 anos, e com uma motivação fora do normal, para ajudar Danny Blind nessa difícil e longa missão.

“Eu não esperava o convite, fui surpreendido. Mas significa fechar minha carreira com chave de ouro. Comecei na KNVB como auxiliar [Advocaat era o braço-direito de Rinus Michels na Euro 1992], e terminarei como auxiliar. Tenho plena certeza de que chegaremos à Copa de 2018, e uma Copa na Rússia [cuja seleção ele treinou na Euro 2012] completaria o círculo”.

Danny Blind pensativo em como renovar essa seleção

Danny Blind pensativo em como renovar essa seleção

A permanência de Danny Blind no comando da Oranje é bastante contestada, principalmente nesse momento turbulento que a seleção vive, se pede um nome que tenha mais experiência e que consiga lhe dá com essa situação, mas Blind se mostra confiante que conseguirá realizar um bom trabalho, mas tudo isso vai depender de como o time vai responder dentro de campo. Danny Blind vem realizando novas mudanças na equipe, e isso é um fato comprovado, porque basta olharmos a última convocação da Holanda e analisarmos os nomes que estavam presentes na Copa do Mundo de 2014, encontraremos apenas seis jogadores que estão no atual elenco que vieram para o Brasil.

É importante lembrarmos que desde 2013, quando a Holanda enfrentou a Colômbia, nenhum dos quatro veteranos estiveram em campo. Estamos falando de Robben e Sneijder, ambos lesionados e Van Persie e Huntelaar, ambos ficaram de fora por opção.

Os seis jogadores remanecentes da Copa do Mundo no Brasil

Os seis jogadores remanecentes da Copa do Mundo no Brasil

Um nome que retornou a Holanda depois passar por uma série de lesões gravíssimas, é o de Kevin Strootman, meia que defende a Roma e voltou esse mês aos gramados. E ele não estava 100% quando foi chamado por Blind para defender a Holanda, isso porque ele voltou em uma partida da Roma, e foi em apenas um jogo que Blind viu e já pediu sua convocação.

E tudo encaminha para que ele, nesse primeiro momento, seja apenas um nome de um jogador experiente para passar tranquilidade para toda a garotada que desde cedo terá que defender as cores laranjas da Holanda, mas engana-se quem pensa assim, ele estará dentro de campo, liderando toda esses jovens em busca de dias melhores para a nossa seleção.

Kevin Strootman comandando o meio de campo da Roma

Kevin Strootman comandando o meio de campo da Roma

“Foi para isso que trabalhei duro nesses dois anos. Para mim, estar aqui é um bônus. Não estou 100 por cento, mas justamente por isso é que preciso continuar treinando e também preciso atuar nas partidas. Jogar os 90 minutos em todas elas talvez seja demais, mas estou à disposição”.

Uma prova ainda maior que a renovação da Holanda está em curso, é que desse elenco, o jogador que mais vestiu a camisa da Oranje é o de Daley Blind. O filho do treinador ficou de fora da partida contra a Irlanda devido a uma lesão. Os outros jogadores que sucedem a Daley Blind são: Ron Vlaar (32), Jasper Cillessen (27), Wijnaldum (27), o próprio Strootman (25), Memphis Depay (23) e Jetro Willems (18). São esses jovens jogadores, tanto na idade quanto na experiência de vestir a camisa da Holanda, que vão ter a missão de guiar nomes ainda mais jovens, em todos os sentidos, nessa renovação.

Jogadores com mais partidas pela Holanda, ao lado os números de jogos que cada um jogou pela Holanda

Jogadores com mais partidas pela Holanda, ao lado os números de jogos que cada um jogou pela Holanda

Todos eles vão ter que se unir, até porque a desconfiança tanto no trabalho de Danny Blind quanto nos jogadores convocados é muito grande, e se eles querem mostrar ao mundo que tem capacidade para fazer com que uma das maiores seleções da história do futebol mundial volte aos seus dias de glórias, vão ter que começar a mostrar isso nos amistosos que vão realizar agora em diante.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: